bolo invertido de maçã

9 Comments

upside down apple cake-52Fiz este bolo tantas vezes que sempre fico achando que já publiquei a receita. Confesso que fico esperando avidamente a época das maças só para voltar a fazê-lo. Já usei este bolo para dar aulas de culinária para uma amiga, já o fiz para testar pois achei a receita interessante.. E hoje em dia só o faço por puro prazer, sem desculpas esfarrapadas. Desde outubro tenho recebido um absurdo de maçãs, e dá para criar várias coisas com elas.

A receita é de um livro que adoro,  o Big Sur Bakery Cookbook. Provavelmente já falei dele outras vezes pois já fiz outras receitas dele. Não sou muito de fazer uma mesma receita muitas vezes a menos que me peçam. Mas esta receita é uma das minhas exceções. Apesar da receita recomendar maças granny smith ou golden delicious , muitas vezes usei o que tinha em casa. Na última vez que fiz só tinha maças de uma variedade pequetita. E tive que ajustar as quantias. Para saber quantas tinha que usar para caramelizar por exemplo, primeiro fui cortando as maças e medindo no fundo da frigideira. E apesar de recomendar descascar as maçãs, muitas vezes não descasco as minhas. Estas fotos são do meu último bolo. Ele não cresceu muito – não sei se foi por causa do meu fermento que estava um pouco passado. Nas outras vezes em que o fiz ele ficou gorduchinho.

upside down apple cake-50

Näo tenho assado bolos no meu forno há umas duas semanas pois estou trabalhando em um projeto que tem me mantido muito ocupada,e entre chegar em casa por volta das 10 da noite e o fato de termos mudado o blog para um novo servidor, tive difuculdades em manter o blog atualizado. Desculpem todos que são amigos do trembom. Agora as coisas se acalmaram um pouco e primeiro vou atualizar o blog pois estou com umas receitas atrasadas para dividir. E estão me cobrando uns bolos no trabalho, o que significa que o forno vai voltar a funcionar ativamente.  Estou também organizando uns projetos novos então vou ter mais o que contar.

upside down apple cake-51

Este bolo tem três estágios de preparação, mas não deixe que isto lhe desanime, pois você com certeza não tem mais preguiça do que eu,  e eu faço este bolo com um sorriso no rosto.

A frigideira que uso tem 28 cm de diâmetro ( na receita recomendavam 25 cm),  e o fundo é pesado.

Ingredients:

1a parte: para o purê de maçã

2a parte: para caramelizar as maçãs

  • manteiga sem sal – 1/4 xïcara medidora , temperatura ambiente, fica macia ao se apertar
  • açúcar – 1 1/4 xícara medidora
  • maçãs – 5, sem casca, sem sementes e cortada em fatias como gomos (aquele formato)*

3a parte: para o bolo

Instructions:

Notas para o purê de  maçã

  • Li que a Golden delicious já é encontrada em algumas partes do Brasil. A granny smith também é bem popular no Brasil pelo que li – será que era a tal maça verde que cresci vendo?
  • **você pode fazer o suco em casa mesmo
  • *** já usei canela muitas vezes também

Notas para a parte das  maçãs caramelizadas

  • deixe as maças cortadas em uma tigela com água e suco de limão até a hora de usar para que não escureçam. Seque as fatias antes de jogá-las no caramelo

Preparo: 

1o.Purê de  maçã 

Corte a vagem de baunilha ao meio e retire as sementes. Jogue as maças picadas em uma panela, seguida das sementes e vagem partida ao meio, suco de maça, noz moscada, açúcar e suco  de limão.  Cubra e cozinhe em fogo médio/baixo até que as maçãs comecem a ficar macias – uns 7. Dê uma olhada de vez em quando para que as maçãs não grudem no fundo – você talvez tenha que dar uma mexidinha. Quando as maçãs estiverem macias retire a panela do fogo para amassar as maçãs. Devolva a panela ao fogo, desta vez deixe o fogo baixo e mexa de vez em quando até que todo o líquido tenha evaporado e você fique só com o purê. Retire do fogo, transfira para uma outra vasilha para que esfrie, e remova a vagem da baunilha.

2o. para caramelizar as maçãs

Pre-aqueça  o forno – 180oC. Bata a manteiga e açúcar em uma batedeira por uns 2 minutos. Transfira a mistura para uma frigideira de fundo pesado e leve ao fogo médio até que comece a caramelizar – a cor vai ficar um marrom dourado. Pode demorar uns 7 minutos até atingir o ponto. Quando atingir retire a frigideira do fogo e disponha as fatias de maçã sobre o caramelo. ponha a parte inteira para baixo e a parte do corte deve ficar ‘olhando’ pra você. Leve ao forno por uns 15 minutos, atê que as maçãs fiquem macias, mas ainda mantendo a forma. Retire do forno e reserve para que esfriem completamente.

Só então comece a preparar a massa. Costumo esperar uns 5 minutos após a retirada das maças do forno antes de comecar a fazer a massa pois as maçãs têm que estar realmente frias antes de você colocar a massa por cima. Nem pense em colocar a massa com as maçãs ainda mornas.

3o. Para o bolo

Coloque a manteiga, açúcar, sal, noz moscada e fermento para bolo em uma tigela da batedeira, e bata até ficar com uma mistura cremosa. Acrescente o ovo e 1 xícara do purê de maçã, e misture para que se incorporem à mistura. Por fim acrescente a farinha de trigo e misture para incorporá-la ao resto dos ingredientes. Seja delicada(o) para não trabalhar a massa demais. Ponha a massa por cima das maçãs que agoram devem estar completamente frias. Gosto de colocar bolotas de maçã em várias partes e depois uso uma colher para espalhar tudo igualmente. Leve ao forno por uns 35 minutos. Faça o teste do palito e deixe por mais tempo se achar necessário.

Retire to forno com cuidado. Já inverti o bolo em um prato ao retirar do forno e outras vezes servi na própria frigideira. Depende da ocasião. Só lembre-se de que deve esperar uns 20 minutos antes de servir o bolo.

 

9 Comments
  • Cristal

    Responder

    Olá!!

    Adorei seu site, suas receitas são maravilhosas e bem apetitosas…qro ver se nesse final de semana eu consigo fazer….
    Se puder passa no meu blog de receita para fazer uma visitinha

    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br

    abraços e mto sucesso.

  • Tânia

    Responder

    Se é para comer até acabar (sim, porque é isso que vai acontecer quando eu preparar esta delícia) que seja com mais maça que massa. O peso na consciência é menor. rs.
    Estou anotando esta receita, Valentina! Salivei de verdade em ver a foto!
    Beijinhos querida.

    • valentinajacome

      Tania querida, espero que vc goste.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, a Granny Smith é a maçã verde, sim – fácil de encontrar, pelo menos aqui em SP. Que bolo lindo, querida. Também adoro bolos com maçã.

    • valentinajacome

      Pois agora sei. Lembro que achava a verde tão azedinha. O mundo dá voltas.;o)

  • marcia

    Responder

    Valentina, agradeço por nos mandar sempre receitas deliciosas, sei que assim como eu seu tempo é exiguo, mas mesmo assim voce dá um jeito de enviar receitas deliciosas e fotos incriveis.
    Muito obrigado e um abraço !!!

    • valentinajacome

      Marcia, obrigada! Queria tanto ter sempre tempo para postar aqui. Infelizmente isto não é sempre possível. Obrigada por visitar o trembom. É bom saber que tem gente ‘ouvindo’. Uma boa semana para ti.

  • Diogo Marques

    Responder

    Ficou quase como um brownie, rico, delicioso …uma perdição 🙂

    Percebo o porque de o fazeres varias vezes 🙂

    • valentinajacome

      Diogo, está receita é perigosa pois quando faço acho difícil parar de comer.Amo maçãs em bolo.

Leave a Comment