Bolo Invertido de Cranberry

12 Comments

Amo suco de cranberry. Você põe no copo e a cor é linda! Além do que é rico em vitamina C, muito bom para infecções urinárias.. E é uma fruta bonita de ver. Quer mais?? Sei que não é fácil de se achar no Brasil e que também não é barato, mas recomendo esta receita sem medo para uma ocasião especial, pois ela é facial e linda. Por aqui é muito consumida na festa de natal. Costuma-se servir o peru de natal com um molho de cranberries. Ótima combinação.Este ano vou servir este bolo.

A receita é do livro da Joanne Weir, uma chefe americana. O livro no qual se encontra esta receita é Weir Cooking in the City.. Acho que muitos de vocês conhecem a receita que coloquei aqui da torta de ameixas – pois é do livro dela também. Na verdade a receita da massa é bem parecida, uma das diferenças sendo que este leva claras batidas em neve.

168g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

¾ xícara de açúcar mascavo passado numa peneira para que fique mais soltinho, sem blocos

375g de cranberries

1 ½ xícara de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

¼ colher de chá de sal

1 xícara de açúcar cristal

2 ovos – gemas e claras separadas

1 colher de chá mais algumas gotas de extrato de baunilha

½ xícara de leite em temperatura ambiente

¼ colher de chá de creme tártaro

Para acompanhar

Creme de leite

1 colher de sopa de açúcar de confeitar

Coloque 4 colheres de manteiga e o açúcar mascavo numa forma redonda de 23 centímetros – não utilize forma de furo. Leve a forma ao fogo médio – mexa até que a manteiga derreta. Dê uma mexidinha na forma para que esta mistura também se espalhe pelas laterais. Jogue as cranberries na forma e mexa para que elas fiquem revestidas. Reserve.

Pre-aqueça o forno – 180C. Coloque numa vasilha a farinha de trigo, o fermento e o sal. Bata a manteiga restante (aproximadamente 8 colheres de sopa) e o açúcar até que tudo fique bem cremoso. Acrescente as gemas, uma por uma, batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e misture bem. Alterne a adição do leite com os ingredientes secos (a mistura da farinha de trigo). Mas utilize uma colher de metal e não mais a batedeira. Bata as claras em neve e quando elas estiverem quase no ponto acrescente o creme tártaro para dar firmeza. Ponha as claras em neve junto com a mistura e ainda utilizando uma colher de metal misture tudo para que as claras fiquem incorporadas. Derrame a mistura por cima das cranberries e leve ao forno por aproximadamente 55 minutos. Faça o teste do palito.

Retire do forno e deixe esfriar na forma por 15 minutos. Só então ponha um prato na parte de cima da forma e vire para desinformar o bolo. Deixe no prato com a forma por cima por mais 5 min antes de retirar a forma.

Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até que fique bem grosso e sirva com fatias do bolo.

12 Comments
  • Valentina

    Responder

    Edu,não moro no Brasil então nao posso ajudar muito.

  • edu

    Responder

    Adoro cranberry mais tenho uma certa dificuldade de encontrar no brasil.Queria uma dica de onde posso encontrar essa maravilha aqui no brasil.

  • Varum1

    Responder

    Creme tártaro se acha no supermercado? Se não onde você compra?

  • graziella

    Responder

    vc arrasou: parabéns!!!

  • Anonymous

    Responder

    Esse bolo de arandos deve ser uma delíciaaaaaaa!!!

  • Cris

    Responder

    Ah fiquei com água na boca, faz tanto tempo que não como cranberries, esta fatiazinha saindo do prato, ah Valentina…

  • Camila L

    Responder

    Morangos estão abundantes agora por aqui… será q dá certo?

  • Dani Toré

    Responder

    Esse bolo deve estar uma del�cia…Lindo!!!Bjs

  • Dinha

    Responder

    Valentina, lindo demais este bolo!Como é muito difícil mesmo estas frutinhas por aquí, imagino que fazendo este bolo com morangos deve ficar maravilhoso.Abraços.

  • Sheila

    Responder

    Lindo, como sempre!To com água na boca!!!!

  • Elvira

    Responder

    Fazendo as palavras da Laila minhas, julgo que também fica a matar com outros frutos vermelhos.O bolo ficou maravilhoso! 🙂

  • laila

    Responder

    que lindo Valentino! e a idéia é potima para outras frutinhas! beijos

Leave a Comment