Bolo Integral de Canela com Amoras

3 Comments

Este bolo ficou fazendo cócegas desde a primeira vez que o vi na revista que vem com o meu jornal do sábado. Uma porque a foto estava tentadora. Outra porque o autor da receita é famoso por seus pães, Dan Lepard. Uma semana se passou e todo santo dia pensava no bolo – sem exagerar. A canela me atrai. Acho uma especiaria tão perfumada e atraente.E amoras são lindas. E…. também queria tanto voltar a sentir ânimo de fazer algo. Já há semanas não quero fazer nada, sempre muito cansada, com muito calor, com muito isso, muito aquilo. Bom, e ontem finalmente resolvi que ia fazer o bolo. Liguei pro meu amigo Louie que mora em Londres, pertinho de onde eu morava, e avisei que apareceria lá hoje de manhã bem cedo. Na primeira vez em que fiz o bolo ‘sem querer derramei o dobro (sim, duas vezes) da quantidade de mel. Mas fui até o fim. Assei e tudo. Só que não preciso dizer que não deu certo. Como graças a Deus o animo estava de volta, fiz outro. E desta vez fui super cuidadosa principalmente na hora de colocar o mel. Ufa!! Esta receita tem muitas razoes para ser favorita: a farinha integral é a primeira na minha opinião, depois tem a canela, o mel, a canela, o mel.. e por fim as amoras. Ele fica super leve embora com farinha integral, e o segredo é que se deve bater os ovos, mel e açúcar até que a mistura fique espumante e bem grossa. E o fermento de bolo. A mistura fica líquida quando pronta, não se assuste pois no final tudo sairá bem. Levei pro meu amigo de manhã cedo, o forcei a comer no café para experimentarmos. Todos que o provaram se apaixonaram. Até eu. Farei muita outras vezes sem dúvidas. Talvez caia bem com jabuticabas. O único problema são as sementinhas da jabuticaba.

Clique na foto para ver os detalhes melhor

Você pode fazer o bolo adiantado e congelar.

Forma redonda de 20 cm, untada, polvilhada e forrada no fundo com papel manteiga

Ingredientes:

  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 200g de açúcar
  • 50g de glucose de milho (sim, coloque a tigela numa balança e vá derramando até que dê 50g).
  • 150g de farinha integral
  • ½ colher de chá de fermento para bolo
  • 2 colheres de chá de canela em pó (se você puder moer pau de canela para ter uma canela bem fresca, bem melhor).
  • 100ml de leite gelado
  • 285ml de creme de leite fresco
  • 100g de amoras partidas ao meio
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Ingredientes

Pre-aqueça o forno em temperatura de 180oC/350oF.

Coloque o batedor para claras na batedeira, ponha os ovos, açúcar e a glucose de milho e bata em temperatura média-alta até que a mistura fique espumante e bem grossa. Para testar, na hora em que você levantar o batedor a mistura vai cair como que uma fita. Enquanto a mistura esta batendo peneire a farinha de trigo (jogando todos os resíduos que ficarem na peneira junto com a farinha no final), a canela e o fermento. Dê uma leve misturada. Quando a mistura dos ovos estiver no ponto, baixe a velocidade pra media e coloque o leite gelado, e deixe bater um pouco. Baixe a velocidade para baixa e vá jogando a mistura da farinha e deixe bater até que tudo fique misturado.

Ponha a mistura na forma e leve ao forno por 35 minutos. Caso você ache que a parte de cima esta ficando muito queimadinha, cubra com papel alumínio nos últimos 10 minutos. Quando estiver pronto retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 10 minutos. Remova, retire o papel manteiga do fundo e deixe esfriar numa grelha. Enquanto isso bata o creme de leite até começar a engrossar. Corte o bolo ao meio, espalhe o creme de leite batido e espalhes as amoras por cima até cobrir toda a superfície. Ponha a outra metade do bolo por cima e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Decore com algumas amoras se quiser.

3 Comments

Leave a Comment