Bolo de tangerina e amêndoas

7 Comments

clementine and almond-9

Feliz Ano Novo! Na véspera do ano novo senti vontade de incluir algo que simbolizasse boa sorte na minha ceia. E acabei preparando estes bolinhos de tangerina com amêndoas. E a escolha foi relativamente fácil pois amo tangerinas, pocãs, mandarinas, bergamotas, assim como todas as suas parentes. Elas são as minhas frutas favoritas.

As tangerinas são cozidas inteiras antes de serem colocadas no processador para ficarem prontas para a massa. O mais trabalhoso talvez vá ser ter que retirar algumas sementes das tangerinas processadas. Mas isso não é realmente nada de mais. O resto do processo será bem rápido e o bolo estará no forno com bem rapidez.  O resultado final é um bolo bem húmido, com um sabor cītrico. Você pode decorar como preferir. Além das casquinhas de tangerina preparadas em uma calda de açúcar, também já usei cranberries açúcaradas.

clementine and almond-3Esta receita foi a que me deu melhor resultado, e só o consegui quando fui precisa quanto à quantidade em peso das tangerinas que usei. Na primeira vez que a fiz a textura não ficou certa apesar do sabor. Então persisti, testando várias vezes. Espero que você goste destes bolinhos. Eles são muito saborosos, e tem cara e gosto de festa.

Tenha um 2016 memorável. E não desista de ir atrás dos seus sonhos. A cada dia tome um passo na direção deles.

Bolo de tangerina e amêndoas
 
Ingredientes
  • tangerinas – 4, peso total por volta de 560
  • ovos médios – 3
  • açúcar refinado – 100g
  • farinha de amêndoas – 125g
  • mistura de especiarias – 1 colher de chá
Instruções
  1. Coloque as tangerinas com casca e tudo em uma panela com água e leve ao fogo. Deixe ferver e cozinhe por 25 minutos, após os quais retire as tangerinas da panela e transfira para um escorredor para que esfriem. Uma vez frias, coloque no processador para transformar em polpa. Retire as sementes se tiver alguma(s). Reserve até a hora de usar.
  2. Enquanto as tangerinas esfriam, faça o mis en place. E pre-aqueça o forno - 180oC. Unte 9 forminhas individuais tipo de muffin. Reserve.
  3. Bata as gemas com a metade do açúcar em velocidade média até ficar com uma mistura clara e cremosa. Depois bata as claras em neve em velocidade alta. Quando começarem a ficar com picos firmes derrame o restante do açúcar e bata por mais um pouco. Acrescente os ingredientes secos, e as tangerinas trituradas à mistura com as gemas e misture tudo delicadamente. Depois acrescente as claras batidas, começando com ⅓ da mixtura, e sendo bem delicada para encorporar as claras à mistura. Acrescente o restante, e mexa com o mesmo cuidado.
  4. Divida a mistura igualmente entre as forminhas se assegurando de que somente ¾ da forma sejam preenchidas. Dê uma leve batida com as forminhas na superfície de trabalho para que a mistura assente. Leve ao forno por 20 minutos, e faça o testo do palito antes de retirar do forno. Caso o palito saia com mistura molhada, deixe no forno por mais uns 5 minutos, antes de testar de novo.
  5. Retire as forminhas do forno e deixe que esfriem por pelo menos 5 minutos antes de desenformar. Não tente desenformar ainda quente, senão o bolo vai se partir. Transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente antes de decorar ou servir.
  6. Notas:
  7. Costumo untar as formas antes de mais nada (de preferência com manteiga derretida), e coloco-as na geladeira até a hora de usá-las. Noto que os bolos sempre desenformam mais facilmente, principalmente se as formas tem detalhes nelas.
  8. É importante que as claras sejam encorporadas à mistura delicadamente, para evitar que se estourem as bolhas de ar criadas, e que vão ser responsáveis por fazer o bolo crescer.
7 Comments
  • Élida

    Responder

    Oi Valentina, chegou a época das mexericas aqui no Brasil. Vou aproveitar e fazer o bolinho!!
    🙂 mas… tenho uma dúvida:o que é o mis en place? .

    • valentinajacome

      Oi Élida, fico feliz por vc querer fazer o bolo. Mis en place é colocar todos os ingredientes separados antes da receita. Assim vc começa e está tudo a mão. Com exceção de alguns ingredientes que talvez devam ser colocados na bancada só na hora de serem acrescentados à receitas.

  • Rosa

    Responder

    Heavenly little cakes! So tempting…

    Cheers,

    Rosa

  • Letícia

    Responder

    Parece delicioso (estou escrevendo com água na boca, hahahaha). Já tinha visto uma receita de bolo cítrico da Martha Stewart em que as frutas eram cozidas mas não tinha dado a menor bola. Mas a forma como você descreve os bolinhos é tão rica que eu já estou em brotoejas para comprar mexericas e provar essas belezinhas! Beijos!

    • valentinajacome

      Le, se vc fizer me fala o que achou. Achei esta expressao que vc usou tao lindinha. nao conhecia.

Leave a Comment

Rate this recipe: