Bolo de Tâmaras e Avelãs

15 Comments

Este bolo foi uma ótima surpresa. Quando vi a receita pela primeira vez fiquei curiosa pois era em formato cilíndrico. E pensei: Um dia faço pra ver qualé. Nunca tinha feito bolo com tâmaras secas. Sempre comprava tâmaras secas pra comer. Mas em bolo, primeirinha, primeirinha. A receita original que é de um caderno de receitas da Women’s Weekly Australiana, pedia nozes. Só que estou numa fase em que só em pensar em nozes me entedio. E acho avelãs muito mais interessantes. Também resolvi dividar a quantidade de farinha e fiz metade farinha normal e a outra metade integral.Acho que combinou melhor com as tâmaras, o açúcar mascavo..e coisa e tal.
O outro desafio foi a forma pois não me lembrava de tê-la visto em nenhuma das lojas por onde havia andado. Só que tinha duas latas de óleo, das que se vendia no Brasil há 15 anos atrás, no armário.Vazias e prontas para serem usadas. Por que as tinha? No natal do ano passado recebi uma receita de um colega de Cybercook, aquela comunidade culinária da UOL, que se intitula Bolo de Vela. A idéia das latinhas me foi dada pelo autor da receita, o Clemente Aragon Garcia, que é um boleiro, cozinheiro de mão cheia. Deixei minha mãe louca procurando as ditas cujas das latas, e aparentemente no Plano Piloto não se encontra mais. Uma conhecida dela as comprou em uma das cidades satélites. Esvaziaram as danadas, limparam e as mandaram para o Reino Unido. Nossa, mas que história comprida.

Ingredientes:

  • 60g de manteiga
  • 1 xícara (250ml) de água fervente
  • 1 xícara (180g) de tâmaras desidratadas picadas
  • ½ colher de chá de bicarbonato de soda
  • 1 xícara (200g) de açúcar mascavo peneirado (bem apertadinho na xícara)
  • 2 xícaras (300g) de farinha de trigo com fermento
  • ½ xicara de amêndoas picadas
  • 1 ovo levemente batido

Coloque a prateleira do meio do forno bem baixa pois a lata/forma cilindrica vai ao forno de pé. Unte bem a sua forma, e forre o fundo com papel manteiga.

Coloque a manteiga e água numa panela pequena tipo leiteira e leve ao fogo baixo, mexendo com uma colher de pau até que a manteiga se derreta. Transfira então a mistura para uma vasilha. Acrescente as tâmaras e bicarbonato de soda, depois o açúcar, farinha, amêndoas e ovo.Mexa para misturar bem, mas não bata.

Coloque a mistura nas latas. Depois coloque as tampas nas latas. Caso a sua lata não tenha tampa coloque papel alumínio extra grosso (ou duas camadas) para imitar tampa . Leve ao forno médio (180◦C ) por aproximadamente 50 minutos.

Retire do forno e deixe descansar na forma por uns 5minutos ou mais. – sem a ‘tampa’. Dê uma sacudida nas formas para que soltem o bolo um pouco. Desenforme quando frios.

Dicas: as formas compridas só devem ser preenchidas até o equivalente a 2/3 da medida. Latinhas de tomates podem ser usadas ao inves da lata grande caso você queira fazer o bolo em forminhas individuais.

15 Comments
  • dri haddad

    Responder

    olá querida!posso fazer em uma forma normal com um buraco no meio?o que vc me diz???bjs

  • Cris

    Responder

    Valentina, você criou um outro bolo muito lindo, gostei da sua improvisação com as formas. Nos Estados Unidos você compra pelo catálogo da Pampered Chef umas formas cilíndricas, em forma de flor, coração etc. Chamam-se Valtrompia Bread Tube pans. Estou com uma na mão agora que estava esquecida no armário, vou fazer alguma receita com ela! Bjs!

  • graziella

    Responder

    oi valentina, é sempre com muito prazer e expectativa que abro o seu maravilhoso blog!!!infelizmente, cada vez que tento enviar 1 comentário ou entrar em contato com vc … nao consigo.vamos ver se desta vez terei mais sorte.caso , vc chegar a ler este comentário, poderia me incluir noas suas atualizaçoes, pois nao estou recebendo…yani_grazi@hotmail.comum abraço,graziella

  • Célia

    Responder

    Valentina o bolo ficou c/ um aspecto convidativo, d´a para mandar uma fatia?? Jinhos

  • Ana

    Responder

    Valentina, esta bonita a cor do bolo, gostei!! Nao gosto de tamaras, se eu fizesse usaria prunes!Acho q pecans tbem ficaria bom nesse bolo, nao?!!Beijos!Ana

  • Cinara

    Responder

    Que interessante essa história das latas, Val! Nos EUA eles fazem bolos em potes de vidro, como já mostrei no meu blog, mas nunca pensei em fazer em latinhas. Ótima dica! Bjs

  • Dinha

    Responder

    Nossa que delícia! Muito diferente esta receita com tâmaras, quase não vejo receitinhas com elas.Abraços.

  • Geórgia

    Responder

    Adorei a receita, só falta encontrar as tais formas, que não me parece impossível. Já sei onde procurar. Bjs. ;o)

  • Elvira

    Responder

    Muito interessante, a mistura de amêndoa com tâmara… 🙂

  • Carla Ventura

    Responder

    Só bolos lindos! E interessantíssimos.

  • Joaninha

    Responder

    O bolo ficou lindo e a idéia das latinhas é genial!

  • brisak

    Responder

    VAl, estou com tanta, mas tanta receita dakih impressa e me aguardando..{suspiro}Toda vez que penso em biscoitinhos, penso em voce – e minha filha adora!! o favorito dela ainda eh o de mel:))Enfim..esse bolo eh mais um que vai pra colecao, mas vou tentar num mason jar..BeijosBri

  • Duly

    Responder

    Hum…que delícia este bolo!Vou fazer esta receita,tenho que procurar as tamaras Adorei a dica das latinhas de tomate!Parabéns,adorei seu blg!

  • Marcia H

    Responder

    uhmmmmmmmmm dá pra sentir o cheiroeu preciso guardar todas estas receitas e fazê-las qd estiver amamentando (a gente gasta calorias).esqueci de comentar no outro bolo, violetas cristalizadas sao deliciosas, pena q eu more numa província (em materia de gastronomia isso aqui é o fim do mundo!) e nao ache essas coisas – só na ent.Bjs

  • laila

    Responder

    que bolo interessante, e a historia ds latas é melhor ainda…adorei as dicas de usa-las como forma, minha avo me disse que usava aquelas latas de goiabada, sabe? vou tentar achar essas latas de oleo, quero um bolo redondinho tbm! bjos

Leave a Comment