Bolo de Romã e Limão

1 Comment

Amo o bolo simples, basicão do dia-a-dia. O comforto que se tem ao preparar o familiar, o que conhecemos de trás pra frente, de olhos fechados. Estas receitas nos tiram de apuro, nos salvam em ocasiões inesperadas, e sempre fazem bonito.

Por outro lado amo aquele alargamento de fronteiras, o uso de ingredientes pouco utilizados em certas combinaçōes, ou mesmo que nunca fizeram parte do nosso repertoire.  A roupagem de festa, o novo brilho. E foi bem isto que me fez escolher esta receita. Foi o limão e a romã no mesmo bolo. Foi o azeite de oliva ao invés da mannteiga. E taquei fubá aonde tinha semolina.  Ao morder me senti em casa, mas com brilho. Espero que você também goste. O que te faz escolher o que fazer?

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave

SaveSave

SaveSave

Bolo de Romã e Limão
 
Ingredientes
Para bolo
  • 250g de açúcar refinado
  • 250ml de azeite de oliva
  • 125g de farinha de trigo com fermento*
  • 100g de fubá mimoso
  • 75g de iogurte natural sem açúcar e em temperature ambiente
  • 2 limões sicilianos - raspa e 50ml de suco
  • 50g de amêndoas moídas
  • 4 ovos grandes
  • ½ colher de chá de fermento
  • * caso não ache farinha de trigo com fermento, use a mesma quantia de farinha e acrescente 1 colher de chá de fermento
  • Unte e forre uma forma de bolo inglês de 900g. Caso não saiba se a sua forma é de 900g, encha a forma com 900ml de água, e derrame na forma. Você deve ficar ainda com aproximadamente ⅓ da forma livre. Agora, tenho forma de 900g que é funda, e outra que é rasa mas comprida. Prefiro usar a rasa e comprida pois o bolo assa mais igualmente. Caso só tenha da funda, quando chegar aos 50 min, caso o bolo ainda não esteja todo assado e o topo já esteja bem tostado, cubra com papel alumínio. Assim o bolo acaba de assar e não queima o topo.
Para a calda
  • Suco de 1 romã maduro
  • 100g de açúcar de confeiteiro
Instruções
Preparo do Bolo
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC.
  2. Coloque o suco de limão em uma tigela, seguido de todos outros ingredients. Bata bem para que os ingredients se encorporem. Quando a consistência ficar uniforme (sem bater excessivamente), transfira a mistura para a forma e leve ao forno por algo entre 55-60 minutos. Dependendo do seu forno faça o teste do palito já aos 50 minutos. Quando o palito sair limpo está na hora de tirar do forno. Deixe esfriar na forna por uns 10 minutos antes de transferir para a grelha e deixar esfriar completamente.
  3. Para preparer a cobertura. coloque 20 ml do suco de romã e açúcar de confeiteiro em uma tigela e misture bem para ficar com uma mistura cremosa, mas que escorra. Se precisar use um pouco mais de suco.
  4. Quando o bolo estiver completamente frio derrame a cobertura por cima. Deixe escorrer um pouco nas laterais. Decore com sementes de romãs.

1 Comments
  • Renata

    Responder

    Tina, amo bolos com iogurte na massa e se, de quebra, ainda vai amêndoa então é uma receita para chamar de minha rs. E a cobertura ficou radiante! Bem, gosto do ‘impacto’ que certas receitas me trazem. Quando isso acontece, ir atrás dos ingredientes ou de utensílios adequados se torna a diversão da semana ou quiçá do dia. Beijo

Leave a Comment

Rate this recipe: