bolo de pistachio e amêndoas

5 Comments

evening light 2013Nesta época do ano se fala muito de comida em geral, e se come muito também. Não estou falando de coisas caras não. É um pouco de tudo. No trabalho muita gente traz chocolate – cadbury mesmo, daqueles que todo mundo gosta e que são vendidos um assortment em latas  especiais. Como as latas de biscoito antigas. Eles vem com aquela folha tipo menu que traz uma foto dos chocolates e os sabores de cada um para quem não conhece todos, o que quer ser lembrado dos sabores antes de escolher. Eu sempre esqueço de olhar o ‘menu’ e fico perguntando: ‘este aqui é qual?’ Se não pergunto muitas vezes acabo com o sabor errado na boca. Porque sou às vezes distraída. Na latinha do Cadbury o Bounty é o meu favorito. É o coco – me lembra prestígio. Este nunca me engana. Tem gente que traz também dos biscoitos em latas grandes e festivas, aqueles que recebem roupagem natalina sendo cobertos em chocolate ao leite – não é o meu favorito o chocolate ao leite, mas nestes biscoitos faço vista grossa.  E curto a festa. O foco dos agrados que muitos trazem com eles é o dividir o que comer , e a comilança e alegria que eles proporcionam. Tem sempre um email que é enviado para avisar que fulano trouxe Xmas treats e que estão no ‘heart attack cupboard’ (é o armário que temos aonde bolos, balas, tudo doce – pois ainda não vi salgados, são depositados para consumo do grupo).  E o heart attack cupboard vira um ponto de aglomeração, de gargalhadas e conversas quase infantis: ‘ John, você acabou de pegar o último sneakers?’ ‘Val, está é a tua quinta visita’ . Isto mostra os mais gulosos.Todo mundo volta a ser guri. Adoro. A despeito das calorias, acho que o heart attach cupboard é necessário para nos tirar daquela zona mental em que nos enfiamos durante o dia. É o espaço que toca na nossa normalidade, e desencadeia risos e conversas as mais variadas.

Gosto muito de fazer várias coisas nesta época para presentear. É o gesto que conta. Não sei vocês, mas costumo ter também muitas refeições em restaurantes. A maioria delas relacionadas com gente do trabalho. Tem o Xmas lunch da minha equipe, do departamento, de colegas de trabalho que são de outros departamentos ou equipes. É uma época em que tentamos nos encontrar antes do ano terminar. E tem também o encontro com os amigos, e quando se mora em partes diferentes de Londres, ou no meu caso fora de Londres, a forma mais fácil é de organizar um almoço ou drinks.  Considerando-se que estes encontros começam a rolar no começo de dezembro e duram por umas duas semanas pois muita gente sai de férias por volta da 3a semana do mês, é muita comilança para um período de tempo tão curto.  Eu amo os encontros, ver as pessoas queridas, a troca de votos de boas festas e muitas vezes também  de feliz ano novo pois não vamos nos ver até o próximo ano. Acho que esta fase me é quase mais preciosa do que o dia de natal mesmo.London Bridge-2xmas pistachioNa minha mente tenho tantas receitas que seriam um elemento em uma refeição com  pessoas queridas. Muitas delas são carregadas do ano anterior por não ter tido tempo de executá-las. Outras são grandes favoritas. É claro que não faço todas, mas o planejar , o achar que vou fazer faz parte do ritual. Este bolo é uma delas. As cores são bonitas: tem o verde  nos pistachios e o vermelho das cranberries. Tem a humidade da massa proporcionada pelas amêndoas e pistachios moídos, o gostinho da laranja. Fico imaginando se acerola ficariam bem aqui. Só consumo acerolas em suco por razoões geográficas, mas acho que talvez ela seja uma ótima opção para este bolo. Cranberries não são cultivadas nesta parte do mundo, mas  já há alguns anos  elas começaram a aparecer nesta época de fim de ano. Frescas e congeladas tambeém. Costumo ser exagerada e compro muitas, congelando várias. E foram as congeladas que usei aqui.

* a foto da primeira colagem é da  London Bridge, as outras duas outras foram tiradas ao longo da Tooley Street; as outras fotos foram todas  também tiradas em trechos da Tooley Street – a não ser as com bolo que foram tiradas na minha casa.

London Bridge-3

Adoro o sabor da laranja na cobertura do bolo juntamente com a fruta. O sabor que vem ao se comer um pedaço do bolo é bem festivo. Obrigada a Sarit Packer que é a autora desta receita com sabores do oriente médio.

Ingredients:

Para o bolo

Para a cobertura

Instructions:

Para o bolo:

Unte uma forma de 22 cm das que se abrem na lateral (não lembro como se chama em português – em inglês, springform), e forre o fundo com papel manteiga. Reserve.

Ligue o forno – 190oC – 170oC caso o seu forno tenha aquele ventilador interno.

Separe todos os ingredientes primeiro. Caso vá usar fruta congelada retire do congelador primeiro e deixe descongelar.  Coloque o pistache e a farinha em um processador e bata para que o pistache fique como que uma farinha. Sempre misturo o pistache com a farinha para evitar ficar com uma pasta o que pode acontecer facilmente caso só bata o pistache. Ponha esta mistura e a farinha de amêndoas em uma tigela e reserve até a hora de usar.

Ponha a manteiga e açúcar em uma batedeira por uns 3-4 minutos – gosto de dar uma leve batida só na manteiga para iniciar. Uma vez que a mistura de manteiga e açúcar esteja bem clara e como que fofa, acrescente os ovos um por um, se assegurando de que o ovo está incorporado antes de acrescentar o próximo. Acrescente a mistura das farinhas em duas levas e misture tudo muito delicadamente com uma colher de metal ou espátula. A mistura é um pouco grossa. Transfira tudo para a a forma previamente untada e nivele esta mistura na forma antes de acrescentar a cobertura.

Para a cobertura coloque  as cranberries em uma tigela, seguido do açúcar e raspas de laranja e misture bem. Transfira a mistura para a forma com a massa do bolo e faça uma level pressão com uma espátula ou parte de trás de uma colher para que esta cobertura ‘entre’ um pouco na massa.

Leve ao forno na prateleira do meio e asse por uns 50 minutos. Faça o teste do palito e se necessário deixe assar mais um pouco. Uma vez assado o bolo retire do forno e transfira para uma grelha. Após 5 minutos tire da forma e deixe acabar de esfriar completamente. Pouco antes de servir salpique o pistache picado.

5 Comments
  • Marcia

    Responder

    Oi Valentina, só agora consegui ter um tempo, tenho um pequeno buffet e nesse período eu trabalho tanto que pouco verifico as mensagens que entram .O bolo é muito bonito e parece ser muito bom, vou fazer e aí eu falo. Também faço pequenos presentes para os familiares e alguns amigos, bombons, trufas, pães de mel, biscoitos, coloco em caixinhas passo um papel transparente e lindos laços. Eu amo o Natal, tem época melhor?
    Abraços,

    Marcia – Atelie bom gosto

  • Ana Paula Louvem

    Responder

    Minha querida e doce Valentina…
    Meu tempo anda muito curto, acredito que as mesmas 24h que você tem eu não tenho… nunca fui boa em matemática..rs
    Mas sempre passo por aqui para matar as saudades dessas imagens, de você falando (escrevendo), das receitas…
    Amo esse blog e torço muito para que você consiga mantê-lo no ar por muito tempo!
    Feliz Natal e muita prosperidade pra você e sua família.
    Bjs

    • valentinajacome

      Querida Aninha, eu vejo como vc esta sempre fazendo mil coisas, ocupadíssima. Sei bem o que ê isso.Tenha um lindíssimo natal.

  • Silvia

    Responder

    Adoro seu blog. Adoro seu jeito de escreve e as fotos. Adoro suas receitas. Já disse isso várias vezes, tantas que você deve estar enjoada de ler.
    Essa receita parece deixar o bolo bem úmido. Hummmmmmmm!!!!
    Feliz Natal para você.

    • valentinajacome

      Querida Silvia,

      Pode dizer muitas vezes. Fico realmente feliz por saber. Tenha um lindo lindo natal. Grande abraço.

Leave a Comment