bolo de pistachio com chocolate branco

12 Comments

bolo de pistache-3Demorei muito para escrever este post pois ando em um ritmo bem puxado. Entretanto, vou acabar escrevendo um pouco sobre algo completamente diferente. Estava atrás de um link que se encontrava no meu blog Cupcakes do Trembom. O que acabei descobrindo ao tentar ir nele é que meu domain foi tirado. Tento entrar no meu blog e caio em um blog em inglês. Por que alguém com um blog em inglês usa Trembom no seu blog? Prefiro não dizer mais nada pois as coisas que se passam pela minha cabeça não são nada agradáveis, e me deixam um sabor amargo na boca. Me traz a tona todas as coisas deste mundo de blogs que desprezo – não o mundo de blogs, mas as coisas nada agradáveis.

Mas para não ficar só com este fog na minha cabeça, me fazendo amarga, queria falar desta linda receita. No meu caminho para o trabalho quase toda as manhãs entro no supermercado Waitrose. Compro vários iténs para levar para o trabalho: água, frutas, iogurte, frutas secas. E toda semana também pego a edição semanal do jornalzinho deles. É um jornal que fala dos produtos sazonais, traz receitas, eventos,  programação de tv, etc. Ótima publicação. No jornal da semana passada havia um artigo sobre o Duchy Originals, que faz 21 anos. Em 201o os produtos deles começaram a ser vendidos no Waitrose.

bolo de pistache-4Dentre as várias receitas  que foram publicadas naquela publicação, a receita deste bolo me deixou fascinada. Antes mesmo de ler os ingredientes. Os pistachios. Pequenas esmeraldas que me fascinam.  Já o fiz duas vezes desde que peguei o jornal.  Gosto de dar uma leve tostada nos pistachios primeiro. O aroma que exala e a leve realçada no sabor valem a tarefa extra de tostá-los. Em uma das duas vezes em que fiz este bolo  usei farinha de pistachio na massa. Das 175g de farinha, substituí 40 por farinhas de pistachio. Coloque 4og de pistachio no processador com um pouco das 135g  da farinha ( o equivalente a 2 colheres de sopa). A razão de colocar um pouco de farinha é para evitar que o pistachio vire pasta ao ser triturado. Isto já aconteceu comigo. O produto final deve ser pesado pois você só quer 40g.  A adição dos pistaches moídos dá uma leve elevado no produto final, e a textura fica mais interessante. O recheio e cobertura pode parecer não ser suficiente, mas bote fé.

bolo de pistache-5

O topo pode tambêm ser decorado com lascas de pistachio, bem verdinhas. Ou pequenas florzinhas de açúcar. Nada excessivo. Me encomendaram um bolo para esta semana, e eu jaá estava pronta para fazer este bolo novamente. Mas o pedido é para um Red Velvet cake. Ah, que pena.

Boa semana para todos!

bolo de pistache-6

Do jornalzinho semanal do Waitrose

Ingredients:

Para o bolo

Para o recheio e cobertura

Instructions:

Unte e forre duas formas redondas de 20 cm. Reserve.  Unto as minhas com manteiga derretida e levo à geladeira até a hora de usar.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Separe todos os ingredientes.

Bata a manteiga um pouco para amaciá-la um pouquinho. Acrescente o açúcar, e bata por uns 3 minutos, juntamente com a raspa de limão. Depois acrescente os ovos um por um, batendo bem após cada adição  Acrescente a mistura da farinha com o fermento em duas etapas, intercaladas com a incorporação do suco de limão. Isto deve ser feito delicadamente para não se perder as bolhas de ar criadas ao bater a mantega e o açúcar. Divida a mistura igualmente entre as duas formas e leve ao forno por uns 25 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Caso você não tenha duas formas, e só use uma, o seu tempo de forno vai ser bem maior pois a massa demorará mais para assar. Recomendo checar depois de 40 minutos.

Retire do forno, transfira para uma grelha e deixe o bolo esfriar por uns 5 minutos na forma antes de retirar da forma. Deixe esfriar completamente na grelha.

Quando o bolo estiver completamente frio, parta um dos bolos ao meio e espalhe metade do curd de limão sobre uma banda. Ponha a outra banda por cima. Faça o mesmo com o outro bolo. Caso você tenha assado um bolo só, terá que partí-lo ao meio, e depois partir cada metade em duas partes. Use a mistura com o chocolate para unir as duas bandas do bolo. uma vez unidas as bandas, espalhe a cobertura na parte de cima do bolo, e depois nas laterais. Revista as laterais do bolo com o pistachio triturado..

Para o recheio de cobertura:

Derreta o chocolate branco no microondas ou em uma tigela sobre uma panela com um pouco de água – a água não deve tocar no fundo da tigela. Deixe o chocolate esfriar um pouco. Ponha a manteiga em uma tigela, e coloque o chocolate derretido na tigela também. Bata para incorporar os dois. Depois acrescente o açúcar e continue batendo. Ponha 1 colher de sopa de suco de limão e bata mais. Coloque um pouquinho de água para ajudar a adquirir uma consistência de espalhar. Não deve ser muito fina.

12 Comments
  • Josie

    Responder

    Valentina, adoro seu blog, sempre dou uma passada e já fiz algumas de suas receitas. Uma delícia! Moro na España há quase 5 años e sempre que posso faço alguma coisa que me faz lembrar do Brasil. E claro, outras que nem tanto, mas que tem todo um encanto :o) Engordo só de olhar :o)
    Enfim…

    Desculpe, mas quanto vai de açúcar para o bolo? ou nao vai, so no recheio.
    Beijinhoo

  • Naty Barata

    Responder

    Só outra coizinha

    o tecido da Foto é também uma delicia
    Adoro estes estampados.

    • valentinajacome

      Naty, também adoro um paninho simpático.Espero que vc consiga os pistachos pois este bolo ê uma delícia.

  • Naty Barata

    Responder

    Tem gente “espertinha ” para tudo .Registe o blog. Quanto ao bolo vou experimentar assim que conseguir arranjar pistachio, sem sal, pois aqui na zona de Lisboa ou mesmo pelo País iinteiro é vulgar o pistácio c/sal, mas sem sal é preciso descobrir, mas que vou ter que provar vou mesmo BJS.

  • Maria João Leal

    Responder

    Ficou lindo!! Que maravilha de bolinho…
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Maria João, este bolo agradou muito no sabor também.Realmente recomendo. Ótimo para aniversários, ou ocasiões especiais.

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina!

    Que lindo, me deixou com agua na boca, logo agora que estou num regime danado. Tudo bem uma hora eu farei , comerei um pedaço e darei para os vizinhos ( o que fazer, sniff ! ).
    Quanto ao outro assunto, não vale a pena ficar nervosa, infelizmente é tanta falta de honestidade, que as vezes eu chego a achar que não tem mais conserto, mas levanto a cabeça e sigo em frente tentando viver da melhor forma possível.
    Um Abração e bom Fim de Semana.

    Márcia

    • valentinajacome

      Sabe Márcia, ando tão cheia de trabalho – dias longos e finais de semana, que ainda nao tive oportunidade de me organizar e escrever para a dona do blog e pro worpress também. Mas vou fazer.

  • Adalberto Fernandes

    Responder

    Valentina, a receita postada nao tem continuidade apos o titulo “Instrucoes para o recheio e cobertura”
    Tambem, vc poderia passar a receita do curd de limao ou indicar em qual das postagens anteriores eu posso recorrer ?
    Abraco,
    Adalberto

  • Isabel

    Responder

    adoro as suas receitas!! acho que ficou faltando a parte final da receita, como fazer o recheio e cobertura. obrigado!

  • Andrea

    Responder

    Nossa, adorei o bolo!! Você não registrou o domínio? Estão sempre tentando se aproveitar do sucesso dos outros… Lamentável!
    bjs

    • valentinajacome

      Andrea, pois menina dei um vacilo. Agora também nunca pensei que alguem ia usar um blog que se chama: Cupcakes do Trembom quando o Trembom é um blog meu. Deploravel realmente.

Leave a Comment