Bolo de Pistache e Chocolate

19 Comments

Começo pedindo desculpa pela qualidade das fotos. Estão um total terror, mas já não agüentava mais tirar fotos destas fatias deste delicioso bolo de pistache e chocolate. Nenhuma saia como eu gostava. E olha que tirei muitas. Na verdade esta é a segunda vez que fiz este bolo. A primeira foi para levar para o trabalho. E foi um sucesso. Bem, um sucesso para os que provaram. Não sei o que se passa, mas por aqui vejo muita gente que não gosta de ‘nuts’ de nenhum tipo. Não são os alérgicos.São os chatos. Me desculpe a sinceridade. Alguns olhavam e falavam  ‘Ah..(careta), estas coisas em cima são o que? (se referiam aos pistachos que pelo visto nem conheciam)’. E quando eu dizia o que era elas torciam o nariz. Olha gente, não gostar por ter provado e o sabor realmente não ter agradado é uma coisa. Agora rejeitar por ser verde..não tenho saco. Enfim, as pessoas que  gostavam de pistache ou que não o conheciam mas quiseram provar gostaram muito do bolo. E a maioria comeu pelo menos dois pedaços. Tem que ser um bom sinal.

Fiz com farinha de trigo ‘comuml’ (vamos dizer) e achei que a massa ficou mais uniforme. Da segunda vez fiz com metade de farinha de trigo integral. A textura ficou mais ‘farelenta’. Na  minha opinião ficou igualmente deliciosa. Não costumo usar chocolate ao leite nas minhas receitas, mas este recheio cobertura ficou legalzinho. Agora veja bem, você não precisa fazer com pistachos se não os tiver. Imagino que castanha do Pará deva ficar igualmente delicioso. Adoro a massa pois fica com pedacitos do pistacho. E eles também são lindos decorando, pequenas pedrinhas verdes. Dei fatias com votos de ‘Feliz Páscoa’.

Bolo de pistache e chocolate 

Inspirado na receita publicada na Good Food de April da revista mensal da BBC

Ingredientes para o bolo e cobertura:

  • 140g de pistache descascados
  • 200g chocolate ao leite de boa qualidade quebrado em pedaços
  • 200g açúcar refinado
  • 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3 ovos
  • 200g farinha de trigo com fermento
  • 100ml leite em temperatura ambiente
  • 150ml soured cream**
** clique aqui para ver substituto para soured cream publicado no Chucrute com Salsicha

Forma quadrada de 20 cm x 20 cm, untada e forrada

Preparo do bolo:

Pré-aqueça o forno – 180oC. Coloque 125g de pistache, 75g de chocolate e 100g de açúcar num processador até ficar com uma mistura fina. Depois coloque a mistura numa tigela, juntamente com o restante do açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo e leite, mais uma pitada de sal, e bata para misturar bem. Transfira a mistura para a forma pré-untada e leve ao forno por uns 35-45 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar do forno e deixe esfriar na forma por uns 10 minutos antes de transferir para a grelha. Quando o bolo estiver frio apare as laterais e corte ao meio transferindo uma banda para um prato.

Preparo do recheio & cobertura:

Derreta o restante do chocolate, jogue o soured cream na vasilha com o chocolate derretido, e mexa até atingir uma consistência fácil de ser espalhada. Gosto de colocar metade do sour cream primeiro, e depois vou acrescentando o restante até atingir a textura ideal. Espalhe um pouco da mistura em uma banda. Ponha a outra banda por cima e agora espalhe o restante por cima do bolo, tomando cuidado para que não caia nas laterais – a consistência deve ser grossa. Dê uma leve tostada nos pistaches restantes, dê uma picada neles e jogue os pedaços por cima do bolo. Corte em pedaços na hora de servir.

19 Comments
  • Marmita

    Responder

    QUE MARAVILHA.. as fotos estão fantasticas, dá cá uma vontadinha de comer o ecran do computador.. adorei a tua receita, uma verdadeira maravilha!
    beijo da Marmita

  • Téia

    Responder

    Amiga, eu tenho “banzo” de gente que é cheia de restrições alimentares, acho uma visão muito limitada. O mundo tem tantos sabores, para que se restringir a apenas alguns? Um pouco de curiosidade não faz mal a ninguém. Ah, eu que gostaria de provar um pedação deste bolo, simplesmente adoro pistaches, com chocolate, então, nem se fala, huumm. E eu gostei muito das fotos…SAUDADES…Bj grande queridona.

  • Cristina Lunardeli

    Responder

    Também não tenho paciência com “chatos”,caretas então,acho ofensa…fazemos com tanto carinho!
    como disse Julia Child,nunca se desculpe por uma receita!!
    “esses” não sabem o que estão perdendo!rs
    receita anotada,bjs

  • Trembom

    Responder

    Léia querida, tam’bem comi pistache já veia. risos. e agora me entupo, pra compensar o tempo perdido. risos.

  • Léia Silva

    Responder

    Sou apaixonada por pistaches. E’ o meu sabor preferido de sorvete e tudo que vejo, chocolate, bolos… quero comer! Realmente quem experimenta apaixona!
    Não cozinhava, antes de morar na Itália e estava acostumada com comidas e ingredientes bem simples, então comi pistache pela primeira vez aqui (ha’ apenas 3 anos)! Sempre falo para meu marido: “Como pude viver 30 anos da minha vida sem essa delicia!”.
    Adorei os pintinhos!
    Bjim
    Léia

  • Ameixinha

    Responder

    Pistaches são dos meus frutos secos favoritos. Essa gente nem sequer se lembre que verde é esperança, né? Esperança de um bolo que me enche as medidas e que pode tornar um dia de trabalho bem mais aconchegante 🙂

    • Trembom

      Oh querida, quisera sermos vizinhas – como já disse antes, para podermos dividir nossas produções. Deveriamos providenciar isso.

  • Ana Paula de Jesus Louvem

    Responder

    Que bolo lindo! Você acha que as imagens não ficaram boas? Engano seu. Está tão bem que senti o aroma delicioso dessa delícia!
    Feliz Páscoa para você e sua família também!

    • Trembom

      Fofíssima, vc sempre um amor, gentillíssima. Fico feliz que o aroma tenha chegado aí. Pena que o sabor nao tenha chegado. Que tua Páscoa tenha sido linda.Assim como vc, sempre muito querida.

  • Akemi

    Responder

    Quando era criança, fui ao Shopping Ibirapuera em São Paulo com meus pais. Resolvemos comprar sorvete e fiquei admirada com um verde, perguntei do que era e a atendente respondeu que era pistache. Não sabia o que era pistache e perguntei a ela o que era. Ela tbm não devia saber mas foi bem grossa e disse em tom superior, pistache é pistache! Na época me senti a pior das ignorantes mas hoje, lembrando dou boas risadas!
    Agora que sei o que é pistache (e o quanto é gostoso) e vc me oferecesse pegaria umas boas fatias para comer! O verdinho no fundo escuro deu um lindo contraste, amiga!
    E tbm não vi sua implicância com as fotos, estão lindas e os pintinhos são a coisa mais fofa! Só mesmo vc para fazer estes pequenos achados!
    Bjss e mais uma vez uma Feliz Páscoa, amiga!

    • Trembom

      Pois sabe que a primeira vez que provei pistache foi também em sorvete? E como é bom,não?!? Ai, ai.. preciso fazer um. Ah, os pintinhos piscaram para mim. e tive que trazê-los para casa.

  • Jô Bibas

    Responder

    Delícia! E vou provar. Sou do tipo que prova tudo que não se mova.
    E as fotos estão ótimas. Só pelo pintinho, já valem!
    Boa Páscoa!

    • Trembom

      Ah, os pintinhos são as grandes estrelas. Estão aqui fofíssimos. E mandam alô.xxx

  • Claudia

    Responder

    Valentina,

    Primeiro o bolo ficou lindo de morrer, adoro todas as nozes e castanhas mas nenhuma é mais linda e mais fotogênica do que o pistache… e delicioso, claro. Até hoje um dos meus sorvetes favoritos. Fiz um bolo de chocolate com amêndoas, na verdade de chocolate com farinha de biscoito de amêndoas moído e sem farinha e ficou tudo… uma repetição, mas não fotografei, cheguei da rua em frangalhos e nem sei onde anda a câmera estes dias.

    Essa gente “alien” está que se espalha em todo canto, não é só aí, não é mesmo? É um povo preguiçoso, sem nenhuma curiosidade, sem interesse para nada que não esteja a venda nas grandes cadeias de hamburgueres. Triste.

    E esses pintinhos são umas belezinhas. Adorei.

    Boa páscoa.

    Claudia

    • Trembom

      Querida Claudia, precisas ver uns iranianos que ganhei. Nunca vi nada mais verde. Vou fazer um outro bolo esta semana – outra receita, e vou tirar foto deles antes de usar para te mandar. chocolate com amêndoas é perfeito. Refaz ai amiga. queria saber como é. Os pintinhos te mandam um abraço especial de Páscoa.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, querida, minha paciência com gente picky é a mesma que a sua, ZERO (e olha que sou casada com um chatonildo when it comes to food). Que bolo lindo, amiga. Eu que não ligo pra chocolate fiquei salivando. Adorei a receita e quero provar também!

    • Trembom

      Menina, chega uma hora em que enche, ne?! Não dá. Olha, amei este danadinho. Agora os pintinhos competiram comigo.risos

  • Suzana

    Responder

    Valentina querida,

    Pena tenho eu de não estar perto de vc e receber logo de manhã uma fatia (ou duas!) dessa belezura! É que eu ao contrário das meninas suas colegas gosto muito dos verdinhos. 😉

    Votos de uma Páscoa Feliz e os desejos de que este seja um tempo de maior paz e alegria.

    Beijo!

    • Trembom

      Querida Suzana, saudades. Este bolo é muito gostosinho. tostei os pistaches antes de colocar no processador para triturar e o saber fica mais acentuado.

Leave a Comment