Bolo de nozes e café com cobertura de maple syrup

6 Comments

maple syrup e noz-5Tenho um péssimo hábito de deixar minhas nozes quase passarem da validade. Isso porque às vezes faço planos de receitas para executar e não as faço logo. E esqueço de muitas delas por um bom tempo. Acabo por me distrair com outras receitas. Em uma destas me encontrei com dois saquinhos de nozes precisando de atenção muito rapidinho. Notei a data de validade assim que voltei e chequei o meu estoque na cozinha.maple syrup e noz-3 Ontem a noite sentanda na minha sala e assistindo televisão acabei puxando uma revista da minha mesinha.  Uma edição de 2006 da revista Vogue Entertaining + Travel que parece não mais ser publicada. Há um artigo com receitas que levam maple syrup: torta com mirtilo, crumble com frutas, costelinhas, parfit com nozes macadamias ( é assim que se diz em português?), um frango assado no forno, uma foccacia com uvas (que já fiz aqui) e este lindo bolo. Na receita original a receita usa pecãs – que são as minhas favoritas. Mas nozes caem bem também, então resolvi que as usaria na receita já que o pacotinho precisava ser usado.  A receita pode ter uma lista de ingredientes de assustar, mas a execução é bem simples.maple syrup e noz-2
Confesso que enquanto executava a receita me questionava se a cobertura ir ficar grudada no fundo da forma. E até a hora de desenformar ainda fiquei com o coração apertadinho, apreensivo. Me senti uma tola por ter duvidado. E fiquei rindo sozinha ao ver o bolo desenformado e pronto para ser servido. No mundo de formas que tenho, peguei a primeira forma que achei, e ela era um pouco maior do que a recomendada. Acabei com um bolo um pouco fino. Embora este bolo não seja daqueles que cresce horrores, ele fica um pouquinho maior na forma do tamanho recomendado . Usei farinha de amêndoa por opção pessoal, mas use da normal se quiser pois é o utilizado na receita original. Agora,  espere uma textura especial com a farinha de amêndoas.

Eu amava a publicação da Vogue Australiana chamada Vogue Entertaining + Travel. Era uma revista excelente recheadas de bons artigos de viagem e de comida. Infelizmente esta publicação esta defunta, e guardo as que tenho debaixo de 7 chaves. Esta receita é de uma delas, e foi inspirada em uma receita do livro  Chez Panisse Fruit de autoria de Alice Waters

Ingredients:

Para a cobertura

Para o bolo

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 170oC. Derreta um pouco de manteiga e pincele a forma com a manteiga – fundo e laterais. Reserve.

Separe todos os ingredientes da receita antes de começar a prepará-la. Coloque a farinha e fermento em uma mesma vasilha. Isto pode parecer básico, mas tem gente que gosta de pegar os ingredientes enquanto prepara a receita. Uma vez que se começa a preparação tudo deve estar a mão.

Para a cobertura:

Coloque a manteiga, maple syrup e açúcar mascavo em uma panelinha das pesadas, e leve a fogo baixo. Mexa até que a o açúcar se dissolva e então deixe a mistura no forno por mais um pouco para que o açúcar se caramelize – a mistura ficará escura e começará a borbulhar. Quando isto acontecer derrame a mistura na forma reservada. Deixe a mistura esfriar, e somente quando isto acontecer comece a decorar o fundo da forma com as nozes. Talvez as 100g não sejam necessárias.

Para o bolo:

Coloque a manteiga e açúcar em uma tigela e bata até ficar com uma mistura clara e fofa. Se você usar xilitol tem que bater um pouco mais do que se usar o açúcar refinado pois o xilitol é tem grãos mais grossos. Voceê teraá que bater por uns 3 minutos aproximadamente. Acrescente o extrato de baunilha e nozes picadas e misture para incorporar tudo à massa. Acrescente as gemas – uma por uma, misturando bem antes de adicionar a próxima gema.  Depois alterne a mistura da farinha de trigo e leite, misturando delicadamente entre cada adição. Por fim acrescente o café.

Bata as claras em ponto de neve firme e acrescente a mistura à do bolo em duas partes. Primeiro acrescente 1/3 e depois o restante. É muito importante lembrar que a adição das claras em neve tem que ser delicada pois você não quer destruir as bolhas de ar que criou. Transfira a mistura para a forma, nivele tudo e leve para assar por uns 40 minutos. Faça o teste do palito e deixe assar um pouco mais se necessário.

6 Comments
  • marcia

    Responder

    Oi, tudobem!!!

  • Tânia Marques

    Responder

    Valentina que delicia que parece que ficou essa receita! Em maio vou ao Canadá, vou trazer maple syrup e experimentar essa delícia.

  • Léia

    Responder

    Oi Valentina, que bolo maravilhoso.Me desculpe a ausencia querida, estou com o esposo operdao por isso o tempo tem sido corrido e curto.Continuo achando seu blog delicioso.
    Beijos querida, que tudo corra maravilhosamente bem em 2013 para você.

  • Ana Rosa

    Responder

    Hummm receitinha deliciosa hein! Tenho uma sugestão para suas nozes, quando eu as compro são geralmente sem casca, mas as vezes eu as compro com casca; quando todas estão sem a casca, coloco-as num potinho e congelo, elas se conservam por muito tempo.bjs

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que delícia deve ter ficado esse bolo! Essa cobertura parece ótima. Ah, pena não publicarem mais a revista, trouxe uma comigo na mala daquela vez e é realmente linda.

  • Luisa Alexandra

    Responder

    Ficou mesmo lindo esse teu bolo, uma tentação!

Leave a Comment