Bolo de morangos com roupa de festa

2 Comments

Semana passada começamos a semana com calor, suor daqueles que escorrem pelas costas. Difícil encarar o metrô e o trem. Mas no fundo uma alegria pois afinal de contas  estamos no verão. E nestas ilhas verão de verdade é escasso.Ao se falar e pensar em verão no hemisfério norte, uma das primeiras frutas que vem a mente são os morangos. Mais que framboesas, ou pêssegos, ou nectarinas. Morango é a garota propaganda mais queridinha. E uma fruta perfumada, associada ao amor, se come inteira sem preocupação de engolir o caroço, não deixa fiapos nos dentes, não precisa ser descascado, e além de tudo o sabor agrada e muito. A minha forma preferida de consumo do morango é fresco. Em segundo lugar vem morango em bolos e tortinhas. E também adoro assar com baunilha e calda de canela. Guardo na geladeira e consumo com iogurte e granola, às vezes com a minha porridge.

Este bolo é bem gostos e de preparo rápido. Ele é perfumado, úmido e saboroso. A cobertura é complementada por uma calda reduzida de morangos. Se quiser comer no café da manhã é só deixar a cobertura de fora. Os morangos podem ser substituídos por mirtilos – mesma quantidade pedida pros morangos. Framboesas também ficam muito bem

Para uma decoração especial recomendo pegar umas frutas e pincelá-las com claras levemente batidas. Aplique o mesmo processo a umas folhas de hortelã Faça e depois vem me contar o que achou. Adoro falar sobre receitas, principalmente para saber qual a impressão das pessoas.

Com as temperaturas elevadas nem pensar em ligar o forno. No meu aniversário comprei um bolo para o pessoal que trabalha comigo,e me desculpei explicando que com aquele calor não dava para ligar o forno.

Mas neste sábado tudo mudou, e até chuviscos tivemos em Guildford. Ligar o forno foi um ‘um passeio no parque’.


Bolo de morangos com roupa de festa
 
Ingredientes
  • chocolate branco picado, 100g
  • manteiga sem sal em temperatura ambiente , 100g
  • açúcar refinado, 150g
  • ovos grandes, 2
  • farinha de trigo, 200g*
  • extrato de baunilha, 2 colheres de chá
  • fermento em pó, 1 colher de chá
  • leite azedo (soured cream),150ml
  • morangos picados, 225g
  • açúcar refinado, 2 coheres de chá mais 50 gramas.
  • 1 clara de ovo, batida
  • folhinhas de hortelã
  • Cobertura
  • 'cream cheese', 180g
  • extrato de bauniha, ½ coher de chá
  • açúcar de confeiteiro,2 colheres de sopa
Instruções
  1. Pegue uma forma de bolo inglês de 8.5 x 18.5 cm e 7 cm de altura, unte, enfarinhe, forre o fundo e laterais com papel manteiga e reserve.
  2. Ligue o forno - 160oC.
  3. Coloque o chocolate branco em uma tigela em cima de uma panela com um pouco de àgua ( a água nã deve tocar no fundo da tigela) em fogo médio baixo, até que o chocolate se derreta. De uma leve mexida de vez em quando.Quando o chocolate tiver derretido, tire do fogo e reserve.
  4. Bata a manteiga e o açúcar atê ficar com uma mistura bem clara e leve.Acrescente os ovos um por um, batendo bem entre cada adição. Não se preocupe se a mistura ficar com a aparência não uniforme neste estágio. Acrescente a baunilha e o chocolate branco.
  5. Penere a farinha, fermento e sal e transfira metade da mistura para a tigela juntamente com metade do creme azedo. Misture tudo, e depois acrescente o restante da farinha e creme azedo, misturando mais uma vez. Transifra metade da mistura para a forma reservada. Salpique 50g de morangos, e coloque o restante da massa por cima. Jogue mais 50g de morangos por cima. Asse por 50 min. Faça o teste do palito, e se precisar asse por um pouco mais. *
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar na forma por uns 5 minutos, antes de transferir para uma grelha.
  7. Para preparar a decoração, coloque o restante de mirtilos em uma panelinha com as duas colheres de chá de açúcar, mais 1 colher de chá de aguá e cozinhe em fogo médio/baixo por uns 4 minutos até que os mirtilos comecem a estourar. Passe tudo por uma peneira para ficar com um purê. Deixe esfriar.
  8. Bata a clara até ficar espumosas, e pincele uns morangos . Pegue os 50 g de acucar e espalhe em uma bandeja revestida com papel manteiga. Depois pegue os morangos e pincele com a e role no açúcar, deixando na bandeija para secar.Pincele as fohinhas de hortelä com o restante da clara, e depois do açucar deixando secar tambêm.
  9. Por fim a cobertura é preparada batendo o cream cheese, a baunilha e o açúcar de confeiteiro. Quando pronto deixe resfriar um pouco na geladeira.
  10. Para montar o seu piece of resitance pegue o se bolinho e coloque naquele pratinho lindo (roupa de festa), depois espalhe o creme resfriado e maravilhoso por cima, seguido do purê de morangos para formar uns pattern no creme. Os morangos glaceádos e frescos vão adornar o bolo como flores em um chapêu, assim como as folhinhas de hortelâ.

 

SaveSave

SaveSave

2 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, que bolo estupendo! Morango é uma das frutas mais deliciosas de toda a vida. Aqui o auge da estação ainda não chegou. Não sei o porquê tem tardado mais. Ah, amei o décor com as claras. Eu já usei este macete com uvas verdes, mas depois recobri com açúcar. Vou testar o teu método. Obrigada por mais esta receita luxuosa!

    • valentinajacome

      oi Re, obrigada. Vais fazer? Depois passa e me conta.

Leave a Comment

Rate this recipe: