bolo de morango

19 Comments

bolo de morango-1Será que eu trouxe o sol do Brasil comigo? Em Brasília fazia sol. Desde que voltei tenho presenciado céu azul, dias quentes. Fui até pra praia no domingo. Tá bom, não entrei na água pois temperatura de 14oC é muito baixo para mim. Mar do norte não inspira banho. Principalmente quando tem um ventinho soprando de leve. O ventinho ameniza o sol forte, e faz parecer mais ameno do que realmente é.

Agora me sinto no verão realmente. Neste momento estou sendo inundada por morangos. Bem a tempo para Wimbledon,  e os famosos Strawberry and cream. Já anotei na minha agendinha de coisas a fazer: comprar plantinhas de morangos. Acho que domingão vou comprar minha plantinha. E ateé que minhas plantinhas deêm frutos vou comprando moranguinhos por aqui e fazendo suco, vitaminha, coulis, sopa, panna cota….e este bolinho aqui já posso dar um tique: feito.

A minha sobrinha ama morangos e quando esteve aqui fomos colhé-los no Garisson. Este ano não tenho ido colher nada pois ando sem carro e preciso de ter locomoção automobilística para chegar a alguns cantos deste mundo. Se ela estivesse aqui teríamos muitos passeios de colheita de morangos para fazer. Ela amaria. As minhas colheitas tem se reduzido às minhas vendinhas locais, colheitas de morangos da minha caixa orgânica semanal e também idas ao Waitrose para comprar muitos dos morangos que eles andam vendendo.

bolo de morango-3

Coloquei um timido video aqui. Preciso de um pouco de tempo para melhorar a qualidade deles. Este o grande desafio.

bolo de morango-6

Esta é a minha receita favorita do momento. Coloque um pouco de farinha de amêndoa para uma massa mais úmida.

Ingredients:

Para a calda

Instructions:

Pegue uma forma de 23 cm. Unte e forre o fundo. Reserve.

Em uma batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata bem até ficar com uma mistura esbranquiçada.  Vai demorar um pouquinho pois açúcar granulado demora a se integrar com a manteiga. Acrescente os ovos e o leite, e bata mais. Esta adição deve ser gradual. Você vai precisar dar uma raspada nas laterais da vasilha algumas vezes. Depois acrescente a baunilha e bata um pouco; depois acrescente a farinha de trigo e bata um pouco em baixa velocidade para que os ingredientes se integrem. Transfira a massa para a forma reservada. Espalhe 3/4 dos morangos por cima da massa. Não é necessário empurrar os morangos na massa. Basta colocá-los firmes e eles assarão bem. Uma vez que os morangos estejam espalhados por cima da massa, salpique açúcar granulado por cima de tudo e asse por uns 50 a 55 minutos.

Enquanto o bolo assa, pegue o restante dos morangos picados e coloque-os em uma vasilha com açúcar de confeiteiro. Deixe descansar. O açúcar vai ajudar a retirar o suco dos morangos. Após uns 15 minutos passe os morangos pela peneira e recolha o suco que escorrer. Este suco deve ser misturado com os 50 g do açúucar. Mexa em até atingir a espessura desejada  – não muito fino. Não vai ao fogo pois é somente uma caldinha simples.  Reserve.

Quando o bolo ficar pronto retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos antes de tirar da forma. Transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.  Só então espalhe a calda simples por cima do bolo.

19 Comments
  • Mariana

    Responder

    Acabei de fazer, está no forno perfumando a casa inteira!

  • Suzana

    Responder

    Olá minha querida,
    Por cá os morangos têm sido deliciosos, comidos às mãos cheias e nem têm chegado aos bolos. Tenho de fazer esta sua receita pois fiquei a salivar! Imagino que este Verão quente em Londres esteja a ser muito diferente. Espero que vc aproveite!! 😀

    Muitos beijos e saudades*

    • valentinajacome

      Querida Suzana. tão bom ter noticias tuas – sempre. Morangos na estação são tão suculentos, não? este ano tenho tido pouca paciência a não ser comė-los frescos.

  • Renata

    Responder

    Tina, voltei! Levei esse bolinho hoje para o lanche e foi o maior sucesso! Não sobrou nem pra tirar a foto :/

    A delícia mesmo é o morango na massa, fica com um gostinho de geleia bom demais!

    E só agora vi que a receita tem um video, adorei!

    Saudades de vc!

    Beijoca!

    • valentinajacome

      Renata querida, ai que bom. A simplicidade desta receita é maravilhosa pois ‘delivers’. Ah, o vídeo. PReciso fazer outras tentativas.; o )

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, sempre fico com receio de usar morangos em bolos porque acho que eles soltam muita água. O seu bolo está lindo!

    • valentinajacome

      Pat, eu corto os morangos primeiro e deixo-os num escorredor até a hora de usar. Não tenho o menor problema.

  • Gina

    Responder

    Valentina.
    Adoro bolos com frutas, eles ficam mais saborosos e úmidos. Este deve ter ficado delicioso.
    Adorei ouvir a sua voz no video, embora você tenha falado muito rápido, assim podemos imaginar melhor como a pessoa é.
    Beijinhos

  • Patrícia

    Responder

    Ei Valentina!

    Como sempre estou de olho nas delícias da sua cozinha. Devo dizer que adoro ver as fotos e as introduções que você dedica a cada receita postada. Bom, tenho uma pergunta: quando você acrescenta a farinha de amêndoa na massa, você diminui na quantidade da farinha de trigo? E para esta receita, um pouco significa quanto mais ou menos?

    Abraços

    • valentinajacome

      Oi Patricia, obrigada! Fico querendo contar história, mas sem querer falar muito. bom, eu usaria aqui uns 70 g de farinha de amêndoa.E a normal seria so 130 g.( tiraria 70 das 200g)

      • Patrícia

        Você tem histórias e lugares adoráveis para dividir com suas leitoras :). Obrigada pela resposta, vou fazer com certeza.

  • Marise

    Responder

    Oi Valetina,

    ótima sugestão.
    Farei este bolo com meu neto Pedro que estará comigo semana que vem. Ele também ama morangos.
    Bjs,
    Marise

    • valentinajacome

      Marise querida,esta e uma receita bem simples. consigo ver o Pedro te ajudando a colocar os morangos na massa e a fazer a coberturinha tambem.

  • Jô Mayr Bibas

    Responder

    Oi, Valentina,
    Como sempre, apetitoso! Só queria um detalhe: não ficou claro se o suco e o açúcar vão ao fogo? Já viu que pretendo fazer, né?
    Espero que tua visita ao Brasil tenha sido bem boa!
    BJô

    • valentinajacome

      Jo querida, espero ter esclarecido agora na receita. Nao vai ao fogo nao. E so misturar o acucar com o suco do morango. Bem pratico e rapido. Nem necessariio na verdade. so se vc quiser um frufru. A visita foi otima, obrigada. It was all about my niece. ; o )

  • Maria João Leal

    Responder

    Ficou lindo! Adoro estes bolinhos com fruta de Verão…
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Maria joao, eu tambem , viu? Sao bolinhos de execucao simples, com cara da estacao. A medida em que outras berries comecam a aparecer eh so substituir.

  • Renata

    Responder

    Tina, acabei de comprar 3 caixas de belos morangos orgânicos! Estava planejando fazer um naked cake, agora fiquei tentada com a sua receita! Parece deliciosa!

    Beijoca!

    • valentinajacome

      Re querida, olha parece transmissao. A receita eh bem basiquinha. A calda nem precisa. foi mais para enfeitar. pode servir so as fatias, ou acompanhar com sorvete.

Leave a Comment