Bolo de Mirtilo (Blueberries) e Limão

0 Comment


Nunca estive na Austrália, mas trabalho com trocentos Australianos. Eles estão por toda parte no Reino Unido.E o que mais se vê na TV, jornais e revistas britânicos é propaganda de férias em OZ, como dizem. O que tem me fascinado muito com relação aos australianos é a culinária. Compro revistas australianas, livros de chefes australianos.. e algo que noto é um grande senso de inovação. Este bolo tirei de uma das revistas australianas que compro, a Vogue Entertaining & Travel. O artigo era sobre um café num fim de mundo australiano. Este bolo tem uma textura divina, fica bem úmido. E o sumo de limão (do amarelo) dá um toque levemente azedinho. Você não precisa usar mirtilo – quaisquer das frutinhas do tipo servem: framboesas, groselhas.. Gosto muito de usá-las congeladas pois assim não ‘sangram’.

Outra vantagem deste bolo é que é imensamente rápido de fazer. Você ficará surpresa. E o resultado é bom demais. Sem exagero. Eu o fiz num momento de impulso e também porque já namorava a receita há muito tempo. O levei pro trabalho e ele acabou e agradou rapidinho.

1 xícara de farinha de trigo peneirada (125g)

1 colher de chá de fermento em pó peneirado

¾ xícara de amêndoas moídas

185g de manteiga sem sal

1 xícara de açúcar (225g)

¼ xícara de sumo de limão

2 colheres de chá de extrato de baunilha

2 ovos

1 xícara de mirtilo

Unte e forre o fundo de uma forma de 20 cm. Reserve. Pre-aqueça o forno – 180oC.

Pegue uma tigela e peneire a farinha e o fermento. Acrescente as amêndoas moídas e misture tudo. Numa panela coloque a manteiga em pedaços médios, o açúcar, o sumo de limão e a baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo bem até que a manteiga derreta toda e o açúcar se dissolva. Retire do fogo e vá derramando aos poucos na mistura com a farinha, mexendo sempre para que a mistura fique bem homogênea. Acrescente os ovos um por um, mexendo bem após cada adição. Derrame a mistura na forma e espalhe o mirtilo por cima. Leve ao forno por 40 minutos. Retire e deixe esfriar na forma por 10 minutos antes de desinformar. Você pode servir com chantilly ou com iogurte natural.

0 Comments

Leave a Comment