Bolo de Mexerica

0 Comment

Outra receita que saiu finalmente da pilha de ‘por fazer’. É de uma edição da Gourmet Traveller Australiana. Eles tem uma seção em que o leitor pede por uma receita de um prato que tenha comido em um restaurante. Eles entram em contato com o restaurante, pegam a receita e publicam.Acho que já contei isso aqui quando publiquei uma outra receita da mesma seção – uma torta com queijo de cabra. Enfim, o que me chamou a atenção em primeiro lugar foi a foto que era linda. Intima. E depois o fato de ter tangerina em bolo combinado com chocolate. Comi o bolo sem o sorvete de chocolate, só com a calda e depois com o sorvete.Acho que preferi sem. Fiz o sorvete só para provar com o bolo. Acho que este bolo é ótimo para se servir de sobremesa num jantar para amigos especiais. Se você decidir não servir o sorvete não deixe de polvilhar com o açúcar de confeiterio e de regar com a calda. Vai dar o toque final ao seu jantar.

3 tangerinas

3 ovos

250g de açúcar

75g de farinha de trigo peneirada

1 colher de chá de fermento em pó

200g de amêndoas moídas bem fininhas

Açúcar de confeiteiro

Opcional: sorvete de chocolate para servir

Calda me tangerina:

250g de açúcar

½ xícara de suco puro de tangerina (120 ml)

Forma quadrada de 24 x 24 cm.Untada e forrada no fundo com papel manteiga.

Pre-aqueça o forno – 170oC.

Para fazer o bolo:

Coloque as tangerinas descascadas numa panela,cubra com água e coloque um prato virado por cima das tangerinas para que elas se mantenham submersas. Leve a fervura e então abaixe o fogo, cozinhando por uns 30 minutos ou até que as tangerinas fiquem bem macias e cozidas. Retire, deixe esfriar, retire as sementes e jogue no processador – não as sementes mas as tangerinas. Processe para ficar com uma polpa.

Bata os ovos e açúcar em velocidade média-alta até que a mistura fique grossa e clara. Coloque as farinhas e fermento e mexa com uma colher de pau para misturar bem. Depois coloque o purê e mexa para que se incorpore à mistura. Derrame a massa na forma e leve ao forno por 60/50 minutos. Após 50 min dê uma checada no bolo fazendo o teste do palito.Quando ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma.

Para a calda:

Coloque os ingredientes numa panela anti-aderente e mexa até que o açúcar se dissolva . Leve ao ponto de fervura e baixe o fogo para que fique fervendo bem baixinho por uns 10 minutos, até que a calda fique meio caramelada. Para servir corte uma fatia, pulverize com açúcar e sirva com uma bola de sorvete de chocolate. Regue com um pouco da calda.

0 Comments

Leave a Comment