Bolo de Marmelo

1 Comment

Marmelo Parte 2

Pois é,continuando o post do domingo, depois de procurar bastante encontrei um monte de receitas para marmelos num dos meus livros. É um livro intitulado The Cook’s Companion – The Complete book of ingredients and recipes. A autora é Stephanie Alexander, uma chef australiana. Sem querer me delongar só gostaria de comentar que este é um dos livros de layout mais interessante que já vi. Os capítulos são organizados por ingredientes. E há uma sessão inteira sobre marmelo.E de todas as receitas que vi escolhi a de marmelo ‘pochê’. Li uma sugestão de se fazer um bolo com o danado e resolvi ver qual era.

8th Jan : Voltei para acrescentar que o bolo fica gostoso e dura bem. Três dias depois ainda comi fatias bem gostosas.Como aqui anda fazendo muito frio e minha cozinha é muito fria, seis dias depois de ter feito o bolo ele ainda estava ótimo. Caso você o guarde numa latinha hermeticamente fechada seguramente estará ótimo bem depois.

Xarope açucarado

Numa panela esquente duas partes de água para uma parte de açúcar e mexa até que o açúcar se dissolva completamente.A quantidade de água tem que ser suficiente para que você cozinhe o marmelo disponível. Pronto, o xarope está pronto.

Marmelo Poché – a receita recomenda 6 mas só tinha dois grandes e foram os que usei; reduzi um pouco a quantidade de água também

Ingredientes

  • 6 marmelos lavados ( o marmelo ao ser colhido tem como que uma película acinzentada meio grudenta que se sente ao se pegar na fruta)
  • 2.25 litros de xarope açucarado previamente mencionado
  • 1 fava de baunilha
  • Sumo de 1 limão

Preparo

Pre-aqueça o forno – 150oC. Descasque o marmelo – você vai precisar de uma faca bem forte pois ele é duro pra partir. Corte em quatro partes ou 6. Retire a parte central aonde estão as sementes e ponha tudo dentro de um tecido tipo gaze (musselini,será?) e amarre. Você vai colocar esta trouxinha na panela junto com o marmelo. Pegue uma panela grande que possa ir ao forno e coloque o xarope açucarado juntamente com a baunilha, o sumo de limão, a trouxinha e por fim o marmelo. Cubra bem direitinho e leve ao forno por pelo menos 4 horas. Deixei o meu por 5 horas e meia.Como você sabe se o marmelo está bom? Ele vai ficar vermelho. Não mexa. Retire do forno e deixe esfriar. Você pode servi-lo de várias formas: a) só fatias do marmelo numa cumbuquinha de sobremesa; b) como ‘a’ acrescentando creme de leite batido, c)com fatias de laranja, d) com iogurte sem precisar acrescentar mel pois o marmelo vai estar doce devido a ter sido cozinhando no xarope açucarado…e por aí vai. Eu peguei o meu e fiz um bolo com boa parte dele. A receita é do mesmo livro.


Bolo de Marmelo

A receita original é para um bolo de ameixas frescas. A autora é uma austríaca chamada Mieze, amiga dos pais da Stephane Alexander. Jamais fiz o bolo de ameixas mas eis a versão com marmelo:

Bolo de Marmelo
 
Ingredientes
Ingredientes para o bolo
  • 180g de manteiga em temperatura ambiente amaciada com a parte de trás de uma colher
  • 150g de açúcar
  • 135g de farinha de trigo normal
  • 135g de farinha de trigo com fermento
  • Pitada de sal
  • 2 ovos grandes, levemente batidos
  • 70ml de leite em temperatura ambiente
  • ½ xiícara de amêndoas moídas ou farelo de pão
  • Fatias de marmelo ‘pochê’– difícil de precisar quantas pois depende da sua arrumação
Ingredientes para a cobertura:
  • 60g de manteiga
  • ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 2 ovos grandes
Instruções
Preparo da bolo
  1. Pre-aqueça o forno – 180oC, e unte e polvilhe levemente uma forma das que abrem do lado de 26cm de diâmetro.
  2. Coloque a manteiga e o açúcar até que a mistura fique bem clara e leve. Misture as farinhas e o sal e acrescente à mistura com a manteiga. Misture os ovos com o leite e jogue na vasilha com a farinha. Mexa até que a massa fique meio mole, caindo da colher sem que você precise fazer força). Transfira a massa para a assadeira preparada tomando cuidado para que ela não preencha mais que ¼ da forma pois ela vai crescer bem.Salpique as amêndoas ou farelo de pão. Então pegue fatias de marmelo e vá arrumando na forma, começando pela parte de fora e indo em direção ao centro.Por fim derrame a cobertura igualmente por volta e por cima do melado. Leve ao forno por aproximadamente 55 minutos – faça o teste do palito para ver se está bom.
  3. Sirva morno com sorvete ou creme.Caso o bolo não seja todo devorado de uma vez, para comer o restante depois aconselho aquece-lo em forno de 180oC e revestido de papel alumínio por 15 min.
Para fazer a cobertura
  1. Dissolva a manteiga e acrescente o açúcar e a canela e mexa. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso bata os ovos bem e acrescente à mistura fria.

 

1 Comments
  • graziella

    Responder

    que bolo lindo !receberei marmelo em breve e tentarei faze-lo .um abraço,graziella

Leave a Comment

Rate this recipe: