Bolo de maça e bala de doce de leite

14 Comments

Maçãs. Maçãs. E uma pitada de bala de doce de leite. Achei que seria uma ótima maneira de variar as receitas de bolo de maçã que andam rolando por aqui. Por mais que eu não me canse de consumir maçãs nas suas mais diversas formas, a quantidade de maçãs em casa às vezes fica fora de controle. Quando vi o chefe Simon Rimmer aparecer com esta receita peguei logo caneta para anotar. E confesso que a bala de doce de leite vendeu a receita para mim.

Use maças da estação. As minhas vem na minha cesta. O ideal é usar maçãs que têm um leve adocicado, mas que também tem uma boa dose de acidez. E quanto às balas de doce de leite, elas devem ser as mais macias que você encontrar. E as pique em pedaços médio para pequeno. Já usei várias balas, mas as minhas preferidas foram umas que comprei numa loja de produtos orgânicos aqui perto que eram tão macias que dava para tirarmos um pedaço com os dedos.

Hoje em dia as pessoas adoram fazer bolo com coberturas mil. Às vezes elas se esmeram mais na cobertura do que no próprio bolo, o que a meu ver é errado. A cobertura deve ajudar a realçar o bolo, e não ser o rei da festa. Este bolo é o que eu chamo de um bolo ‘honesto’. Não tem nada de cobertura por cima. Ele tem personalidade suficiente para se afirmar sozinho. Os pedaços de bala de doce de leite dão um leve adocicado à massa, mas de forma gentil. Ele tem uma crostinha e o centro é fofo.

Ingredientes: 

  • 3 maçãs pequenas, descascadas*
  • 150g bala de doce de leite macia picadas em pedaços médios
  • 1 colher de sopa de ‘mixed spice’**
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 175g  manteiga em temperatura ambiente
  • 150g açúcar mascavo claro***
  • 2 ovos de granja
  • 250g farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento para bolo

Forma de 20cm, untada e forrada com papel manteiga no fundo e nas laterais

Notas: 

*a receita original pedia 100g de maçã mas só uma maçã pequena pesa 100g facilmente e uma vez descascada vai para 80g.Usei 3 maçãs de 100g cada uma: uma maçã inteira mas 1/3 de outra maça para as rodelas, e o restante para cortar em pedacinhos

** mixed spice é um tempero que se compra em pó – tipicamente inglês e consiste de canela em pó, noz moscada, allspice, cravo, coentro, gengibre, caraway e as vezes uma pitadinha de pimenta do cayenne – faça a sua mistura caseira ou substitua por outro ingrediente

*** por aqui temos vários tipos de açúcar e o da receita original é dark soft Brown sugar – leia; mas acho que no Brasil só há um tipo de açúcar mascavo –peneire o seu antes de usar na receita

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 180oC.  Forre a forma com rodelas de maçã e metade da quantidade de bala de doce de leite.Reserve. Ponha a farinha de trigo e fermento numa tigela e peneire. Reserve. Numa outra vasilha coloque a maçã picada e o restante das balas de doce de leite, revestindo tudo com a canela em pó e o mixed spice. Reserve. Bata o açúcar e a manteiga até que a mistura fique bem clara e leve – uns 3 minutos. Acrescente os ovos – um por um, batendo bem após cada adição. Por fim acrescente a mistura de farinha de trigo e fermento. Ponha na velocidade baixa da batedeira e mexa até que os ingredientes se incorporem. Não mais que isso. Jogue a mistura de maçãs e balas e use uma colher de metal para incorporá-la ao restante da massa. A massa deve ser transferida para a forma e com uma espátula você a espalhará para que se nivele. Leve ao forno por um 55 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.  Sirva frio com uma bola de sorvete.

14 Comments
  • Renata

    Responder

    Tina, que ideia genial de colocar balas de doce de leite dentro do bolo! Isso deve ser divino! Ainda mais com o sorvete, hmmm!

    Beijo!

  • Márcia

    Responder

    Menina…………..isto me pareçe bom!
    Beijos, saudades.

  • Cristina

    Responder

    Valentina, esqueci de comentar, que por aqui, encontramos o açúcar mascavo escuro e o claro também (creio que as únicas versões)!
    bj…

  • Cristina

    Responder

    Valentina, adorei essa combinação de fruta e doce de leite…bem inusitada para mim, mas certamente deliciosa!
    bj…

  • Luciana Betenson

    Responder

    Ficou lindo 🙂 Também prefiro mil vezes os bolos simples aos muito cheios de recheios e coberturas. Um beijo!

  • Ameixinha

    Responder

    Adoro bolos de maçã mas com balas foi a primeira vez que vi, deve ficar óptimo 🙂

  • Marlene

    Responder

    Nossa, que vontade que deu de comer esse bolo! Vou ter que fazer com certeza! Beijos Tina

  • Alessandra

    Responder

    Nossa eu adorava ver o “Something for the weekend” só pra ver as receitas do Simon, esta receita veio de lá???
    O bolo tá com uma cara ótima!!
    Bjs

  • Robin O

    Responder

    What a lovely fall rich recipe! Delightful, full bodied flavors that just sign out.

    Had to read via google/translate but still think your sentiments about honest food is the right one. Cheers my friend!

  • Robin O

    Responder

    What a veautiful cake! I the flavors just sing out apple harvest and fall delights! Wonderful Post (had the read via google/translate 🙂 )

  • Letícia

    Responder

    Sua forma de descrever os bolos sempre me conquista. Na verdade, sua forma de descrever o mundo a sua volta. Faz falta mais gente com poesia nos olhos como você.

    Beijo!

  • Jô Bibas

    Responder

    Valentina, balas de doce de leite?? Agora abriram-se as portas do paraíso!
    Os biscoitinhos de gengibre são simples e deliciosos, bons para dar uma leve encostadinha no café e… boca!
    Não sei se faz diferença pra você, mas o link que aparece no teu comentário é ainda da outra versão do blog. Quando clico lá, caio em uma receita de março 2010…
    BJô e boa semana.

  • Luisa Alexandra

    Responder

    Este bolo está uma maravilha, adorei!
    Em Portugal não creio que seja fácil encontrar esse tipo de balas, que cá chamamos de rebuçados, mas creio que se poderá utilizar leite condensado.

  • Dolly

    Responder

    Nossa parece ser espetacular e saboroso
    Obrigada por compartilhar
    Dolly

Leave a Comment