Bolo de Maça com Especiariarias

7 Comments

Tenho que começar desejendo a você um feliz 2019! Que neste ano que se inicia a vida te apresente muitas oportunidades de realizações, saúde, que desfrutes a companhia dos que ama, e que comas bem desfrutando momentos prazerosos em torno da mesa, ou num piquenique ou churrasco, e que estes momentos sejam muito de partilhas.

Confesso que retomo ao Trembom neste novo ano pedindo para ser guiada a levar a minha escrita de uma forma que seja relevante. O discurso em volta do que se come tem mudado tanto, e acertando ou errando a única coisa que posso dizer é que meu discurso será sempre honesto. Sou simplesmente alguém que gosta de cozinhar, e dividir pois esta plataforma foi criada para ser uma forma de comunicação sobre o que se passa no meu mundo culinário. Se fala muito no fim dos blogues de culinária. Mas amo a escrita, e confesso que depois de um tempo de infrequência na presença aqui – por várias razões sobre as quais não vou me adentrar,  acabei o ano de 2018 com uma necessidade imensa de escrever.

Volto compartilhando um bolo  simples, sazonal pois por aqui é época de maçãs.  E as especiarias são presentes nesta receita combinando com a época de festas de fim de ano.  Serei honesta ao dizer que  na primeira vez que fiz a receita usei uma forma do estilo bundt seja de reentrâncias, e por mais que tivesse untado bem o bolo nao desformou. E fiquei cortando as fatia dentro da forma. Na outras duas vezes em que o fiz usei uma forma menos rococó, e não tive problemas. Sendo assim só recomendo que dependendo da forma que você quiser usar, unte muito bem para não ter problema.

O resultado me agradou muito pois o bolo ficou fofo, com uma leve crosta por fora,  e um perfume bem gostoso. Como não foi consumido todo em um dia só, revesti com um pano de prato e no dia seguinte ainda estava bom.  Agora é claro que dependendo de onde você viver talvez tenha que armazená-lo de forma diferente.  Já para servir, acho que você pode serví-lo puro, ou dar um ar festivo com um sorvete de creme ou de baunilha por exemplo. Ou um iogure firme tipo o grego. De repente você pode esquentar a fatia no microondas se for comer no dia seguinte.  Eu sou deveras preguiçosa e normalmente como ‘frio’. Além do que não tenho microondas em casa, mas seguramente é uma opção.

Tentei ser bem fiel ao meu modo de preparo, e não ser muito mecânica na reprodução da receita.  Sei entretanto que muita gente se aborrece com longas listas seja quais forem. E a esses me desculpo de antemão.  E caso façam a receita e querem voltar para contar, será um prazer. Vocês podem me encontrar no Instagram também – @trembom.

 

4.5 from 2 reviews
Bolo de Maça com Especiariarias
 
Prep time
Cook time
Total time
 
Serves: 10-12 pessoas
Ingredientes
  • maças - 450g pesadas sem a casca ou a parte mais durinha do centro aonde tem semente
  • farinha de trigo com fermento - 330g, peneirada *
  • manteiga - 280g, amaciada **
  • açucar cristal - 280g
  • canela em pó - 3 colheres de chá
  • gengibre em pó - 4 colheres de chá
  • cravo em pó - 1 colher de chá
  • sal - ½ colher de sal **
  • ovos - 5 grandes
  • açúcar de confeiteiro - para decorar manteiga sem sal - 280g, em temperatura ambiente
Notas
  • * a farinha normal pode substituir a com fermento; neste caso acrescente 4 colheres de chá de fermento para bolo niveladas
  • ** se você usar manteiga com sal, não precisa acrescentar ½ colher de sal; e note que 'amaciada' é quando a manteiga perde o ponto duro e quando você a aperta com o dedo ela afunda um pouco - evite a manteiga muito mole pois vai causar problema na massa
Instruções
  1. Unte uma forma tipo bundt de capacidade para uns 2.4 litros com manteiga derretida- ou outra forma com a mesma capacidade. Leve à geladeira. Depois de uns 10 minutos pincele a forma novamente com manteiga e salpique com farinha de trigo,retirando o excesso. Devolva à geladeira até a hora de usar.*
  2. Pre-aqueça o forno - 180g C.
  3. Maçãs: 280g devem ser cortadas em pedaços de 1 cm aproximadamente; e 170g deve ser raladas. Reserve até a hora de usá-las na massa.
  4. Ponha a farinha de trigo, sal e especiarias em uma tigela, misture tudo com o fouet ( ou peneire tudo) e reserve até a hora de usar. **
  5. Bate a manteiga e o açúcar por uns 10 minutos em velocidade alta - a mistura vai aumentar de volume, e ficar fofa e de cor clara.
  6. Enquanto a manteiga + açucar estão batendo, ponha os ovos em uma tigela e bata levemente. Reserve até a hora de usar.
  7. Quando a mistura do açúcar estiver no ponto desejado baixe a velocidade e acrescente metade da mistura dos ovos, e bata para incorporar;
  8. Acrescente uma colher de sopa da mistura da farinha a massa e bata levemente, seguido do restante dos ovos;
  9. Desligue a batedeira, acrescente o restante da mistura da farinha, e misture tudo cuidadosamente para que os ingredientes se encorporem. DICA: eu acrescentei duas colheres de chá de leite em temperatura ambiente pois achei que a mistura estava muito seca.
  10. Depois acrescente a maça ralada e misture cuidadosamente á massa para encorporar.
  11. Retire a forma da geladeira e derrame um pouco da massa na forma - só o suficiente para forrar o fundo. Jogue uma parte da maça picada, ponha mais massa por cima, mais maças picadas, e o restante da massa.
  12. Leve ao forno por uns 45 minutos. Teste com o palito ao final deste tempo, e se achar necessário deixe por mais uns 5 minutos.
  13. Retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 20 minutos. DICA: gosto de usar uma espátula pequena só para me assegurar de que as laterais do bolo estão desgrudadas da forma, e faço o mesmo na parte central da forma tipo bundt
  14. Após os 20 minutos desenfome sobre uma grelha elevada para que circule ar por baixo do bolo - caso contrário o bolo vai suar sobre a superfície.
  15. Quando o bolo estiver completamente frio polvilhe-o com açúcar de confeiteiro.

 

7 Comments
  • Mônica Wibbelt

    Responder

    Fico feliz em saber que você está focada neste blog que há tantos anos sigo e que sempre me permitiu “viajar” pelo mundo dos excelentes sabores, da escrita detalhada e emocional e das imagens que enchem os olhos e o coração.
    FELIZ 2019!!

    • valentinajacome

      Puxa Monica, fiquei emocionada com o teu comentario. Muito obrigada.

  • Renata Lampião

    Responder

    Tina do céu! Fico sempre encantada com o mix foto estupenda versus escrita detalhada.. Tu nasceste para preparar os melhores bolos da galáxia! Um Ano Novo de muitas alegrias para ti! Bj

    • valentinajacome

      Minha amiga, vc eh a minha maior incentivadora. Nao tenho palavras para agradecer.

  • Marise

    Responder

    Valentina, é sempre um prazer ler seus relatos e experimentar suas receitas.
    Um saboroso 2019 recheados de aventuras culinárias e histórias como vc bem sabe fazer.
    Abraços,
    Marise

    • valentinajacome

      Oi Marise, Feliz 2019 pra você. Obrigada pela presença aqui – isso me faz muito feliz. Este ano meu foco é o blog então quero partilhar muitas coisas aqui.

    • valentinajacome

      Marise querida, obrigada 🙂 Vamos viajar juntas.

Leave a Comment

Rate this recipe: