Bolo de limão, macadâmias e coco e uma cobertura perfeita

4 Comments

Não há nada como um dia atrás do outro.No útimo post falava do calor imenso que andava fazendo por aqui,  e que tinha nos dado um verão como nem um outro.  Mas as chuvas chegaram. E  elas trazem nova luz para os dias.

Outro dia estava vindo da estação para casa, e fiquei escapando da chuva de forma acidental.  Entrei no supermercado para pegar agumas coisas e ao sair vi que enquanto fazia compras havia caído um temporal.  E a caminho de casa fiquei obervando a luta que se travava no céu entre a luz do sol que estava se pondo,  e as nuvens escuras carregadas de chuva.  O céu estava  polarizado – e lindo. Consegui chegar em casa seca.

Ao chegar em casa resolvi pegar uns limões e fazer uns bolinhos com coco. Queria algo que no sabor me lembrasse tróipcos, e sabores ensolaros.  Cortei a receita pela metade e fiz somente 6 bolinhos em mini formas de bolo inglês.  Os bolinhos ficam bem leves, e isso se deve às claras em neve que são batidas somente até começarem a  se firmar . Paro aí, e misturo as claras à massa. Com esta textura fica fácil misturar todos os ingredientes, sem destruir as bolhas que foram criadas.

E apesar de ser uma pessoa que  nem sempre coloca cobertura nos bolos que como, ousaria dizer aqui que este bolo e cobertura tem que ser como um casal, pois precisam um do outro. Se você deixar os bolinhos em uma vasilha vedada, eles durarão uns dois dias.

E aí, ficou tentada(o) a fazê-los?

5.0 from 1 reviews
Bolo de limão, macadâmias e coco
 
Estes bolinhos ficam leve como uma pluma. Fiz meia receita da original, e rende bem.Gosto de bolinhos - são bons para dividir, para levar de lanche. Decore como quiser. Só os bolinhos com cobertura caem muito bem.
Author:
Recipe type: bolo cidadão do mundo
Ingredientes
Para o bolo
  • 100g de macadâmia
  • 20g de farinha de trigo com fermento
  • pitadica de sal
  • 3 ovos, gemas e claras separadas
  • 80g de açúcar
  • raspas de 1 limão tahiti
  • 25g de coco ralado - usei o seco
Para a cobertura
  • 60g de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de raspas de limão Tahiti
  • 1 colher de sopa de suco de limão Tahiti
Instruções
Para o bolo
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC
  2. untei e enfarinhei 6 forminhas de bolo inglês, e reserve
  3. Coloque as macadâmias, farinha e sal em um processador e bata tudo até que as macadâmias fiquem completaente trituradas
  4. Em uma vasilha coloque as gemas, raspas de limão e o açúcar, e bata por uns 3 minutos - a mistura deve ficar páida e cremosa.
  5. Jogue a mistura da farinha dentro da mistura com as gemas e mexa tudo deicadamente para se encorporarem
  6. Bata as claras até que os picos comecem a firmar - não devem ficar duros
  7. Ponha as claras dentro da mistura com gemas e farinha, e muito delicadamente vá misturando tudo até ficar com uma mistura homogênea
  8. Transfira a mistura entre as forminhas pre-untadas , não deixando exceder ¾ da forma
  9. Leve ao forno por 15 min - teste se um palito sai seco ao espetá-lo no centro do bolo, caso ainda esteja molhado deixe no forno por mais uns minutos
  10. Retire do forno e deixe esfriar
Para a cobertura
  1. Ponha todos os ingredientes em uma vasiha e misture bem até que a mistura fique homogênea.
Montagem
  1. Derrame a mistura por cima dos bolinhos, e deixe secar antes de comer.
  2. Gostou do azedinho?

 

4 Comments
  • Andreia

    Responder

    Bom dia! A historinha que a levou a preparar esse bolinho é tão fofa! Adorei! Assim como adorei a receita do bolinho e o capricho! Muito obrigada pelos dois (historinha e receitinha).

    Dúvida: qual a medida de fermento se eu usar farinha sem fermento?

    Beijinhos

    • valentinajacome

      Andreia, que bom que vc gostou 🙂 Bem, a quantidade de farinha é tão pequena.diria 1/4 dev colher rasa de fermento. Depois me conta.

  • Renata Lampião

    Responder

    Amiga, fiquei tão empolgada com estes bolinhos que uma fornada deles sairá logo, logo da minha cozinha. Obrigada por dividir esta preciosidade! Beijo

  • Rita Bertholdi

    Responder

    Adorei as fotos.
    O bolo também parece um super gostoso. Acho que da certa a cobertura da um toque especial, fazendo o bolo lustroso e deliciosamente azedinho. Bom ter vc de volta com receitas fantásticas.

Leave a Comment

Rate this recipe: