Bolo de Limão com calda de limão

8 Comments

lemon drizzle 2

Faz um ano desde que escrevi o último post aqui. Precisei de um tempo para reavaliar se dava para continuar postando. O meu tempo parece sempre mais e mais escasso. Mas senti muita falta deste espaço em que divido as minhas paixões e/ou curiosidades gastronômicas. São tantas coisas que sempre quero poder dividir, que talvez precise de uma newsletter quinzenal também. Mais um projeto para a minha lista.

A vontade deste primeiro post nasceu de um passeio que fiz recentemente, e no qual me deliciei com um bolo de limão. O bolo de limão que aqui chamamos de ‘lemon drizzle cake’. Ele não é somente um bolo de limão, mas mais importante que isso é a calda de limão que acompanha  bolo – o ‘drizzle’.  Fiquei em um Bed & Breafast na cidade que usei de base para os meus passeios, e a senhora dona do B&B nos dava uma fatia imensa de bolo caseiro para levarmos conosco no passeio do dia. A primeira fatia que ela me deu foi uma de lemon drizzle cake.  Quando dei a minha primeira parada para comer algo, e coloquei um pedaço do bolo na boca  foi uma explosão cítrica. O melhor ‘lemon drizzle cake’ que já comi na minha vida. E depois de encher a barriga com o bolo continuei minha caminhada. E vira e mexe pensava no bolo e o porque dele ser tão delicioso. Fiquei com inveja de não ter então feito um bolo de limão com calda de limão que fosse tão delicioso quanto aquele. Ele era fofo, úmido, e com um sabor ácido maravilhoso de limão.  Não tinha só o cheiro de limão, mas sabor também. E semana passada resolvi fazer um bolo de limão para matar a saudade do passeio e do lemon drizzle cake da senhora do B&B.  Usei uma receita do Paul Hollywood que leva um tiquinho de curd de limão na massa.E adaptei a calda de limão pois a que acompanha a receita era muito mixuruca. A receita original também trazia uma cobertura de açúcar de confeiteiro para se revestir o bolo após se aplicar a calda. Fiz acrescentado o suco de limão ao invés da agua, mas prefiro o bolo somente com a calda de limão. E você

 

lemon drizzle 9

Um bolo simples e saboroso. Este bolo nao é grande, e é bem fino. Por isso fique de olho nele quando estiver no forno. Reduzi o tempo no forno para 20 min – ao invés dos 25 recomendados. E ainda bem. Um minuto a mais e o bolo teria endurecido.

lemon drizzle 5

 

Bolo de Limão com calda de limão
 
Ingredientes
Ingredientes para o bolo:
  • manteiga sem sal em temperatura ambiente - 70g
  • açúcar refinado - 120g
  • ovos médios em temperatura ambiente - 2
  • farinha de trigo com fermento - 140g
  • fermento em pó - 1 colher de chá medidora (5ml)
  • limão - 2, só as raspas
  • curd de limão siciliano - 1 colher de sopa medidora (15ml)
  • leite em temperatura ambiente - 2 colheres de sopa (30 ml)
  • Calda de limão para jogar por cima
  • açúcar granulado - 100g
  • suco de limão - 2 - os utilizados para as raspas
Instruções
Unte e forre uma forma de 20x20 cm, e reserve.
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC. Bata a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura cremosa e de cor clara - por pelo menos 3 minutos. Acrescente os ovos e bata para misturar - a mistura vai ficar separada, mas não se preocupe pois na hora em que colocar os outros ingredientes tudo ficará uniforme. Se estiver usando a batedeira, desligue agora. Acrescente os outros ingredientes  e misture tudo com uma espátula ou colher de pau.
  2. Transfira a massa para a forma pre-untada, e espalhe igualmente. Esta receita não é grande, mas dá para revestir o fundo igualmente. Asse por uns 20 minutos, e faça o teste do palito. Se necessário asse por um pouco mais. Porém na minha experiência este bolo assou rápido pois a massa é pouca.
  3. Enquanto o bolo assa prepare a calda de limão mturando os dois ingredientes. Quando tirar o bolo do forno faça furos com um palito, e jogue a calda de limão por cima enquanto o bolo ainda está quente. Deixe esfriar na forma

 

8 Comments
  • Cris

    Responder

    Hallo Valentina!
    Que bom que vc voltou! Senti falta de suas receitas maravilhosas.
    Acabei de fazer o seu bolo de banana com caramelo, ficou uma delícia. O próximo da lista será esse bolo de limão.
    Adoro suas receitas!
    Um abraço.
    Cris

    • valentinajacome

      Oi Cris, obrigada pela mensagem.Valorizo muito. Pois é, tive um processo de show searching. Mas resolvi voltar de verdade. Ah que bom que fizestes aquela receita! Vou aguardar saber desta do bolo de limao. Super abraco.

  • Patrícia

    Responder

    Quase nunca comento, mas fico sempre na expectativa do seu próximo post. As imagens enchem os olhos e seu capricho encanta a alma. E eu que amo limão, por certo irei fazer.

    • valentinajacome

      Oi Patricia, puxa que legal o seu comentario.. Obrigada. 🙂 Daqui ha uma semana vou tirar um periodo de ferias e vou dar uma arrumada no blog, e voltar a postar. Volte sempre.

  • Sandra Silva

    Responder

    Adoro as suas receitas, já estava com saudades!!! Adoro receitas com limão vou experimentar 🙂 muito obrigada

    • valentinajacome

      Obrigada Sandra. Fico feliz por vc gostar. E o bolo – deu pra fazer?

  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, retorno triunfal! Acho perfeito apenas com a calda, mas a cobertura também tem o seu valor. Ela o deixou imponente, digamos assim. Vou testar esta receita e logo! Só preciso me organizar para fazer o curd na véspera. Muito obrigada por publicá-la! Beijo

    • valentinajacome

      Querida amiga, que bom que vc gostou. me conte quando fizeres. gosto muito de ti Re. E gracas a voce voltei a blogar pois vc sempre me apoia. 🙂

Leave a Comment

Rate this recipe: