Bolo de Laranja com amêndoas

15 Comments

O tempo tem estado tão bom que põe um sorriso no rosto da gente. O inverno que foi terrivelmente longo e deverasmente frio se foi. E temos tido lindos dias de sol, dias longos, que até o dia 21 de junho se tornarão ainda mais longos. As flores estão por toda parte, dando um lindo colorido. O britânico ama seus jardins, e é um lindo prazer sair por aí na primavera e verão. Eu procuro rotas da estação para casa de forma que possa passar por ruas que sei terem uma cor especial, aproveitando ao máximo este período. E outro dia saí para me encontrar com um amigo em um destes dias ensolarado e neste passeio colorido pensei em ligar o forno na volta, e fazer algo doce, perfumado. É um pouco aquela fixação de estar sempre pensando um passo adiante quando o assunto é comida. Afinal, planejamento Resolvi ainda durante a minha caminhada que ia usar umas laranjas que tinha em casa. Havia visto uma receita com laranjas inteiras pela manhã ao folhear um dos meus livros enquanto tomava café.

Tenho uma enorme tendência de ir atrás de bolos com frutas. Não que tenha sido assim sempre. Mas desde o dia em que provei um bolo com frutas frescas pela primeira vez me apaixonei. Lembro de uma receita de bolo de laranja que fiz há uns 6 anos atrás ou mais, de uma colega de Cybercook. Daniela era seu nome se não me engano. Seu bolo era saborosíssimo, receita da tia acho – minha memória definitivamente me deixou na mão aqui. Bem fofo e saboroso. A receita era enorme, bem como muitas receitas do Brasil. Receitas para família, festas de aniversário. Infelizmente esta receita se perdeu com o tempo. Passei a fazer uma outra da Donna Hay com laranjas cozidas, e a usei por uns tempos. Não lembro se levava amêndoas. Esta receita foi aposentada por mim e fui em busca de outras novidades. Lembro também de uma receita da maravilhosa Claudia Roden, a escritora. Com laranjas inteiras cozidas e amêndoas moídas. Deliciosa. Bem úmida, de se comer e pedir mais. Aquele toque do oriente com as amêndoas.

Esta receita peguei no livro da Rose Bakery, e é parecido com a da Claudia Roden. Aqui se utiliza um limão inteiro assim como duas laranjas. E não tem farinha de jeito nenhum o que me agrada muito para se dar uma variada. Teria adorado jogar uns pinolis nesta massa, mas não tinha nenhum em casa. É um ótimo bolo para se servir depois de uma refeição, ou no café da manhã e mesmo num lanche da tarde, batendo papo com aquela amiga que fez uma visita de última hora. Fiquei pensando numa farinha de castanha de caju com este bolo. Se estivesse no Brasil ia querer fazer uma versão local, com frutas locais. Fica para uma próxima viagem. Caso um(a) de vocês tenha uma experiência do tipo, amaria saber. E enquanto isso não acontece fica aqui a receita que usei.

Bolo de laranja com amêndoas

Inspirado na receita da Rose Bakery – Orange almond cakes

Ingredientes:.

**Fiz metade da receita e exatamente metade de cada ingrediente – veja as quantias nos parênteses:

  • 2 laranjas (1 laranja)
  • 1 limão siciliano (½ limão siciliano)
  • 6 ovos (3 ovos)
  • 450g açúcar refinado (225g de açúcar)
  • 550g amêndoas moídas ( 275g de amêndoas moídas) ou 450g de amêndoas moídas + 100g pistachos moídos
  • 1 colher de chá cheia de fermento em pó (½ colher de chá cheia de fermento em pó)

Ingredientes para o acabamento:

  • 250g de geléia de damasco (125g de geléia de damasco)
  • 50ml de água ( 25ml de água)

Formas tradicionais de muffin untadas, forradas e reservadas. Caso você queira usar uma forma só, use a de 23 cm. e unte e forre com papel manteiga Para meia receita usei umas forminhas um pouco menores do que as de muffin tradicional como você pode ver pelas fotos, e rendeu 15 muffins

Preparo:

Coloque laranja e limão numa panela de fundo pesado, e só cubra com água. Leve ao fogo para cozinhar em fogo médio por uma hora – ou até quando as frutas ficarem bem macias. Desligue o fogo e transfira as frutas para um prato ou tábua. Corte-as ao meio e retire as sementes. Transfira para um processador e processe bem – você ficará só com a polpa triturada.

Ligue o forno – 180oC.

Numa tigela coloque os ovos e açúcar e use um fouet para misturar os ingredientes. Eles não devem ser batidos pois não queremos muito ar na massa. Só queremos que os ingredientes se combinem. Acrescente o purê de frutas e misture para incorporar – continuei usando um fouet. Por fim coloque a farinha de amêndoa e fermento. Misture para incorporar e homogeneizar a mistura. Transfira a massa para as vasilhas pré-untadas. Leve ao forno por 30-35 minutos caso vá usar formas de muffins individuais. Caso use a forma maior necessitará de pelo menos 45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar. Gosto de fazer o teste 5 minutos antes do tempo recomendado. Retire as formas do forno e deixe esfriar completamente antes de transferir para a grelha.

Prepare o acabamento quando os bolinhos estiverem frios. Leve a geléia e água ao fogo numa panelinha e mexa em fogo alto até ferver. Pincele os bolinhos com a mistura enquanto ela estiver ainda quente – os bolinhos devem estar esfriados.

15 Comments
  • Carla

    Responder

    Oi Valentina, td bem? Estou querendo fazer este bolo e minha duvida eh: vc usa somente a poupa das frutas ou vc tritura td ate as cascas? Se tritura as cascas Nao fica amargo? Obrigada!

  • Lau Verrengia

    Responder

    Eu adoro bolo de laranja (prefiro os de fruta), mas nunca experimentei uma receita com amêndoas, deve ser ótimo mesmo.
    Assim como o Paulo, sou louca pelas amêndoas e faria exatamente assim esse bolinho.
    Parece úmido e muito perfumado.
    Gostei.
    Beijos

  • Renata

    Responder

    Tina, essa sua fôrminha é mesmo linda! E o bolo, olha que coincidência, fiz um dia desses um bolo de laranja e coloquei umas amêndoas que tinha em casa. Uma delícia, super úmido mesmo!

    Beijo!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Deve ficar super úmido esse bolinho, hein, Tina? E com laranja e limão eu já gostei, de cara. 🙂

  • Téia

    Responder

    Aff, amiga, que bolo é este???? Achei maravilhoso, suas fotas estão cada dia melhores. Bj grande.

  • Fer Guimaraes Rosa

    Responder

    Valentina, muitos ♥s para este bolinho que mistura limão e laranja. E você ainda fez a gentileza de dominuir a receita. Adorei. Muitos beijos e feliz primavera pra você! :-*

  • Ameixinha

    Responder

    Confesso que, entre bolo de chocolate e bolos de fruta eu vou sempre para o bolo de fruta 🙂

    • Trembom

      Então somas do mesmo time.

  • Paulo RT

    Responder

    Ficaram belíssimos.
    Adoro essa fôrma. Pensei em como seria com castanha de caju, mas eu praticamente sou um fanático alucinado por amêndoas (herdei isso da infância, pois sempre foi muito usado pelos meus antepassados). A minha geleia (que a Ameixinha me deixou com a pulga atrás da orelha por me informar ser compota) ficaria ótima com teu bolinho.
    Só de imaginar a combinação desses ingredientes imagino como devem ser deliciosos.
    Está anotado.

    • Trembom

      Paulo, por uma conversa que tive com umacolega em Portugal, lá eles chamam compota o que nós chamamos geléia. Quando vi tua receita logo de cara pensei em quando fizesse esta receita novamente.

      • Paulo RT

        É terrível palavras terem significados diferentes em dois paises com o “mesma” língua.

        Fico feliz se de alguma forma, uma receita minha te ajudou a te lembrar de uma receita como essa.

  • Léia Silva

    Responder

    Cara Valentina
    O inverno aqui também foi terrivelmente longo. Hoje esta’ fazendo um solzinho e isso me deu mais ânimo! Tem chovido muito.
    Que belas fotos! Amo flores, cuido das minhas com o maior carinho e me é muito terapêutico!
    Que pena que a receita de 6 anos atras se perdeu, pois pelas tuas descrições pareceu realmente gostosa.
    Ja’ a receita da Rose Bakery me agradou muito e quando farei também usarei os pistaches!
    Um abraço e tenha uma linda semana
    Léia

    • Trembom

      Léia, adorarei saber como fica com o pistachio se fizeres

  • Marmita

    Responder

    Que bonito texto e imagens.. tb adoro a primavera! devia existir o ano todo…Boa receita, parecem tão fofinhos… beijos

    • Trembom

      Concord. Deviamos ter primavera e outono.

Leave a Comment