Bolo de laranja com amêndoas e pistache

13 Comments

Esta é mais uma receita que rendeu da minha viagem a Paris.Comprei um absurdo de livrinhos e ainda por cima revistas. Adoro a forma de preparo, pois se aproveita tudo da fruta. O bolo vai ficar bem molhadinho pois além da polpa das frutas leva amêndoas na massa. Você pode dar um toque com os ingredientes da cobertura. Não coloquei nestes, pois os fiz para uma colega de trabalho que tem intolerância a derivados do leite, e ela não gosta de muito rebuliço nos bolos dela. Mas lhe adianto que estes bolinhos são divinos.

Estes bolinhos não levam farinha – ótimos para pessoas com intolerância a glúten. Eles também não levam manteiga ou leite o que os faz bons candidatos para pessoas com intolerância a derivados do leite. Agora se usa 6 ovos. Oops!

Como reforço na parte do preparo, unte bem as forminhas e não (NÃO) desinforme os bolinhos antes de esfriarem, pois eles grudam no fundo mesmo. Esta receita rendeu uns 18 bolinhos em forminhas de mini pães.

Para a Massa:

450g de açúcar

550g de amêndoas em pó (moídas) ou 450g de amêndoas moídas e 100g de pistache moído (misture os dois)

1 colher de chá de fermento para bolo

2 laranjas e 1 limão

6 ovos

Manteiga para untar as formas

Para a cobertura:

l250g de geléia de damasco

uma colher de chá de água

lascas de amêndoas tostadas

Preparo:

Coloque as laranjas e o limão numa panela com água, tampe e leve à fervura. Assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar por 1hora – a panela deve ficar tampada. Quanto faltar uns 20 minutos ligue o forno a 180oC. Unte as formas e reserve.

Quando as frutas ficarem prontas – você vai conseguir colocar uma faca através delas facilmente, retire-as e as coloque numa tábua. Corte ao meio cada uma, retire as sementes e ponha o restante num processador. Processe tutdo ate ficar uma papa.

Numa tigela coloque os ovos e o açúcar e bata para misturar. Não bata muito pois não queremos que esta mistura fique cheia de ar. Transfira a polpa das frutas para esta tigela, seguida das amêndoas.pistache e fermento. Dê mais uma mexida. Transfira para as formas previamente untadas. Leve ao forno por uns 35 minutos.

Quando retirar do forno deixe que esfriem nas forminhas pois caso contrário se partirão. Acabei com vários olinhos alejados,faltando um pedacinho da bandinha – sou apressada. E teimosa.

Pegue a geléia de damascos e ponha numa panela com a água e mexa até que fique meio líquido. Pincele os bolinhos com esta geléia ainda quente e decore com as lâminas de avelãs.

13 Comments
  • Dadivosa

    Responder

    Estou suspirando por esse bolinho, Valentina. E adorei o “rebuliço” 😀Beijos

  • bia

    Responder

    Valentina, este é o tipo de receita que eu AMO ! bjs

  • Lali

    Responder

    Valentina esta receita tem endereço certo barriguinha do maridão. Sou uma fã de algum tempo de blogs de culinária e decididamente o seu está entre os meus preferidos. Aprendo tanto com vocês. Beijos Ana Laura

  • laila

    Responder

    valentina…que receita espetacular…o modo de preparo eh unico…adorei…sem falar que permite mil e uma variaçoes..de pomelos, laranja bahia, limao cravo, com amendoas, nozes, avelas, pecans…irresistivel! parabens! estao lindinhos.bjos

  • Ana

    Responder

    Lindinhos!Ana

  • Silvia Arruda

    Responder

    Parece delicioso!!

  • Cláudia A.

    Responder

    Deliciosos Valentina. Muito legal isso de não ir farinha. Eles devem ser tão fofinhos.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Essa sua viagem amiga está me rendendo ótimas receitas! 🙂

  • Agdah

    Responder

    Menina, é bem cítrico. Deve ser divino.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, você misturou algumas paixões minhas aqui. Limão, laranja, amêndoas. Ai, ai – queria comer alguns (sim, alguns, sou gulosa) bolinhos desse. Aleijados ou não. 🙂

  • Elvira

    Responder

    Ficaram maravilhosos! Posso tirar um…? Posso…? 😉

  • Cris

    Responder

    Lindo! Acho que faz um bom presente na época do Natal… Bjs!

  • Joaninha

    Responder

    Que maravilha! Adorei 🙂

Leave a Comment