Bolo de Laranja, Amêndoas e Lavanda

0 Comment

Comprei um livro recentemente entitulado ‘Crazy Water, Picked Lemons‘. Na verdade comprei o livro para pegar a receita deste bolo sobre o qual li no blog The Traveller’s Lunchbox. E no final comprar este livro foi uma das melhores coisas que fiz. Voltando à receita, a experiência começa a partir do momento em que se moé a lavanda. Todo o processo de preparo é uma experiência maravilhosa para o olfato. Gosto muito de experimentar com ingredientes novos, diferentes dos que cresci vendo e me deliciando. A princípio me preocupei que talvez o perfume da lavanda fosse ser muito forte. Mas de jeito nenhum. O bolo fica fofo, e merece um lugar especial na sua rotina diária. Prepare o seu cafezinho bem gostoso, puxe a cadeira e se delicie com esta lindeza.E delícia. A cobertura que usei não é a mesma do livro. Me inspirei na cobertura do site The Traveller’s Lunchbox.


Bolo de Laranja, Amêndoas e Lavanda
 
Ingredientes
Ingredientes para o bolo
  • 4 colheres de chá de lavanda propria para a culinaria
  • 250g de açúcar
  • 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • Suco e raspa de 2 laranjas
  • 4 ovos batidos
  • 200g de farinha de trigo com fermento
  • 55g de amêndoas moídas
Ingredientes para a cobertura:
  • 2 laranjas grandes
  • 100g de açúcar
Instruções
Preparo
  1. Coloque a lavanda num moedor de café até que fique bem moída, quase um pó. Transfira a lavanda e açúcar para um processador e bata bem até que a mistura fique bem fina. Transfira a mistura do açúcar com a lavanda, juntamente com a manteiga para uma batedeira e bata bem, até que fique tudo bem claro e fofo. Acrescente a raspa das laranjas assim como os ovos batidos. Se a mistura ficar com uma aparência não muito lisa acrescente ⅔ colheres de sopa do total da farinha de trigo e bata para misturar. Acrescente a farinha de trigo e amêndoas moídas, mexendo com uma colher de metal.
  2. Derrame na forma previamente untada e leve ao forno por 40 minutos. Para ver se o bolo esta bom faça o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 15 minutos antes de desinformar. Deixe esfriar mais um pouco na grelha.
Para fazer a cobertura usando a laranja:
  1. Retire a casca da laranja e usando uma faca bem amolada corte em tirinhas tipo julienne, do comprimento do dedinho. Espreme o sumo de ambas as laranjas rendendo 225ml. Se precisar completar com água faça isso e jogue tudo numa panela juntamente com o açúcar. Esquente levemente até que o açúcar esteja todo derretido. Acrescente as tirinhas de laranja e deixe em ponto de fervura. Elas têm que cozinha até que o álcool tenha evaporado. Retire as casquinhas do fogo com uma faca, colocando tudo em papel manteiga para secar. Salpique as casquinhas em cima do bolo. Você também pode tostar lascas de amêndoas e joga-las por cima juntamente com as casquinhas.

 

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: