Bolo de Goiaba da Vovó

3 Comments

Está receita originalmente foi tirada do Blog Chocolate & Zucchini. É o bolo da vó da autora do blog, Clotilde. A receita original é com pêra, mas como não tinha pêra em casa resolvi que ia usar as goiabas em lata que tenho. Eu sei que fruta em lata é um horror, sempre fui a primeira a jogar pedra. Mas a vida ensina. E tenho aprendido rapidinho. E a goiaba..bom, sempre amei goiaba e só vi a vermelha por aqui umas duas vezes custando os olhos da cara. Mesmo a minha grande paixão não foi suficiente para me levar a cometer a loucura de comprar esta fruta regularmente. Parei então de comer goiaba. E de vez em quando como goiabada daquelas do Brasil.

Bom, quando vi goiaba da vermelha em lata no supermercado no outro dia não resisti, pois o preço é bem razoável. E foi através desta receita que fiz uso das ditas goiabas. E acabei dando uma cara tupiniquim ao bolo da francesinha Clotilde, goiaba com amêndoa. Pode? Aproveitem e dêem uma passada no Kafka na Praia pra ver o de pêra que a Karen fez. Ela usou pó de castanha de caju.Segundo a autora escreveu na receita original, caso pedacos de frutas caiam na hora do vira-vira nao se desespere (achei que ela estava falando comigo diretamente). Coloque os pedacos nos buraquinhos de onde vieram.

Bolo de Goiaba da Vovó
 
Ingredientes
Ingredientes
  • 125g de manteiga sem sal derretida e esfriada
  • 4 pêras grandes ou 6 pequenas (substitua por maça, damascos, ameixas.. e um toque meu, goiabas - confesso que da proxima vez vou colocar umas 8 pequenas)
  • 150g de açúcar
  • 2 ovos
  • 60g de farinha de trigo
  • 20g de amêndoas trituradas
  • 1 ½ colher de chá de fermento de bolo
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno – 200oC. Unte uma forma de 20 cm. Lave, descasque e corte as frutas em ‘gomos’. Coloque-as espalhadas no fundo da forma.
  2. Num processador coloque o açúcar e os ovos e bata até que a mistura comece a ficar mais clara. Acrescente a farinha de trigo, amêndoas picadas e fermento para bolo, e misture bem.
  3. Derrame a mistura igualmente por cima das frutas e leve ao forno por aproximadamente 40 min. Faça o teste do palito.
  4. Ao retirar do forno deixe o bolo esfriar na forma em cima de uma grelha por uns 5 minutos. Inverta num prato (com as frutas para cima), e depois utilize outro prato para que ao inverter novamente as frutas fiquem pra baixo. Deixe esfriar e sirva. Outro bolo gostoso!

3 Comments
  • Estou te Esperando

    Responder

    Val seu bolo ficou lindo!!!E na culinária tudo se pode, afinal cozinhar é uma alquimia, e eu amo goiaba, mas onde moro nunca encontrei goiaba, infelizmente nem de lata……Buáaaaaaa……

  • Karen

    Responder

    Obrigada pela oferta das amêndoas, mas foi uma questão de esquecimento, achei que tinha comprado um potinho, mas não o encontrei em casa. Nessa época do ano é fácil achar vários tipos de castanhas no Brasil. Valeu mesmo!

  • Karen

    Responder

    Inacreditável! Fizemos a mesma receita no mesmo dia! Fiz o bolo ontem, mas como não tinha uma foto, postei a receita hoje, quando vim dar uma olhada no seu Blog, o que encontro? O bolo da Clotilde! Mas as duas receitas não poderiam ter ficado mais diferentes! Eu tinha as pêras, mas não tinha as amêndoas, usei castanha de caju. Seu bolo ficou fofinho, a massa do meu ficou mais compacta, úmida, que engraçado!

Leave a Comment

Rate this recipe: