bolo de frangipane com morangos, mascarpone e maracujá

11 Comments

untitledEsta receita é tão boa. Já declarei aqui bem recentemente meu amor por frangipane.  E esta receita é outra daquelas em que a frangipane se faz de humilde e divide o palco com mascarpone, creme fraiche e deliciosas frutas. Hoje divido aqui o frangipane com  morangos e maracujá. Salpiquei umas sementes de papoula assim de lambuja. Tem bolos que são lindos só de se ver. Ficam bonitos na mesa, abrem o apetite só pela sua aparência. Nos fazem ficar imaginando que alquimia se passa com os ingredientes todos combinados. E tem várias texturas também. Não dava para ser mais atraente.

frangipane, morango e mascarpone-1Já brinquei  também usando framboesas e maracujá. Outra vez usei mirtilos de molho no limoncelo, e maracujá, e outra vez ( eu sei, já estou parando) cerejas que acabaram de aparecer por aqui, de molho no kirch e salpicadas sobre o frangipane com pistachios picadinhos. As cerejas lindas , partidas ao meio sem sementes. Lindíssimas. Ganhariam concurso de beleza e sabor. Uma outra coisa legal desta receita é  que você pode fazê-la com antecedência. Um dia antes do evento. E na hora é só montar.

frangipane, morango e mascarpone-7Confesso que tenho tido muito para contar – tenho estado experimentando, e cuidando, mimando muita gente.  A primavera e o verão tem este poder renovador, rejuvenecedor, e ganhei meu mojo de novo. Não havia notado como o inverno prolongado, os dias curtos, noites longas,  haviam tirado um pouco da minha disposição. Com as cores voltou minha energia.  E vocês, perdem o mojo em certas estações? Me conta quando tiver um tempinho.

frangipane, morango e mascarpone-4

Ingredients:

Para o bolo de frangipane

Para os morangos

Para o creme

Instructions:

Preparando os morangos:

Corte os cabinhos do morango e as folhinhas. Depois corte os morangos ao meio e transfira-os para uma tigela. Jogue o açúcar e licor por cima. Misture e deixe na geladeira até precisar.

Preparo do frangipane:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre assadeira. A assadeira que usei é das compridas, de fundo móvel, e para ser mais exata   34.5 cm x 11 cm. Reserve. Separe todos os ingredientes para quando precisar – as farinhas devem ir todas em uma mesma tigela.

Na vasilha da batedeira (ou em uma vasilha qualquer caso queira bate tudo a mão) coloque a manteiga, raspa de limão e açúcar e bata até ficar com uma mistura cremosa e clara. Acrescente o ovo e bata mais para encorporá-lo à mistura. Acrescente as farinhas à mistura e use uma espátula para fazer com que todos os ingredientes se encorparem bem. Pode parecer que a mistura está muito seca, mas bote fé. E usando delicadeza você vai chegar no ponto. Quando atingir o ponto transfira a mistura para a assadeira. Pessoalmente acho prático usar um saco de confeiteiro para colocar a massa na forma. Use o método que lhe dê mais conforto. Uma vez que a massa esteja toda espalhada salpique as lascas de amêndoas por cima. Já pensou que delícia que vai ficar este frangipane com este chocante?Leve ao forno para assar por 30 min. Faça o teste do palito e só retire do forno quando passar o teste. Transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente. Você pode fazer esta receita com antecedência, e só decorá-la no dia.

Para o creme:

Misture o mascarpone e o creme fraiche até ficar com uma mistura cremosa.

Montagem:

Poucos minutos antes de servir monte o bolo espalhando o creme por cima do frangipane. Não recubra completamente, deixe uma bordinha – opinião pessoal. Depois escorra os morangos um pouquito para tirar o excesso de liquido do licor e coisa e tal. Espalhe por cima. A polpa do maracujá vai por ultimo. Bom, isso se você não usar as sementes de papoula.  Você e seus amigos vão amar. Podes crer.

11 Comments
  • Téia

    Responder

    Amiga querida, que maravilha é essa? Linda demais esta receita!!!
    Ah, o meu mojo só perco quando estou de dieta, tipo agora, kkk…
    Soube que vc também está firme na sua, em ? Depois me conta!!! Bj linda!

    • valentinajacome

      Téia querida, você tem que fazer para as suas visitas.Não precisa comer.

  • Márcia Rocha

    Responder

    Que Delicia de receita, fico a imaginar o cheirinho de coisa boa saindo do forno quentinho… Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br

    • valentinajacome

      Márcia, é muito saboroso e bem apresentada. Não faz feio. bis

  • Léia Silva on Facebook

    Responder

    Tomara amiga, embora tudo que vc faz eu babo! Bjo grande <3

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Léia Silva Cucchiaio pieno – by Léia Silva querida, pode ser que eu va fazer este quando te visitar.

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Patricia Scarpin, Pat, nao eh o calor. Sao os dias de inverno curtos, com pouca luz do dia. A gente acorda no escuro e ja esta escuro de novo as 4 30 da tarde no melhor cenário. A primavera não tem temperaturas altas , mas o dia eh longo. E isto muda a nossa disposição completamente. Ainda esta claro as 9 da noite. e no alto do verão ate as 10 tem luz do dia. Isto muda tudo amiga. Não aguento calor excessivo. Estou feliz aos 17 graus. 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, sou o contrário de você, me sinto mais disposta no frio! Aqui o calor é exagerado, então eu não gosto. Aquela coisa de sair do chuveiro já suando, que horror.

    Lindo esse bolo, amiga, e vc sabe que se tem maracujá e limão já estou amando – preciso experimentar!

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia querida!
    Uau, mande-me um pedaço dessa maravilha – estou aqui salivando!
    Os ingredientes combinam na perfeição e fico imaginando que deve ser uma explosão de sabores!
    A M E I !
    Levo a receita comigo.
    Bjo grande
    Léia

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Chis , se vc gosta de amendoas é paraiso

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Tina, nao conheço este bolo.

Leave a Reply