bolo de figos com amêndoas

16 Comments

Sempre tenho ótimas recordações dos deliciosos figos que como no continente. Eles me lembram de verão e da costa do sul da Espanha. Este ano andei encontrando ótimos figos por aqui, o que não é o que acontece na maioria das vezes. Já gastei muito dinheiro comprando figos que não tinham gosto de nada. Gosto deles bem geladinhos nos dias de muito calor.

Lendo um encarte do jornal de sábado me deparei com uma receita do Yotam Ottolenghi. Já falei dele antes por aqui. Ele agora escreve artigos culinários na edição do sábado – o jornal é The Guardian. Das três receitas publicadas por ele escolhi a do bolo. As outras ainda farei. Este bolo é ótimo, bem úmido e saboroso. A calda não é obrigatória mas com certeza dá um toque ao bolo. E o iogurte deve ser iogurte natural normal. Caso ache o iogurte grego este é bem melhor pois é bem espesso.

Ingredientes:
200g de manteiga sem sal, amolecida
200g açúcar
3 ovos grandes
180g de amêndoas moídas
100g de farinha de trigo
½ colher chá de sal
Sementes de 1 fava de baunilha
1 colher chá de aniz estrelado em pó
100g de iogurte natural
12 figos

Para a calda:
3 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de vinho tinto
6 figos partidos em quatro
Iogurte natural

Preparo do bolo:
Pré-aqueça o forno: 200oC. Unte e forre uma forma redonda de fundo removível de 24cm. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura bem macia e clara – por aproximadamente uns 5 min. Vá acrescentando os ovos lentamente: derrame um pouco, deixe misturar com a massa e só então acrescente o restante. Repita a operação até que todos os ovos estejam incorporados. Ponha a farinha de amêndoa, a farinha norma, a baunilha, o aniz estrelado e sal numa vasilha. Misture tudo e acrescente aos ovos, misturando com uma colher de metal até que a massa fique uniforme. O iogurte vai por último. Misture bem e transfira a massa para a forma, espalhando uniformemente. Pegue os figos e corte cada um em 4 partes. Espalhe os pedaços de figos pela parte de cima da massa, empurrando só levemente para dentro da massa.Leve ao forno por 15 minutos e baixe a temperatura para 170oC. Asse por uns 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma sobre uma grelha. Quando ficar frio salpique com açúcar.

Para a calda:
Coloque o açúcar numa panela em fogo alto de deixe começar a se caramelizar. Retire do fogo e derrame o vinho aos poucos – vai espirrar mas não tem problema. Devolva ao fogo e deixe o açúcar se dissolver no vinho. Jogue os figos partidos e deixe-os no fogo com a calda para que esquentem. Sirva com uma fatia do bolo e iogurte natural.

16 Comments
  • Raquel

    Responder

    Ola Valentina, faz quase um ano que imprimi essa receita pra fazer, e estou fazendo nesse momento, mas fiquei com uma duvida, nao tem fermento nesse bolo? muito obrigada, provavelmente nao vai dar tempo de ver sua resposta, pois a manteiga ja esta batendo com o acucar, mas vou colocar um colherinha de fermento, muito obrigada!

  • Bia Belliard

    Responder

    simplesmente babei ! bjocas

  • Cris

    Responder

    Valentina… eu só tenho uma coisa a dizer… a foto está deliciosa! (Imagine a receita…)

  • Marta

    Responder

    Valentina, que delícia !!!!Vou fazer esse bolo ainda essa semana, já aposto que vai ser um dos meus favoritos assim como fiz aquele de figos secos e foi amor ã primeira mordida.Obrigada por compartilhar…Marta

  • laila

    Responder

    eu amo figos frescos..e com amendoas ficam memso deliciosos…esta lindo o bolo…bjs

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Que combinação encantadora, a massa com amêndoas e a cobertura com figos frescos, adorei!

  • Odete

    Responder

    Sou louca por figos e esse receita veio em boa hora. Ainda temos por aqui, figos muito doces e variados.Um beijo e boa semana

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que bolo lindo! Gosto tanto de figos mas nunca os comi assim, em bolos.

  • Tânia Saj

    Responder

    Uma das minhas frutas preferidas: Figo! Nunca havia imaginado comê-las frescas num bolo….amei a sugestão!

  • grazi

    Responder

    que gostosura!!!!

  • Gourmandise

    Responder

    Adoro figo! Bolo com figo fresco nunca havia visto antes! anotei a receita.bjoca,Nina.

  • Cláudia

    Responder

    Gosto muito de figos também. Na maioria das vezes não faço nada com eles, como in natura qualquer hora do dia ou nas saladas. Este bolo é uma ótima sugestão. A calda, uma perdição com este caldinho de vinho e o iogurte!bjs

  • Simone Izumi

    Responder

    Nossa, vc faz cada bolo interessante e intrigante (fico pensando como seria o seu sabor) que fico de boca aberta …e a babar!ahahhah…Adoro figos e eu descobri que os amo há pouco tempo…rs. Poxa,vou ver se acho figos no mercado para testar esta receita! bjs!!

  • Laurinha

    Responder

    Achei interessante o perfume do anis… e com figos, estes parecem lindos, vermelhos, docinhos… uma delícia!Beijinhos

  • Ana

    Responder

    Nossa, que delicia! Adoro figos frescos, com bolo de amendoas deve ficar maravilhoso!Ana

  • Glau

    Responder

    O maridão vai amar esta sobremesa… ele adora figos! Bjos, Glau do Madames

Leave a Comment