bolo de chocolate – sim, outra receita

14 Comments

bolo de chocolate-1Tenho um querido amigo, HL , com quem também trabalho.  Bom, trabalhava. Ele está saindo do banco para fazer o seu MBA. Nos conhecemos no trabalho, quando ele passou a fazer parte do meu time.  Um menino jovem, recém saído da universidade. Eramos quatro colegas que trabalhavam muito juntos, e este relacionamento de trabalho virou uma grande amizade. Um deles mudou de trabalho no começo do ano.  E agora é HL que se vai daqui há 3 semanas.

Fiz este bolo para testar a receita. É que HL me pediu um bolo de chocolate para o seu último dia no banco. Existe algo muito especial sobre amigos. Pessoas que fazem parte das nossas vidas, e que dividem alegrias, preocupações e mesmo banalidades. Acho que quando somos mais jovens usamos a palavra amigo muitas vezes indiscriminadamente. Mas à medida em que amadurecemos a tendência é aprender a fazer a distinção entre eles.
bolo de chocolate-2Como HL me pediu especificamente um bolo de chocolate, andei mexendo em receitas de chocolate que tenho.  No final peguei uma receita da Donna Hay que é daquelas em que se derrete o chocolate com a manteiga, e se mistura os ingredientes em sua forma líquida, antes de se acrescentar os secos. Este tipo de bolo é dos densos, normalmente o sabor fica mais apurado após uns dias. Não tem a leveza dos bolos em que se bate a manteiga e açúcar primeiro porque não se incorpora ar à mistura. Este tipo de bolo costuma durar mais.
Acho que o método escolhido tem haver com alguns fatores como por exemplo o tempo disponível para preparar a receita,  se você quer algo bem prático pois não está com disposição para aplicar o método ‘creaming’. Ou mesmo por você ter um método favorito. O meu é definitivamente ‘creaming’. Sou uma pessoa pouco precisa, sem muita organização na minha vida em geral. Mas em baking uso tudo o que não uso em outras áreas, e gosto de ser meticulosa. Fico com raiva de mim mesma quando não o sou, e acabo com resultados pouco satisfatórios.
bolo de chocolate-3 Já publiquei outras receitas de bolo de chocolate aqui no blog em que uso outros métodos. Algumas delas abaixo:

bolo de chocolate-4

Este bolo tem uma massa densa, com sabor bem forte de chocolate. É do tipo que só se come uma fatia, e não das grandes. Não é bolo de sobremesa. Mais um bolo de se comer em uma ocasião especial.

Ingredients:

Instructions:

Derreta um pouco de manteiga para untar a forma. Pincele a forma com a manteiga derretida e leve  a forma à geladeira. Pre-aqueça o forno – 160oC..  Separe todos os ingredientes. Coloque o leite,  os dois tipos de açúcar e extrato de baunilha em uma vasilha e mexa bem para incorporar os ingredientes. Em uma outra vasilha coloque a farinha e o chocolate. Coloque a manteiga e o chocolate em uma panela em fogo baixo e mexa até que os ingredientes se derretam. Deixe esfriar um pouco e ponha na tigela com o leite. Em seguida acrescente os ovos, 1 por um, mexendo bem após cada adição. Acrescente a mistura de farinha e chocolate em pó, e mexa para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.  Derrame a mistura na forma e leve para assar por aproximadamente 1h e 10 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar na grelha por uns 15 minutos antes de retirar o bolo da forma para esfriar completamente.

Use a calda que quiser para a cobertura.

14 Comments
  • Márcia

    Responder

    Estou pensando… não sei de gosto mais do bolo cercado de pétalas ou desta narrativa sobre seu amigo…
    Adoro sempre!! bjs, bom domingo amiga.

  • Téia

    Responder

    AVE MARIA!!!! Que bolo maravilhoso é este? E as fotos? Lindas demais. Fiquei olhando o brilho e achando que tinha uma cobertura, mas não tem. Manda um pedaço para mim?;)
    Bj, querida.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, quase fiz esse bolo no final de semana passado – a revista chegou e eu fiquei babando por ele, mas o bolo da Clarice estava na frente da fila. 😀
    Ficou lindo, hein, amiga?

  • Gina

    Responder

    Valentina.
    Aqui em casa não importa o método, foi bolo de chocolate o resultado é o prato vasio.Eu é que gosto mais do de frutas ou especiarias, fazer o que.
    Mas este está com uma densidade muito atrativa, deve ter ficado delicioso.
    Tina, estou sentindo falta das tuas belas fotos que iluminam meus olhos e me fazem viajar sonhando.
    Beijinhos e uma semana muito feliz.

  • Luciana Betenson

    Responder

    Adorei! Minha cara este bolo. Aliás, só gosto de bolo de chocolate assim. Receita devidamente guardada! Bjs

  • Marcia

    Responder

    Valentina !
    Esse é aquele Bolo que você faz e fica esperando ansiosa para come-lo, você experimenta e fala, ¨não quero dividir com ninguém”, aí chega um monte de gente em casa e come todo seu bolo, que tristeza!!!
    Vai falar que eu sou Gulosa, e quem não é?
    Brincadeiras a parte o Bolo é lindo, parece ter a verdadeira textura de um Bolo de Chocolate. Denso, Molhado e Maravilhoso.
    Quanto a amizade o que eu posso dizer – Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito. É um tesouro para o resto da vida.
    Obrigado pela receita e uma boa semana.

  • Silvia

    Responder

    Fiz hoje. É o tipo de receita que ultrapassa todas as outras que estavam na fila. Bolo denso, com gosto bem pronunciado de chocolate. Usei o amargo 55%. E cobri com ganache. Sensacional.

    • valentinajacome

      Oi Silvia, nossa que rápida vc. Fico feliz por vc ter gostado da receita. Vou refazê-la para levar para o meu amigo daqui a 3 semanas.

  • Naty Barata

    Responder

    O aspeto é de fazer crescer agua na boca.Vou guardar a receita para um dia de Inverno, porque definitivamente vou ter que experimentar, mas não com este calor.
    Bem Haja pela partilha

    • valentinajacome

      Naty, vc ainda estão com calor por ai?Ai que inveja. Andamos com um tiquito de chuva, céu nublado de vez em quando. Isto ameniza o calor um pouco. Se chegares a fazer a receita me conta,tá?

  • Neuma

    Responder

    Valentina, amei a receita, mas gosto mais dos bolos fofinhos. Assim, fiquei pensando se não é possível adaptar essa receita aumentando a quantidade de ovos e acrescentando as claras em neve. O que acha?

    • valentinajacome

      Neuma, agora me pegastes. Acho que não tens que colocar mais ovos. E sim mudar o preparo. Agora não sei o que sairá no final. Diria que tens que bater a manteiga e o açúcar por pelo menos 3 minutos para arear bastante , depois acrescentar os ovos aos poucos.Acho que as claras teriam que ir no final. Mas veja bem, estou pensando alto aqui. Fico com medo de que vc faca isso e nao de certo.

  • Jô Mayr Bibas

    Responder

    Independente do método usado, é um “esse eu vou fazer”!!! Bom domingo!
    BJô

    • valentinajacome

      Oi Jô, oba!! Acho que deste você gostará. Uma leitora disse que ja fez com 55% cacau.

Leave a Comment