Bolo de chocolate sem muita louça suja

13 Comments


Sou péssima frequentadora do Facebook. Fico boba com as pessoas que são super em dia com os assuntos do facebook. Não dou conta. E em uma destas raras visitas ao Facebook vi umas fotos da minha sobrinha, minha cunhada e priminhos da minha sobrinha. Todos na cozinha lá na casa dos meus pais, e deles também. Estavam fazendo uns cupcakes se não me engano. Deixei mensagem lá dizendo como os meninos estavam tão fofos. A Ana então me disse que tinham comprado uma mistura semi pronta, e que tinham tido que acrescentar muito pouco. Ideal para garotada que quer fazer tudo logo,logo. E fiquei imaginando a turminha que estava toda de avental na foto ajudando a Aninha e misturando o bolo, e também enchendo as forminhas e por fim dando mordidas nas fatias de bolo.


Então vamos forward alguns dias e eu recebo um dos emails diários da Martha Steward Dessert of the day. Recebo trocentos milhões de emails por assinaturas, e muitas vezes dou um DELETE neles pois não tenho como processar o absurdo de emails. Mas neste dia li o assunto e dizia – one pan chocolate cake. Resolvi então clicar no link que levava até a receita. E tinha um vídeo também, em que a muito simpática Lucinda Scala prepara o bolo e bate papo enquanto o faz. Conta como esta tinha sido uma das primeiras receitas que tinha feito, e que tinha ficado sem fazê-la por muitos anos.Tudo é feito em uma vasilha só, que é a mesma forma em que o bolo vai ser assado. Achei tão bacana ser tudo em uma forma só. Nada de se lavar milhões de colheres e vasilhas. E pensei na Aninha e Nina na hora. Este bolo é perfeito para quem tem criança.O preparo é rápido, a garotada pode contribuir tranquilamente. E algo fantástico é que o bolo não é estupidamente doce. Muito bom.


Este é um bolo tão bacana, fácil de preparar, gostoso, que agrada. Podemos servir sem cobertura, de um jeito bem simples. Mas este aqui decorei com um buttercream bacaninha, que tem uma pitadinha de sal e que näo tem aquele gosto excessivo de açúcar. E a combinação ficou bem sucedida. Refrescante até. Bolo que vejo a Nina fazendo com a Aninha e seus priminhos. Divertido. Tudo sujando uma forma só. Ele ia ser levado para o trabalho,mas no final nem foi. E fica bom por uns 3 dias. No primeiro dia tive que sair na pressa e não deu tempo de cobrí-lo.Ficou descoberto o dia inteiro, e a noite quando cheguei e provei só as laterais tinham ficado um pouco ressecadas, mas o resto continuou ótimo.Ele ficou bom por mais dois dias enquanto durou. O chocolate em pó foi passado pela peneria ao ser colocado na forma pois forma umas bolinhas e gosto de que fique bem uniforme, e fiz o mesmo com o bicarbonato. Mas a Lucinda não faz nada disso no vídeo, então você pode simplesmente deixar a peneira de lado. E o açúcar xylitol pode ser substituído pela mesma medida de açúcar refinado. Estou tentando usar mais e mais xylitol e você vai vê-lo mais vezes por aqui. Só se lembre de substituí-lo pela mesma medida do refinado caso nåo ache o xylitol ou mesmo caso não queira usá-lo.

um bolo super prático, que na sua execução só suja a vasilha usada para levá-lo no forno. Precisa dizer mais?

Ingredients:

Instructions:

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte uma forma de 20 cm x 20 cm. Coloque a farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó, bicarbonato e sal dentro da forma. Misture tudo com um fouet para que os ingredientes se incorporem.

Faça um buraco no meio e ponha os ingredientes molhados: o óleo, extrato de baunilha, vinagre e água. Use o mesmo fouet e misture mais um pouco para ficar com uma mistura uniforme. Talvez necessite de uma colher para misturar nos cantinhos. Dê umas batidas leves na forma para que a massa (que por sinal é bem líquida) se espalhar igualmente, e leve ao forno por uns 35 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno e se precisar deixe no forno por mais um pouquinho. Quando pronto deixe esfriar completamente na forma. Só coloque a cobertura quando o bolo estiver completamente frio.

13 Comments
  • Melinda

    Responder

    Olá, Valentina.
    Achei o teu blog e as receita bem diferentes e parecem ser muito gostosas.
    Tenho no meu site uma página com sugestões para as ceias de fim de ano. Se vc permitir, vou acrescentar algumas das tuas receitas.
    . Claro que com os devidos créditos e o endereço do seu site. Me responda pelo meu e-mail. Bju e parabéns Melinda

  • Patrícia

    Responder

    Olá Valentina!!!
    Adorei a receita!! Simples, prático, rápido e delicioso!! Ótima receita para fazer com as crianças, mesmo. Meu filhote de 4 anos adora “brincar” na cozinha, e hoje fizemos essa receita. Formidável!!!
    Parabéns pelo Blog!! Bjs

    • valentinajacome

      Patrícia, que bom que vc curtiram fazer a receita juntos. Tão prática, não é?!

  • Júlia

    Responder

    Olá, Valentina.
    Fiquei curiosa com a cobertura, como vc a fez? Outra dúvida, o bolo não vai ovo? Nunca fiz nenhum sem ovos.
    Bj,
    Júlia

    • valentinajacome

      Oi Julia, eh sem ovo mesmo. Olha, a cobertura que usei para este bolo eh um buttercream simples mas nao terrivelmente doce: 225g manteiga, 225g acucar de confeiteiro, 1 colher de cha de extrato de baunilha e 1 pitada de sal. Poe-se a manteiga e acucar na batedeira – cobre-se a batedeira para evitar de ir acucar ate na alma, e bate-se bem para adiquirir uma mistura cremosa. acresencenta-se o extrato e a pitada de sal e bate-se mais para que se incorporem a mistura.

  • Carla Duclos

    Responder

    Oi Valentina,
    Com minha pequenina em casa, ultimamente essas receitas práticas são as que mais me atraem. Adorei! 🙂
    Fiquei só com uma dúvida, quando vc mistura a massa na forma untada, o fouet não vai raspar no fundo e tirar a manteiga?
    Beijo.

  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Adorei, porque não dizer Amei o seu novo layout do blog. Lindo, claro, clean e chique.
    Agora esse bolo faz a alegria de todos nós, de chocolate, delicioso e sem sujeira….é um sonho!
    Ideal para fazer no lazer e nas férias. Tuas fotos estão cada vez mais reais, qualquer hora vai pular da tela para as nossas mãos ou melhor boca, rsrs.
    Parabéns de novo, adoro o teu cantinho!!!
    Beijinhos da Gina

  • Anna tavares

    Responder

    Valentina, fiz ontem esse bolo delicioso. Adorei. Super simples de fazer.
    Obrigada

    • valentinajacome

      Oi Anna, ah que bom que voceê gostou da receita.

  • Tânia

    Responder

    Valentina. A D O R E I essa forma de fazer! Já estou levando para a praia nas férias. Estou pensando inclusive em levar já misturado num saquinho os ingredientes secos, deixando só os líquidos para preparar na hora. Obrigada pela super-dica!
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Tania querida, esta receita tem muito das coisas que voce gosta. Prática e gostosa.

  • Anna tavares

    Responder

    Oi Valentina, há anos que sigo seu blog, mas nunca comentei. Adoro bolo de chocolate e esse me parece super facil. Mas não consegui visualizar a receita.

    Ótimo fim de semana.

    • valentinajacome

      Oi Anna, obrigada pelo toque. Concertei o problema.Agora está visível.

Leave a Comment