Bolo de Chocolate – Pierre Hermé

6 Comments

Esta receita absolutamente divina, imensamente úmida, é de um livro do Pierre Hermé chamado Chocolate Desserts. A receita é super simples, mesmo. O segredo é chocolate de boa qualidade. Se você está pensando em fazer com uma versão barata desista. Caso você ache chocolate Valrhona Guananja compre-o, pois não tem como errar. Este bolo é super úmido, e tão maravilhosamente saboroso. Servi como sobremesa num jantar e a opinião de todos foi unânime. Na hora de colocar a massa eu pus uma camada bem fininha, e fi z outra de framboesas frescas antes de colocar o restante da massa. Porém você não tem que fazer o mesmo, pode fazer só com o chocolate. Servi com uma bola de sorvete de baunilha mas ainda vou atrás de um sorvete de gengibre pois aparentemente cai super bem com o chocolate.

Bolo de Chocolate - Pierre Hermé
 
Ingredientes
  • 250g de chocolate amargo de boa qualidade picado bem fininho
  • 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 200g de açúcar
  • 4 ovos grandes em temperatura ambiente
  • 70g de farinha de trigo
Instruções
Preparo
  1. Você vai precisar de uma forma redonda de 24-cm e de pelo menos 5 cm de altura. Unte a forma, forre o fundo com papel manteiga, unte o papel manteiga e polvilhe tudo com farinha de trigo. Pre-aqueça o forno - 180oC.
  2. Coloque uma panela no fogo com um pouco de água e ponha uma tigela em cima da panela. A tigela não pode tocar a água. Jogue o chocolate picado na tigela, ligue o fogo e derreta o chocolate no vapor generado. Você também pode derreter o chocolate no microondas. Reserve o chocolate derretido para que esfrie.
  3. Ponha a manteiga e o açúcar na batedeira e bata por uns 4 minutos em velocidade média. De vez em quando raspe a mistura que fica nas laterais para se assegurar que tudo fique bem batido. Acrescente os ovos 1 por 1, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza a velocidade da batedeira e acrescente o chocolate derretido, só o suficiente para que o chocolate se incorpore à massa. Em seguida, mantendo a velocidade baixa, acrescente a farinha de trigo. Não bata demais. Só para que a farinha se incorpore à massa. Transfira para a forma e leve ao forno na parte central do forno. O tempo deve ser de 29 minutos. Quando você testar com a faca vai encontrar uma mancha de chocolate na faca. Este é o ponto certo pois o bolo ainda vai estar levemente molhadinho no centro. Retire do forno e deixe esfriar numa grelha. Quando estiver frio cubra com filme pvc e leve à geladeira por uma hora ou duas – facilitará na hora de desinformar. Quando retira-lo da forma a parte que tem o papel manteiga deve ficar para cima. Retire o papel manteiga e sirva.

6 Comments
  • Carla

    Responder

    Oi Valentina,
    Adoro esse bolo do Pierre Hermé.
    Vim parar aqui porque estou procurando o chocolates Valrhoma para comprar. Vc sabe onde posso achar chocolates Valrhoma em São Paulo em grandes quantidades?
    Bjs.
    Carla

  • paulo rt

    Responder

    Esta receita eu conheço e é muito boa mesmo. Infelizmente não consigo encontrar o Valrhona Guananja. Fiz com o Callebault 70.
    O seu ficou com uma textura muito convidativa.

    • paulo rt

      AH, esqueci de dizer que teu blog é excelente!

  • Anonymous

    Responder

    ValentinaConheci seu blog há alguns dias e adorei. Que receitas!.. Fiz o bolo de chocolate e ficou divino, mas acho que deveria ter ficado menos tempo no meu forno. É que atualmente moro nos EUA e o forno daqui é elétrico e já notei que tudo que faço aqui leva menos tempo que no Brasil, mesmo obedecendo fielmente a temperatura estipulada na receita, e olha que eu tirei uns dez minutos antes… Deveria ter obedecido a minha intuição e tirado assim que notei que a faca saiu um pouco sujinha de chocolate, mas como ainda faltava uns 15 min para os 29 que vc falou, fiquei na dúvida. Mas já me programei para fazer outro, não já, porque a balança irá logo denunciar o abuso.BeijosValeria

  • Miriam

    Responder

    Mais uma para fazer coro: que maravilha esse bolo! É o melhor bolo de chocolate que já provei. Fiz em forminhas enceradas de muffin e deu super certo. Criou uma casquinha por cima que, apesar de enfarofar quem come, é uma delícia!Muito obrigada pela receita e parabéns pelo blog!

  • Ana Elisa

    Responder

    Oi, Valentina, como vai?Saí feito uma louca atrás de alguém que tivesse feito esse bolo. Comprei o Larousse do Chocolate, que tem essa receita, e fiz timtim por timtim, e deu tudo errado. Então descobri esse post e vi que as medidas são as mesmas, mas o processo é diferente. A receita como você publicou é EXATAMENTE a do livro? Porque se for, a Larousse vai ouvir muito de mim, porque é o terceito desastre produzido pelo livro. Abraços!

Leave a Comment

Rate this recipe: