Bolo de chocolate num dia chuvoso

17 Comments

O inverno foi tão longo, tão frio. Usei botas por tanto tempo. Quando o tempo começou a melhorar há algumas semanas, fiquei super feliz. Não me importei por já estar no final de abril. Antes tarde do que nunca. E as manchetes de jornal que prometem o verão mais quente que já se viu por bandas me deixaram ainda mais animadas. Porém de repente o tempo mudou. E não para melhor. O tempo voltou a ser friozinho. E um pouco chuvoso. No domingo passado choveu tanto que achei que estávamos no começo do outono novamente. Que tristeza! Daqui há menos de um mesmo chegaremos no dia mais longo do ano – 21 de junho, meu aniversário. Esta data costuma ser o auge do verão. Mas agora estou perdendo as esperanças. Nem sei se vou conseguir fazer um churrasquinho no quintal. A única coisa que não tem sido afetada por este tempo é o meu desejo de ‘bake’, a vontade de fazer coisas novas, de testar novas receitas.

Bolo de chocolate sempre me aguça a curiosidade. Este dizia que era um bolo brownie, mas retirei o brownie do título, pois já o fiz duas vezes e acho que a textura brownie está faltando. É um bolo bem prático, ótimo para se fazer tipo na última hora, quando uma visita chega inesperadamente ou um amigo (a) liga para dizer que esta na redondeza e vai dar uma passadinha para dar um alô.  O sabor de chocolate é bem pronunciado, então eu serviria o bolo com um sorvete para quebrar um pouco o ‘forte’ do chocolate, ou mesmo para dar uma ‘molhadinha’ no bolo. Recomendo fazer e servir o bolo no mesmo dia – não deixe para o dia seguinte pois apesar de gostar do bolo não acho que fica tão bom ou melhor no dia seguinte. Sabe como tem bolos que ficam fantásticos depois de ‘dormidos’? Este não é um deles.

Ingredientes:

  • 200g de manteiga sem sal cortada em cubos
  • 200g chocolate meio amargo quebrado em pedaços
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ¼ colher chá de fermento para bolo
  • 2 colheres de sopa de chocolate amargo em pó
  • Chocolate em pó extra para polvilhar

Preparo:

Unte uma forma de muffin ou semelhante, e reserve. Pré-aqueça o forno – 150oC.

Peneire a farinha de trigo, fermento e chocolate em pó e reserve. Numa outra vasilha coloque os ovos, o açúcar mascavo e o extrato de baunilha e mexa com um fouet/colher de pau para incorporar. Reserve. Coloque a manteiga e chocolate numa panela e leve a fogo baixo numa panelinha. Mexa até derreter. Deixe esfriar. Vire o chocolate derretido na panela com os ovos. Misture para incorporar. Acrescente a mistura com a farinha de trigo. Ficará bem grosso, mas continue mexendo. Vai dar o ponto após umas boas mexidas. Divida a mistura pelas formas – uma colher de sorvete é uma boa pedida, pois assim você se assegura de usar quantias idênticas de massa em cada forminha. Leve ao forno por uns 25 minutos. Teste com um palito – ele deve sair só com um tiquinho de meladinho no meio. Se precisar leve ao forno por mais um pouco. Não deixe o bolo ficar muito seco. Transfira os bolinhos para uma grelha delicadamente. Deixe esfriar e sirva com uma bola de sorvete.

17 Comments
  • gastroanthropologist

    Responder

    Hi Valentina – It’s Adrienne here from FBC. It was so great to meet you! I’m sorry I couldn’t understand the post, but pictures of what looks to be something with chocolate looks delicious!

    • valentinajacome

      Hi Adrienne, how great of you to visit despite the language barrier. Hopefully the english blog will be up by Sunday and it will make more sense.; o )

  • Ana

    Responder

    Que delicia de bolinho Valentina! E q forminhas lindas, adorei!
    Tem post novo la no kitchenspace!
    Beijos!
    Ana

    • valentinajacome

      Ana querida, que bom voce por aqui. Eu já fui ver as tuas novidades.como sempre ótimas. voce nunca falha. Pois é, estas forminhas sao em formato de rosas fechadas. realmente charmosas.

  • Vera

    Responder

    Oi valentina,

    Gosto imensamente do seu Blog e ja fiz deliciosas receitas postadas por voce, so que resolvi fazer o creme brûlée de limão e ele nao endureceu no forno por nada desse mundo.
    Segui a sua receita passo a passo. Sera em que eu errei?
    Beijos, Vera

    • valentinajacome

      Vera querida, como te disse por email, vou tentar novamente e ver o que pode ter rolado. aind nao tive oportunidade pois tenho estado testando outras coisas. mas vou te contactar ainda.

  • laila

    Responder

    Querida…

    delicadissimas as fotos…muito graciosas as forminhas e o bolo é bem tentador…que cor intensa…adorei! coim certeza é sempre bom testar novas receitas de bolo de chocolate..

    bjs

  • Simone Izumi

    Responder

    Dear Tina…ver esses campos amarelos, encheram os meus olhos de lágrimas!!!
    Frankfurt é repleto desses campos de colza e estou saudadosa total disso tudo, pois acabo de chegar ao Brasil,deixando o maridão lá.
    Que linda a sua região, não? Cada foto que dá vontade de mergulhar…
    E bolinho de chocolate é comfort total!! É o preferido da família!!!
    Super bjo,
    si

  • Téia

    Responder

    Minha amiga querida, como você sabe muito bem, aqui em Bsb só tem 1 mês de frio, se é que podemos chamar de frio o que temos aqui, por isso que às vezes tenho vontade de um frio gostoso, que nos chame a comer bolo quentes, foundes e sopas, mas eu gosto muito de calor também. Tô de queixo caído com suas paisagens e este formado de bolo está inédito e delicadíssimo. Bj grande.

  • Lily

    Responder

    Olá como vai? Mais uma receita linda e com fotos de dar agua na boca.
    Hoje é meu aniversário e como moro no Sul do Brasil, sempre neste dia faz muito frio. Somente no tempo em que morei aí por estas bandas tive aniversário com menos frio que aqui.
    Como a temperatura por aqui está bem baixa acho que este bolinho de chocolate seria uma delícia.
    Obrigada por nos entreter com seus posts tão bonitos.

  • Renata

    Responder

    Pra mim todo bolo que leva chocolate na massa se parece com brownie.. E esse parece delicioso e macio, adorei!

    Beijos!

  • Claudia Lima

    Responder

    Se eu estivesse ai nesse friozinho, juro que iria adorar.
    Aqui o calor está começando a apertar um pouco. Eu não gosto, pq sufoca e não dá para ficar na rua.
    Eu amo Bolo de Chocolate em qq estação, é meu favorito!
    Acho que todos os bolos deveriam ser feitos e consumidos no mesmo dia, o que é super díficil, quando se tem poucas pessoas na casa.
    Bjs 🙂

  • Ana Powell

    Responder

    Simpatizo bastante contigo, eu também já estou farta deste tempo.
    Mais uma vez estás de parabéns pela maneira elegante que apresentas os teus posts.
    Tem fé e vais vêr que o dia 21 de Junho vai estar bem lindo ♥

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindos os bolinhos – amei o formato! Aqui está um tempo feio hoje, nublado, frio e chuvoso, eu adoraria ter um destes bolinhos para acompanhar o meu chá.

  • belinhagulosa

    Responder

    Amiga mas que rico bolo de chocolate fantástico,mesmo para o tempo bom,e fotos maravilhosas que beleza,jinhoss

  • Babette

    Responder

    Vai-se o bom tempo mas ao menos ficam estas delícias!…
    Aqui em Portugal a semana que passou foi de Inverno e esta está de Verão…. mas o tempo está sempre a mudar!…. já nada é como era!
    babette

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina

    E’ incrível, o tempo ai’ esta’ “doido” igual aqui! Tanto que peguei um forte resfriado, pois nao sei como vestir-me!

    Em dias chuvosos e frios sinto muita vontade de comer algo que tenha chocolate!

    Adorei a forma e a receita dos bolinhos, parecem bem simples de fazer.
    Um abraço
    Léia

Leave a Comment