bolo de chocolate e laranja para a Páscoa

14 Comments

Sábado amanheceu chuvoso, do jeitinho que a meteorologia havia previsto. Pena que eles acertaram numa  previsão não muito boa.  Olhei pela janela e vi minha pobre bicicleta sendo lavada. Tinha que sair. mas resolvi dar uma adiantada nas sobremesas para o almoço de domingo enquanto a chuva acabava de cair. A receita que usei era de um simnel cake de chocolate. Bem pascoal. Simnel cake é um bolo de frutas parecido com o que se faz no Natal, e coberto com marzipan. O marzipan é tostado levemente e além da cobertura o bolo é decorado com 11 bolas de marzipan para simbolizar os apóstolos. Apesar de tradicionalmente ter sido preparado para o dia das mães na época medieval, há muito é preparado  na Páscoa aqui  no Reino Unido, Irlanda e alguns outros países – só não me pergunte quais são os outros, pois não sei.  Este simnel  que escolhi fazer é diferente do tradicional em que não é de frutas, mas sim de chocolate. Isto pra mim já o classifica não mais como simnel, e sim um bolo de chocolate com laranja. Mas serei fiel ao nome original dado pela autora da receita, a Sarah Cook da revista Good Food.

Bem, fiz o bolo do jeitinho da receita. Caprichei nos ingredientes. Na primeira vez em que fiz a receita a minha coalhada estava bem na dobra da validade. E disse a mim mesma: ainda vai ficar bom. Bem, ledo engano. O meu bolo cresceu como um bolo anão. Não dava nem para partí-lo ao meio e rechear. E olha que eu quis fazer isso. Mas a verdade é que ficou um fiasco. Daí fui fazer o danando direito e comprei coalhada (buttermilk) fresca. Ah, o resultado foi um bolo lindo, enorme. Por isso já aviso: não coloque ingredientes meia boca no seu bolo, pois não valerá a pena. Coloque a farinha e os outros ingredientes secos numa tigela e peneire tudo antes de misturar ao restante. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Eu sei que vc sabe, mas isto é para lhe lembrar da importância de obedecer esta regra. Antes de misturar os ovos com os outros ingredientes ‘molhados’ dou sempre uma leve combinada nos ovos, usando um garfo.

A única coisa que ainda me chateou foi  o recheio/cobertura. A mistura não fica homogênea, macia. Ficou assim com ‘bolas’. Mas usei tudo fresquinho e ainda não entendi aonde errei. Fiz duas vezes. Ainda bem que o sabor é ótimo. Este bolo fica super delicioso, molhadinho. Ah, quase esqueci: a receita pede que a mistura seja dividida entre duas formas e que cada forma fique em prateleiras diferentes, e que se troque a colocação das formas nas prateleiras após 30 minutos. O meu conselho é que você mantenha as formas no mesmo lugar ao menos que tenha um suuuuper forno.  Ainda sou da crença de que quanto menos se mexe num bolo melhor. Na última vez em que fiz o bolo coloquei tudo numa forma funda do tamanho indicado. O lance é que o tempo no forno tem que dobrar. Manter as duas formas é uma excelente idéia. No final da história não usei o marzipan por cima. Simplesmente espalhei a cobertura/recheio por cima e cobri com chocolate ralado. Se tivesse tido paciência deveria ter jogado chocolate ralado nas laterais também. Quando a gente dá uma garfada no bolo nos deparamos com um bolo úmido, e com uma mistura de chocolate e laranja. Bárbaro.

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 250g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 100g chocolate amargo **use com sabor de laranja se tiver
  • 400g farinha de trigo peneirada
  • 300g açúcar (a receita original pedia 500g, mas meu coração pesou – e acho que o produto final ficou bom sem toda a quantia)
  • 25g chocolate em pó amargo, peneirado
  • pitada de sal
  • 1 colher chá de bicarbonato de sódio
  • 2 ovos
  • 284ml de coalhada/buttermilk/iogurte natural
  • Raspa e suco de uma laranja

Para a cobertura/ recheio:

  1. 500g mascarpone em temperatura ambiente
  2. 250g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  3. 250g açúcar de confeiteiro
  4. Raspa de 2 laranjas e um pouco de suco de laranja (menos de 100ml)

Preparo do bolo:

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte a forre 2 formas fundas de 23cm e reserve.

Numa panelinha coloque a manteiga e o chocolate picado e leve ao fogo baixo para dissolver. Enquanto isso coloque a farinha de trigo,o açúcar, pitada de sal, o chocolate e bicarbonato numa tigela. Numa outra vasilha coloque a coalhada, raspa e suco de laranja e os ovos. Misture bem. Quando o chocolate e a manteiga estiverem todos derretidos derrame tudo sobre a mistura com a coalhada e mexa tudo para incorporar. Derrame a mistura por cima da mistura seca e mexa para incorporar, acrescentando 150ml de água fervendo. A água deve ajudar a amaciar a mistura. Mexa para incorporar, sem mexer excessivamente. Transfira a mistura para duas formas e leve ao forno por 45 minutos. A receita dizia para levar por 30 minutos e depois trocar as formas de assadeira  – a de cima passar para baixo e vice-versa. Deixe assar por mais 15 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Retire e deixe esfriar na forma. Uma vez frio o bolo, parta cada bolo ao meio.

Prepare o recheio:

Coloque o mascarpone e a manteiga numa tigela e bata bem para ficar com uma mistura homogênea. Depois acrescente o açúcar de confeiteiro, a raspa e um pouco de suco de laranja. Não uso os 100ml. Uso menos. Acrescento o suco só até ficar com a consistência boa. Na minha opinião colocar os 100ml inteiros faz  a cobertura muito ‘molhada’. Espalhe a cobertura entre as fatias partidas, monte o bolo, e depois espalhe mais cobertura por cima e nas laterais do bolo. Raspe chocolate por cima do bolo e se quiser revista as laterais com ele também.

14 Comments
  • Geni

    Responder

    Estava vendo algumas de suas receitas e este bolo parece macio, fofinho…humm…e que fotos bonitas!

  • Ameixinha

    Responder

    Esse bolo deve ser um espectáculo. Adoro mascarpone, tem um aspecto divinal 🙂

  • Akemi

    Responder

    Amiga, mascarpone aqui custa o olho da cara mas quem sabe com cream cheese? Não vai ter o mesmo sabor mas… quem não tem cão, caça com gato! rsss
    Como todas já disseram, chocolate com laranja é uma combinação irresistível!

  • Luciane Curitiba

    Responder

    Ameeei seu blog. . e as receitinhas então. . .hmmmm. Entrou para meus favoritos, com certeza!! Um abraço!

  • Suzana

    Responder

    Minha querida Valentina,

    Quantas saudades! Confesso que não conhecia o Simnel cake e fiquei curiosa… Tem mesmo é de ser para uma ocasião de festa e para dividir com muitas bocas gulosas!! Gosto muito de mascarpone na cobertura de bolos e já usei mais de uma vez – é meio estranho que tenha dado problemas no seu caso… De qualquer forma o sabor deve ficar maravilhoso com o chocolate.

    Muitos beijos*

    PS – Estou considerando uma passagem por Londres este Verão -podemos tomar um cházinho e pôr a conversa em dia? Depois dou notícias. 🙂

  • katf30

    Responder

    Que engraçado este bolo foi também o escolhido em minha casa para o almoço de Pascoa e tenho a dizer que a cobertura por aqui também não foi um sucesso…acabei mesmo por só rechear com cobertura indicada e cobri-lo todo com ganache basico de chocolate…mas o bolo vale pena e usei iogurte na base e para próxima vou alterar sabor de laranja para cafe…

  • Marly

    Responder

    Valentina,

    O seu bolo ficou com um aspecto lindo e apetitoso!
    Vou levar a receita e tentar reproduzi-lo um dia.

    Beijão.

    • valentinajacome

      marli, recomendo que você o faça mesmo. É muito gostoso.

  • Renata Boechat

    Responder

    Querida Valentina,

    Fico olhando essas fotos, e a vontade que eu tenho e de ter podido estar nesse cenário…quanta coisa gostosa, e um ambiente cheio de aconchego…é o que eu vejo…
    O bolo me pareceu fantástico, delicioso! Aqui não temos mascarpone, você bem sabe…mas talvez com cream cheese eu consiga esse textura…maybe! Let’s see…

    Um abraço carinhoso pra você,

    Com votos de um bom fim de semana

    • valentinajacome

      amiga, depois me conte do resultado. Imagino que fique bom com o creme cheese também. Vc nao acha mascarpone de jeito nenhum?

  • Simone izumi

    Responder

    Que gostosura!!!
    Fico feliz que o seu segundo bolo ficou formosíssimo! Não tem coisa mais chata do que bolo embatumado, ne???
    Eu achei tudo lindo e não da para reparar que teve problemas com a cobertura!:)
    chiquerrima amiga, um ótimo fds!
    Bjs
    si

  • Márcia Rocha

    Responder

    E você fala que errou….não vi erro algum…ahushauhsuhaus!
    Vi fotos maravilhosas. Parabéns!
    Bjs

  • Gina

    Responder

    Pois, é, depois a gente reclama se o resultado não sai como o esperado. Se não seguimos o básico dos procedimentos, o risco de algo sair errado é grande.
    Também fico chateada quando a aparência não me agrada, mas pelo sabor vale a pena publicar.
    Quando experimentei o uso do buttermilk, foi amor à primeira mordida. A textura fica excelente.
    Bjs.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Bolo lindo, Tina. Lindo demais. Adoro a combinação de chocolate e laranja, são deliciosos juntos.

Leave a Comment