Bolo de Chocolate Divino do Neil Perry

4 Comments

A grande verdade é que não sou fã de bolo de chocolate. Não que não goste, mas não sou assim tão fã. Porém sei que as pessoas gostam e muito de bolo de chocolate em geral. Então adoro procurar boas receitas para meus amigos. Outro dia fiz um bolo que amei – o bolo do Pierre Hermé , e este bolo aqui é maravilhoso também.O elegi como bolo favorito número 2. Por dentro ele parece uma musse. É divino. A única coisa que tenho a dizer é que quase não sentimos o gosto do Cointreau. Se quiser deixar de fora não vai fazer diferença nenhuma. Pena pois cointreau tem um sabor maravilhoso. De onde é a receita? A receita é do Neil Perry, deste livro aqui.

Ingredientes

  • 400g de chocolate amargo de boa qualidade quebrado em pedaços, em barras
  • 6 ovos, separados
  • 150g de açúcar
  • 2 ½ colheres de sopa de Cointreau
  • 300ml de creme de leite, mais um pouco extra para acompanhar
  • Açúcar de confeiteiro

Preparo

Pre-aqueça o forno – 175˚C. Unte uma forma de 20 cm de diâmetro e forre o fundo e laterais com papel manteiga. Reserve.

Derreta o chocolate numa tigela de aço inoxidável – sobre uma panela com um pouco de água (sem que a água toque o fundo da tigela). Dica: quando a água da panela ferver, baixe o fogo e fique mexendo o chocolate até derreter. Reserve.

Numa tigela maior coloque as gemas e o açúcar e bata até que a mistura fique bem clara. Acrescente o Cointreau e continue mexendo até que se incorpore à mistura. Acrescente a mistura do chocolate, já fria, à dos ovos e açúcar. Mexa para incorporar. Acrescente metade do creme de leite. Reserve. Bata a outra metade com um mini fue, por exemplo, até engrossar levemente. Reserve. Ponha as claras para bater em ponto de neve, e quando estiver quase no ponto jogue o açúcar restante. Quanto ficarem em neve reserve. Coloque o restante do creme batido na mistura do chocolate e misture. Depois coloque 1/3 das claras em neve e misture. Quando estiver incorporada ponha o restante e mexa para que fique bem incorporada. Derrame na forma preparada.

Leve ao forno em banho Maria por 45 minutos. Após 45 minutos baixe o forno para 150˚C. Asse por mais 45 minutos – sempre de olho. Quando o tempo passar desligue o forno e deixe o bolo dentro do forno por 20 minutos. Retire e use uma faca para soltar o bolo das laterais da forma. Transfira para um prato. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva com um pouco de creme, batido até engrossar.

4 Comments
  • Micchelle

    Responder

    Testei!!! Usei uma forma/25cm. Por falta de fermento na massa que na cresce, acho que a forma deve ser menor. Outra coisa, com relacao a qtde. de chocolate, usei o meio-amargo Nestle. Achei a massa muito densa, pesada; e o sabor acentuado demais para o chocolate. Achei melhor armazena-lo na geladeira. Parece mais uma mousse, que um bolo. Ah, acrescentei � massa, casatnhas de caju!

  • Micchelle

    Responder

    Huuuuuummmmmm!!! Vou testa – lo agorinha. Preciso fazer um bolo de chocolate para levar no final de semana na praia…Depois te digo.Um beijo

  • Simple Supper

    Responder

    Savine, naot em nao. Este bolo e tipo um bolo souffle. Ele sobe e arria um pouco depois – nao se assuste.

  • Savine

    Responder

    Uma perguntinha: Esse bolo não vai fermento?

Leave a Comment