Bolo de chocolate com recheio também de chocolate, sem farinha de trigo ou derivados

2 Comments

chocolate-cake-with-no-diary-or-flour-1b

Minha primeira reação alérgica a algo que comi se apresentou quando tinha por volta dos 9 anos. Basicamente comi muito bolo de chocolate no aniversário de um vizinho. Fiquei um dia sem ir à escola, e isto foi ótimo para mim naquele dia. O fato de ter ficado com umas manchas vermelhas no corpo não me causou nenhuma preocupação. Vem desde cedo uma paixão por bolos de chocolate. E sempre que vejo uma receita nova não quieto enquanto não tento fazê-la. E recentemente me deparei com esta que é a minha nova favorita. O sabor do chocolate é bem pronunciado, açúcar refinado nem chega perto desta receita,ao invés de farinha usa-se amêndoas moídas. A alquimia aqui é divina. E a cobertura/recheio fica muito saborosa com o uso de manteiga de castanha que acrescenta uma nova camada de sabor. Fiz a minha caseira e usei castanha-do-Pará pois era a única que tinha em casa. Pode-se usar outras. Este é um bolo simples, que não é muito elaborado, e é realmente saboroso. Vai ser refeito no nata com uma apresentação festiva.

A receita original é de autoria de Laurel e Claire que tem a Sweet Laurel que é uma confeitaria com um ethos diferenciado, e que procura usar produtos saudáveis com farinhas integrais, adoçantes naturais e coisas do gênero. Não conhecia o trabalho de Laurel e Claire, mas sim o site The Chalkboard, que vale a pena ser visitado caso seja desconhecido pra você. E não só fala de comida como de fitness, bem estar, estilove, etc. E se você tem uma receita de bolo de chocolate que gosta muito, divida-a comigo. Adoraria prová-la.

chocolate-cake-with-no-diary-or-flour-1c

Me deparei com esta receita futucando o site da Chalkboard Mazine, e a vontade de reproduzí-lo foi imediata. As autoras da receita, Laurel e Claire fizeram uma apresentação linda do bolo, bem understated e elegante com flores na parte de cima.  Foi paixão a primeira vista, ainda mais por ter ‘chocolate’ no título.

chocolate-cake-with-no-diary-or-flour-1a

 

Bolo de chocolate com recheio também de chocolate, sem farinha de trigo ou derivados
 
Ingredientes
Para o bolo
  • amêndoas moídas/ farinha de amêndoas - 2 xicaras medidoras (240g)
  • cacao em pó - ¼ xícara medidora, peneirada
  • bicarbonato de sódio - ½ colher de chá
  • sal - ½ colher de chá
  • ovos - dois, grandes
  • maple syrup - ⅔ xicara medidora (160ml)
  • água - ⅓ xïcara medidora (80ml)
  • extrato de baunilha - 1 colher de sopa
Para o recheio e cobertura
  • chocolate 60%-70% - 100g quebrado em pedaços
  • óleo de coco - 4 colheres de sopa
  • maple syrup - 4 colheres de sopa
  • manteiga de castanha do Pará* - ½ xicara medidora
  • leite de coco ou amêndoas - ¼ xícara medidora
  • formas redondas - 2 de 15 cm cada
Para a manteiga de castanha-do-Pará caseira
  • castanha-do-Pará - 100g
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC. Unte e forre as formas. Reserve.
  2. Em uma vasilha coloque as amêndoas moídas, o cacao em pó, o bicarbonato e o sal e misture com uma espátula. Em uma outra vasilha coloque os ovos, maple syrup, água e baunilha e misture com um fuet ou garfo. Derrame os ingredientes molhados na vasilha com os ingredientes secos. Mexa para incorporá-los, e depois divida a mistura igualmente entre as duas vasilhas. Coloque as vasilhas no forno pre-aquecido e asse por uns 25 minutos. Note que eu tive que usar formas de 18 cm, então reduzi o tempo no forno por 5 minutos pois minha mistura ficou mais espalhada. Quando fizer o teste do palito, se ele sair seco pode retirar as formas do forno e deixá-las secar na forma por uns 10 minutos antes de tirar o bolo das formas e transferí-las para uma grelha para que esfriem completamente.
Preparo da manteiga de castanha-do-Pará
  1. Caso você não tenha manteiga de nozes/castanhas/avelãs em casa, é fácil fazê-la. Primeiro toste as nozes que escolher usar no forno para liberar os seus óleos. 10-12 minutos será suficiente. Retire e transfira para um processador. Vai demorar uns 10 minutos para esta quantidade de nozes chegar na consistência desejada. Caso o seu processador comece a esquentar muito, dê uma pausa, e depois continue. Veja aqui neste post do Green Kitchen Stories tudo sobre como preparar estas receitas, que cuidados tomar, combinações de nozes, e há até uma seleção de fotos para mostrar os diversos estágios do processo.
Preparo do recheio não tem derivados de leite de gado
  1. Derreta o chocolate em uma panelinha com o óleo de coco mexendo sempre. Quando ficar pronto retire do fogo, e acrescente o maple syrup aos poucos, mexendo para que se encorpore aos outros dois ingredientes. Deixe esfriar. Uma vez fria transfira a manteiga de castanha-do-Pará para uma tigelinha e misture vigorosamente até que a mistura mude de consisténcia, algo mais firme. Só acrescente o leite de coco/amêndoas se achar que a mistura esta muito grossa. Eu não precisei acresncentá-los. Eu levei a mistura a geladeira por uns 30 minutos para firmá-la.
Para montar o bolo
  1. Coloque uma metade do bolo no prato em que for servir e espalhe recheio nesta banda. Coloque a outra banda por cima e espalhe a cobertura por cima e nas laterais. Decore a gosto. Acho que este é um bolo

2 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, fazia tempo não via um bolo de chocolate com este requinte! Incrivelmente apetitoso!

    • valentinajacome

      Olha, o sabor é realmente muito bom. Vc saboreia os ingredientes. O doce não é excessivo. Quero fazer aqui na mamãe também.

Leave a Comment

Rate this recipe: