bolo de chocolate com mel

26 Comments

O que faz você escolher uma receita? Você tem algum método? Sou muito movida por curiosidade. Às vezes ao folhear uma receita o método de preparo pode ser um com o qual não me deparei antes. Daí anoto na minha caderneta virtual – receitas para testar. Gavetinha na minha mente. Outras vezes esta curiosidade se une a uma ocasião. Por exemplo: Páscoa. Anoto e ponho em outra gavetinha. Agora veja bem, o meu maior inimigo é o meu impulso. Não tenho prioridade. Bom, na verdade até tenho. Mas na última hora é puro impulso.

Nesta onda peguei a minha revista de páscoa e finalmente fiz a receita de bolo de chocolate com mel com a qual andava sonhando tanto. Desde antes da páscoa na verdade, pois aqui a revista de abril sai em março. Desta forma quando o novo mês começa você já está preparada. Se bem que no meu caso o preparo foi super atrasado, pois estamos quase no fim de junho. Enfim.

A receita vai pedir uma forma de 23 cm ou umas 15 forminhas. E esta foi a minha rota. A receita é daquelas que se prepara com todos os ingredientes quase que de uma vez. A massa deste bolo é realmente ótima. Fica bem fofinha. Fiquei apaixonada pelos bolinhos. Mesmo. A calda não é necessária. Calda é sempre acessório. Mas mesmo sem ela o bolo fica bonito. Natural. Mas eu a fiz, pois queria ver como ficava. E ela faz o sabor de chocolate ficar ainda mais acentuado. Agora a verdade é que o bolo fica bem bonitinho com esta roupa de festa. Faça a decoração a gosto. Eu tinha estas florzinhas doces e resolvi usá-la. Mas a reação inicial foi de fazer abelhinhas de marzipan – tal qual na receita original. Se fizer a receita na páscoa do ano que vem vou revestir o bolo com ovinhos de chocolate. Farei esta receita novamente sim, pois ela tem cara e sabor de festa.

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 225g manteiga em temperatura ambiente , mais um pouquinho para untar a(s) forma(s)
  • 100g chocolate amargo quebrado em pecados (70% de cacao)
  • 275g açúcar mascavo
  • 125ml mel – do tipo claro, não do que é opaco
  • 2 ovos grandes
  • 200g farinha de trigo peneirada
  • 1 colher chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher sopa de chocolate em pó (não é achocolatado)
  • 250ml de água fervente

Para a calda ‘grudenta’

  • 60ml água
  • 125ml de mel – do tipo claro, não do que é opaco
  • 175g de chocolate amargo (70% de cacao) picado
  • 75g açúcar de confeiteiro peneirado

Preparo:

Do bolo:

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre uma forma de 23 cm. Reserve.

Derreta o chocolate numa tigela em cima de uma panela com água. Não deixe a água tocar o fundo da tigela. Retire e reserve até precisar.

Bata o açúcar e a manteiga por uns 3 minutos pelo menos – a mistura deve ficar mais clara e macia. Acrescente o mel, e continue batendo. Depois coloque o primeiro ovo e continue batendo. Talvez você vá precisar de acrescentar uma colher de sopa de farinha de trigo. Repita o mesmo passo quando acrescentar o segundo ovo. Por fim acrescente o chocolate derretido, misture levemente com uma colher de pau. Acrescente a farinha de trigo com o bicarbonato e o chocolate em pó. Misture bem. Acrescente a água fervente  e vá misturando até que a água se incorpore bem e você fique com uma mistura mole. A princípio vai parecer que você ‘afogou’a massa, mas não se desespere . Transfira a massa para a forma e leve para assar por mais ou menos 1 hora. Após 40 minutos faça o teste do palito.  Se o bolo ainda não estiver  cozido cubra com papel alumínio e deixe acabar de assar. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar completamente ainda na forma.

** Se voce usar formas pequenas terá que reduzir o tempo de forno para 30 min. Cheque aos 20 minutos.

Da calda:

Enquanto o bolo esfria faça a calda: coloque 60 ml de água numa panela junto com o mel. Deixe ferver e desligue o fogo. Jogue o chocolate picado dentro da panela e vá mexendo até que o chocolate derreta todo. Deixe descansar um pouco Dê mais uma mexida de leve e acrescente o açúcar de confeiteiro, mexendo à medida que o açúcar for sendo acrescentado.

Forre uma travessa, transfira o bolo frio para ela e derrame a calda por cima.

Quando a cobertura secar, decore a gosto.

26 Comments
  • karynne abrantes

    Responder

    Olá, tenho ficado encantada com suas receitas. Esta em especial, pois acabo de fazê-la e é fantastica. Acho que vou servir com sorvete de creme, pra refrescar, pois embora estejamos no fim do inverno, aqui em João Pessoa está um pouco quente!! Ah!! obrigada por compartilhar tantas receitas incríveis.

  • sofia

    Responder

    Ola Valentina
    gosto muito de visitar o teu blog. Que fotos bonitas tens!
    nao sei se sera o mesmo, mas vi um bolo de chocolate e mel num livro da nigella cuja receita me parece identica a esta e que tambem me cativou. foi para a “lista” mas ainda nao experimentei!
    bjs

    • valentinajacome

      Oi Sofia, é sim.ela faz contribuiçoes para uma revista que assino na epoca da páscoa. Não conhecia do livro.

  • Carol Pimentel

    Responder

    O bolo está uma coisa de louco. Nossa! Que vontade de provar. Excelente.
    Bjs.e agora ficarei me remoendo de desejo..:)

  • Babette

    Responder

    Chocolate e mel deixou-me super-curiosa…
    vim ver e as fotos cativaram-me…
    li a receita e pareceu-me “fazível”…
    já anotei…
    é assim q escolho as minhas receitas!
    babette

  • laila

    Responder

    ah o meu criterio é bem simples…o que provocar mais baba é a receita da vez…brincaderinha Vale…depende mto da epoca…mas sempre a escola é pelo emocional…a curiosidade é um fator bem relevante….

    mas esse bolo tá fazendo aguar demais a boca…quem sabe nao etsraa em breve nas minhas feituras… bjos

  • Claudia Lima

    Responder

    Se eu não tivesse tendência grande para engordar minhas escolhas recairiam sobre tudo o que me encanta, independente dos ingredientes e calorias.
    Sendo assim, a primeira coisa que observo numa receita é a quantidade de açúcar e gordura.
    Bolo de Chocolate é o meu favorito. Acho irresistível!
    Este com mel deve ter ficado maravilhoso. Considero esta combinação dos deuses.
    Ficou lindo com a calda. Sempre dá um toque final muito bom.
    Bjs 🙂

  • Lourdes

    Responder

    Querida Valentina,
    primeiramente sou apaixonada com as fotos, receitas, TUDO o que você faz… é tudo muito lindo e saboroso (:
    Parabéns, é o meu blog preferido.

    Beijos :*

    • valentinajacome

      Lourdes, obrigada. fico muito lisonjeada com as tuas palavras.Volte sempre.

  • Fernanda

    Responder

    Eu adoro bolo de chocolte com mel!! Gostei muito da sua cobertura! Vou testar qqer dia!!
    Bjao Fe;)

  • Ameixinha

    Responder

    Tudo que eu vejo e gosto eu marco com post-it, sendo na net eu salvo o link em word 🙂 Depois para fazer é mais complicadao. Normalmente prendem-se com os ingredientes que tenho para usar ou com algo que me apeteça. Mesmo a Páscoa tendo passado, esse bolinho parece-me perfeito para qualquer ocasião 🙂

  • fabiana

    Responder

    O que mais escolher uma receita, primeiro são as fotos….
    Quando vejo um recheio delicioso, ou até a apresentação, fico com agua na boca.
    Depois, vem a curiosidade…..ingredientes que nunca usei, ou misturei…
    O seu bolo ficou lindo.
    Vou anotar tambem, pois nunca usei mel.
    beijos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu confesso que não sou muito de fazer bolo de chocolate a não ser que a receita tenha um quê diferente – e esta aqui, com mel, me deixou super curiosa, amiga. Deve ser um espetáculo! Fotos lindas – amei as tuas loaf pans.

  • Lia

    Responder

    Que maravilha!! Até fiquei a salivar só de imaginar esta fantástica combinação de sabores!!
    Beijinhos,
    Lia.

  • Téia

    Responder

    Tina minha querida, eu tenho várias motivações para escolher uma receita, mas com certeza a curiosidade é a maior delas, geralmente quando tem um ingrediente incomum ou algum que gosto muito, ou a mistura dos dois, outras vezes a técnica de preparo que nunca tenha feito ou que me parece melhor do que a que uso. Não me prendo a modismos e a alimentos considerados ultrapassados pois acho isto bobagem. Olha, este bolinho está divino, acho esta mistura de chocolate e mel maravilhosa, mas geralmente os bolos com mel são mais densos, nunca vi um com aspecto tão fofinho. Ah, me manda o e-mail, um passarinho-mãe verde já me adiantou um pouco o assunto, mas não sei detalhes. Conte comigo amiga. Bj e me escreve.

  • Beta Tiossi

    Responder

    Ultimamente escolho a receita com o que tenho em casa e que seja rápido, porque meu bebê não está me dando muita folga para cozinhar.
    Fotos como essa me dá uma saudade poder cozinhar por horas sem tempo, sem preocupação, porém tudo são fases e acho que logo ele estará cozinhando comigo! rs
    Nós adoramos bolo de chocolate! Bjs

    • valentinajacome

      Beta, ‘e muito fase mesmo. Tem epocas que estou numa correria louca e tudo vai pelos ares. Ah, este bolo eh bom. e caso queiras quantidade inferior d’a para dividar a receita facial. Rcomendo.

  • Ana Powell

    Responder

    Fico sempre apaixonada e encantada com as tuas introduções, fotos e receita.
    O resultado final é sempre glorioso e divinal ♥

    • valentinajacome

      Puxa Ana, fico at’e assim encabulada com a tua docura. obrigada.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Muitas vezes o que me faz escolher uma receita são os ingredientes que tenho em casa ou as frutas e verduras que encontro na feira naquela semana. Quando quero fazer alguma receita especial passo horas olhando meus livros até encontrar a receita que me da’ agua na boca, se encontro os ingredientes faço imediatamente. Devo confessar que quando a receita vem escrito “elaborada” ou “difícil” tenho a tendência de desistir (penso que é medo de fracassar). Quando comecei a cozinhar fazia somente aquelas com “fácil” (hehehe)!

    Bem depois do natal eu ainda tinha panettone em casa, então inventei uma receita, mas como ja’ tinha passado muito tempo, guardei no meu arquivo de receitas para publicar no natal desse ano – hehehe! Deveria ter feito como você, pois ja’ me cansei de ver aquelas fotos ali!

    Adorei a receita tem um aspecto super cremoso.

    Por hoje ja’ escrevi d+
    Bjim com karim
    Léia

    • valentinajacome

      Bom, tem que ser sasonal,ne? Agora tenho fases em que complicado me atrai. A preguica pode atrapalhar os planos, mas a atracao ate rola. e faca o pannetonne. assim ja fica a receita testada.Adorei ler tudo que escrevestes.

  • photoarte

    Responder

    Menina eu como estas suas fotos com os olhos….
    As paisagens cada uma mais linda que a outra, e suas receitas,,,,ai ai, que tortura!
    A babação é total,,,,,que diga meu teclado…rs rs
    Queria ser sua vizinha, pra sentir os aromas e chegar como quem não quer nada, e falar: Ohhhhhh chequei na hora boa, TREM BÃO DIMAIS DA CONTA SÔ!!!!!!

    rs rs rs
    Adoro este blog maravilhoso, que mãos benditas vc tem!
    Beijinhos
    Sandra

    • valentinajacome

      Mude-se para ca. risos. e teras sempre um rango diferente.

      • photoarte

        Ai ai….sonhar não paga imposto….
        mas quem sabe quando vc vier pra terrinha venha me visitar, te hospedarei com muito prazer, e ai em retribuição…rs rs vc me faz uma dessas receitinhas básicas,,,rs rs e ficamos todos muito felizes!
        O convite é sério víu! Moro em BH, e adoro as cidades historicas , Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina…..
        Vamos passear no trem bão da vida! rs
        Beijossssssss
        Sandra

  • Geórgia

    Responder

    Tenho uma pastinha nos meus favoritos batizada de preciso testar e, tal como vc, no fim vai no impulso mesmo. Bem, esta vai para a pastinha, pois parece bem saboroso, aliás, toda receita que leva chocolate de boa qualidade, fica uma delícia. Só não vai ficar lindinho como o seu, pois não sou assim tão prendada!

    • valentinajacome

      Mas e verdade viu Georgia – esta coisa do bom ingrediente. eh imbativel. conte-me mais da tua pastinha.

Leave a Comment