Bolo de chocolate com banana

7 Comments

Este ano não quis celebrar meu aniversário. Mas por incrível que pareça foi um dos aniversários mais cheios de atividades. Como vocês podem ver fiquei sem aparecer aqui desde o dia 18 de junho.  Tudo que aconteceu por volta do meu aniversário se relacionou com comida. Fui ao Taste of London, evento anual sempre em junho. Tomei também parte em um cheese and summer beer tasting, evento do Neil’s Yard em  Londres. E  participei de um curso de como se preparar dim sums na ótima School of Wok. Todos os eventos foram compartilhados com pessoas amigas e muito queridas. E acho que são estes momentos que ficam na nossa memória para sempre. Risadas divididas, indignações sofridas, péssimas escolhas feitas, assim como boas.

bolo de chocolate do green kitchen-4

Minha querida amiga SC, uma australiana com alma portuguesa, me perguntou se alguém tinha feito o meu bolo de aniversário. Quando ela morou aqui e trabalhamos juntas eu fiz um bolo de aniversário para ela. E para outros. Mas respondi que não. Fui eu que preparei uma fantástica torta de chocolate e levei pro trabalho. Uma receita do Dulce Delight da energética e inspiradora Raisa. A receita original é com avelãs, mas não tinha nenhuma em casa. Entretanto tinha castanha-do-Pará. E na minha opinião castanha-do-Pará e chocolate formam uma união memorável. Os comentários que recebi de todos confirmou isso. Esta é uma receita do meu caderninho verde que vive na minha cozinha. É uma torta que impressiona, das receitas coringas. Não durou uma hora no armário carinhosamente chamado por nós de ‘armário do colesterol’. É aonde colocamos qualquer coisa comestível que compartilhamos. Pus a torta lá na sexta cedo, com os pratinhos de papel e guardanapo, e enviei um email. Não durou nem 40 minutos.

bolo de chocolate do green kitchen-1bolo de chocolate do green kitchen-2

Um outro ‘treat’  de chocolate é  este lindo bolo de chocolate de um dos meus blogs favoritos, Green Kitchen Stories. Toda vez que chega um email com post novo fico com um sorriso de orelha a orelha pois fazem uma comida linda, que me inspira. Normalmente faço suas saladas, porridges. Mas desta vez não resisti ao bolo. O bolo deles foi feito em uma linda forma vintage, em um formato bem bonito. E a calda cascateia o bolo. De lamber os dedos. Este bolo tem um depth of flavour maravilhoso. O sabor do chocolate é pronunciado, e o sabor da banana também se faz presente, não se deixa intimidar. Use um cacao em pó de boa qualidade,  sem açúcar. Não leva farinha de trigo, mas farinha de amêndoas. E tampouco leva açúcar. Gosto sempre de tostar as minhas amêndoas levemente no forno antes de usar. Hábito antigo, mas não é necessário. E o bolo é adoçado com ‘maple syrup’ ou mel.  Não o fiz no aniversário, pois só foi postado depois do meu aniversário, mas o fiz para uns amigos, ainda com a desculpa de um bolo de aniversário no fim de semana passado. Em uma semana já o fiz  4 vezes – sem exagero.

untitledEsta leva da foto teve a forma untada com azeite de oliva. Definitivamente prefiro mil vezes a minha forma costumeira de untar minhas formas – pinceladas com manteiga derretida e colocadas na geladeira até a hora de transferir a mistura para a forma. Os bolos sempre desenformam facilmente. Se você olhar com atenção uma das fotos, o bolinho esta encaroçadinho pois parte da crosta ficou na forma. Mesmo a calda não disfarça a superfície irregular. Ainda bem que o que importa é o sabor, e este bolo delivers.No próximo post dividirei a receita da torta que fiz no aniversário.

bolo de chocolate do green kitchen-3

Receita do lindo blog Green Kitchen Stories.

Ingredients:

Instructions:

Preparo do bolo:

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Pincele  uma forma com manteiga derretidan esfriada e leve à geladeira até a hora de usar. Usei uma forma de 20 cm. E também usei 4 destas forminhas que estão nas fotos. A receita não é uma receita grande, o que é  excelente pois é sempre bom ter um bolinho a mão.

Coloque a farinha de amêndoas, chocolate em pó, fermento e uma pitada de sal em uma tigela grande, e use um fouet para arear a mistura. Reserve. Em uma outra tigela coloque os dois ovos e bata manualmente ou em uma batedeira por 1 minuto em velocidade média.  Acrescente a banana amassada, o azeite de oliva e o maple syrup e bata por mais um pouco em velocidade média para que os ingredientes se incorporem. Transfira a mistura para a tigela com a mistura de ingredientes secos. Use uma espátula para misturar os ingredientes, e depois use o fouet para dar uma boa mexida com delicadeza. Se assegure  de que a mistura no fundo seja incorporada também, para evitar que você se depare com um bando de pó quando estiver dividindo a massa entre as formas. Tire a(s) forma(s) da geladeira, salpique cacao em pó na forma batendo o excesso fora, e derrame a mistura na forma somente até  ¾  – não mais que isso pois o bolo precisa de espaço para crescer. Dê uma leve batida na forma contra uma superfície firme e leve ao forno por uns 40 minutos. Se usar uma forma de 20 cm cheque aos 35 minutos, e se necessário deixe por mais um pouco. Caso use formas pequenas asse somente por 15 minutos, e faça o teste do palito. Se necessário deixe por mais um pouco. Transfira para uma grelha e deixe por uns 10 minutos antes de desenformar.Deixe na grelha até esfriar completamente.

Para a calda:

Queria dizer que achei a calda pouca. Fiz duas receitas para revestir todo o bolo. Coloque o chocolate em pedaços em uma tigelinha. Prepare o café e esquente o leite até quase ferver. Derrame o café e leite por cima do chocolate ainda quente e deixe por um minuto, antes de mexer.Mexa para que o chocolate derretido, café e leite se misturem bem. Caso não queira usar o café substitua a quantia por leite.  Caso a calda fique com uma aparência estranha, não macia, jogue mais pedacinhos de chocolate dentro da mistura ainda morna. Isto vai ajudar a dar o ponto à calda que parecia perdida na vida. Você pode jogar a calda por cima do bolo ou colocar em uma vasilha para que as pessoas se sirvam da calda individualmente.

7 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Também estou de olho nesse bolo, Tina. Os seus ficaram tão lindos! Descobri esse blog outro dia e já fiquei encantada.

    • valentinajacome

      Sou muito apaixonad pela comida que eles fazem. ja ha mais de um ano. xx Faz sim.

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia amiga querida!
    Aniversário insólito, mas muito especial, né?!
    Também acho que castanha-do-Pará e chocolate formam uma união memorável. kkkkkkkkkkkkkk, adorei o nome do ‘armário do colesterol’!
    Adorei a receita e, é claro, estou levando comigo:-)
    Te desejo um lindo dia.
    Bjim
    Léia

    • valentinajacome

      Querida, este armario as vezes eh de dar medo. LOL.. Mas tem tambem coisas otimas. Beijo e otimo resto de semana.

  • Vera Costa on Facebook

    Responder

    Olha que Trem Bom Viviane Costa

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Vamos sim Aninha!!

  • Ana Paula Do Nascimento on Facebook

    Responder

    Vamos fazer em agosto!

Leave a Reply