Bolo de cerveja preta e um feliz ano novo

14 Comments

Faz um mês desde que saí de férias. Não fiquei de férias por este mês inteiro, voltando a trabalhar na quarta-feira 8 de janeiro.  Neste período de férias me encontrei com duas amigas queridas antes do natal – uma que está indo passar dois anos na Austrália, e outra de muitos anos mas com quem não me encontrava há um tempo. Foi ótimo ter tempo para andar por Londres sem pressa, e de não ser a ‘commuter’, na correria para o trabalho, passos corridos, sempre pensando no trem a pegar, na conexão certa. Pude curtir a parte sul do rio entre London Bridge e Tower Bridge. Esta é uma parte da cidade da qual gosto muito, com um ótimo passeio margeado o rio, lindas vistas, vários lugares para se comer/beber algo. Com bom tempo somente o passeio já basta. Há sempre muito movimento, turistas, pessoas locais, amigos, casais, jovens namorados.

ubedaDepois fiquei na minha região mesmo, até chegar o Natal. É bom ter tempo para curtir minha cidade, pois quase nunca tenho muito tempo quando estou trabalhando. Afinal passo a semana inteira em Londres, saindo de Guildford muito cedo pela manhaã e retornando no final do dia. E inúmeras vezes vou a Londres aos fins de semana também. Durante o periodo natalino o frio foi grande e houve também muitas chuvas e alagamentos. Foi uma época difícil para muitos que tiveram suas casas alagadas e perderam muitos pertences no mês de dezembro.  No dia de natal não muito longe de onde moro muita gente ficou sem gas/eletricidade quase que o dia todo. A ceia deles foi bem comprometida.  E falando em ceia, este ano optei por pato. Queria mesmo ganso, a ave tradicional destas partes. Mas não eramos muitos, e gansos são bem grandes. No dia de natal, em uma conversa com amigos de Granada no What’s up  resolvi passar o ano novo por lá. E tão logo o natal passou já estava preparado para uma mudança de ares. Amo o sul da Espanha principalmente por estes amigos e suas famílias.

granada ubeda

Viajei pouco depois do natal e fiquei em Granada até o dia 4. E foi ótimo. Sol, temperaturas bem superiores às do Reino Unido, dias longos pois ao  contrário daqui não escure às 4 da tarde, muita comida saborosa, ótimas cavas,  doceria tīpica , e o mais importante foi que passei este período com amigos. Muitos que não via há muitos anos. Outros nem tanto assim pois os havia visto mais recentemente. Na véspera de ano novo- noche vieja, eramos em 21, e no primeiro dia do ano eramos em 31. Ano novo  é a minha data festiva preferida, mais até que natal. E passar a meia noite comendo uvas e fazendo desejos foi extremamente divertido. Além de dançar até altas horas em casa mesmo. Espero que vocês tenham tido um ótimo final de ano e que 2014 tenham começado bem.

Este bolo de cerveja preta foi o primeiro bolo que preparei depois do meu retorno. Resultado de tentar limpar a cozinha de coisas que estavam ocupando prateleiras da cozinha há muito tempo como as latas de cerveja preta – Guiness no meu caso. Este bolo fica bem fofo, com uma cor interessante. O sabor da cerveja combinada com o chocolate resultam em algo bem interessante.  Acho difícil este bolo não agradar.

cerveja preta slice-2 cake

Caso você não tenha duas formas do mesmo tamanho, ponha toda a mistura em uma forma do tamanho indicado, porem funda. O tempo de forno terá que aumentar também. Diria pelo menos 4o-45 minutos. E para colocar o recheio você terá que partir o bolo ao meio antes.

Ingredients:

Para o bolo

Para a cobertura

Instructions:

Pegue duas formas de 22cm, unte-as e forre o fundo com papel manteiga. Confesso que também tenho o hábito de forrar as laterais, mas esta parte fica  por conta da sua vontade. Reserve.

Ligue o forno – 180oC. Caso tenha forno com ventilador é só 160oC.

Para o bolo:

Coloque a manteiga e a cerveja em uma panelinha em fogo médio/baixo e esquente até a manteiga se derreter completamente. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso coloque a farinha, chocolate e bicarbonato pesados e peneirados em uma tigela. Por fim acrescente o açúcar e mexa tudo com um fouet. Coloque a mistura da manteiga dentro desta tigela e misture. Depois acrescente o leite, ovos e baunilha e misture mais um pouco – a mistura deve ficar uniforme. A massa é bem liquida – não se assuste. Divida tudo igualmente pelas duas formas e asse por uns 25 minutos – cheque aos 20 fazendo o teste do palito. Quando estiver pronto retire das formas e transfira para uma grelha. Prepare a cobertura enquanto o bolo esfria.

Para a cobertura: coloque a manteiga em uma vasilha e bata um pouco para amaciar. Vá colocando o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição. Uma vez que todo o açúcar esteja na vasilha aumente a velocidade e bata por uns 5 minutos. Derreta o chocolate. Uma vez que os 5 minutos se passem,  acrescente a cerveja e o leite. Bata mais um pouco. Por fim acrescente o chocolate. Vc pode misturar bem até ficar com uma cor uniforme, ou somente um pouco para ficar com uma mistura mesclada.

Quando o bolo estiver frio, espalhe uma parte da mistura na metade que será a base do bolo. Coloque a outra metade por cima e espalhe o restante da mistura por cima. Decore como preferir.

14 Comments
  • Naty Barata

    Responder

    Um Feliz 2014 (que começou há tão pouco tempo e já tem tanta coisa para ir resolvendo). vou experimentar já este bolo para partilhar com amigos. Bem haja por continuar a PARTILHAR. Fiquei contente por saber que entrou em 2014 aqui tão perto. Até breve.

    • valentinajacome

      Naty, te desejo um 2014 muito feliz, com importantes realizacoes na tua vida e da tua familia.

  • Tânia Marques on Facebook

    Responder

    Oi Valentina Jacome! acho que essa receita deve ser uma delícia, mas que tanto de cerveja vai na massa do bolo? faltou colocar. Quero fazer! bjs e saudades!

    • valentinajacome

      Querida Tania, pois tinha sido omitido. Ja retifiquei isso e fiz uns outros ajustes tambem. Feliz ano novo!!

  • Jô Mayr Bibas on Facebook

    Responder

    Marina fazia uns cupcakes de Guiness que eu adorava… Imagina um bolão disso!

    • valentinajacome

      Este fica bem fofo. E molhado.

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Olá Valentina, adoro suas postagens falando de lugares,de sabores.Minha sobrinha Louise esteve um mês em Oxford, visitou Londres, Paris, e outras cidades,ela simplesmente amou.
    Adorei seu bolo de cerveja, estava com saudades das suas postagens.

    Tem sorvetinho no palito no Mundo do Sabor.

    http://www.mundodosabor.blogspot.com

    Beijos

    • valentinajacome

      Rosiane, vi teus lindos sorvetes. E parece que desenformam sem o menor problema. show!

  • Christiane Quinn on Facebook

    Responder

    Tina, era a Lela na foto contigo?

    • valentinajacome

      Oi Chris, nao querida, eh minha amiga Maribel de Granada.

  • carla machado

    Responder

    Não entendi uma coisa na receita…
    para o bolo…..250 g ?

    • valentinajacome

      Carla, bom dia! Tem umas tags para se entrar ingredientes, e uma delas eh tag de ‘ingrediente’s e a o outra de ‘separadores’ – exemple: para o bolo, para acobertura.. e coisas assim. Aonde estava ‘para o bolo’, deveria ter saido comoo separador. Mas na hora de editar nao notei que coloquei acidentalmente a tag ‘ingrediente’. Ao inves disto saiu como ingrediente e repetiu os 250g. Ja consertei. Obrigada por apontar isto. Ao mesmo tempo desculpe a confusao que criou.

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Querida Valentina
    Que bom curtir as férias com calma e encontrar com pessoas queridas!
    Como te disse, infelizmente antes do Natal a chuva também “castigou” muito a minha cidade e muitas casas ficaram alagadas:(
    Não conheço a Espanha, mas está na mina listinha!
    Adoro bolos com cerveja, pois ficam muito macios e molhadinhos. Excelente receita!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    • valentinajacome

      Amo a Espanha. A nivel de culinaria talvez mais que a italiana. Confesso. TEnha um lindissima semana.

Leave a Comment