bolo de cerejas, amêndoas e pistaches

8 Comments

bolo d cereja com pistacho-12O meu descaroçador de cerejas  foi usado muito este ano. Com todas as cerejas que apareceram aqui em casa, computei muitas horas  em pé na pia, tirando caroço de cereja. Tive uns acidentes e umas camisetas ficaram levemente manchadas nas poucas vezes em que apesar de achar que as mãos estavam baixas o suficiente, como as cerejas estavam bem suculentas nã0 pude evitar o espirro do sumo das cerejas. A gente às vezes compra tantos gadgets desnecessários, e de vez em quando fico preocupada de estar entrado em uma destas de comprar o que não é realmente necessário. Mas o descascador de cerejas embora seja algo que só uso em uma estação do ano, foi uma decisão sábia para uma amante de cerejas. Uma das £7 mais bem  gastas. E vai durar muitos anos.

dias de lazer-2dias de lazer-1Cerejas, verão, dias de sol, passeios pelas cercanias. Tudo isto ficará na minha lembrança deste verão de 2013. Um dos melhores verões destes últimos 4 anos. Ano passado o verão chegou tarde, e durou pouco.

De todas as receitas que fiz esta é a minha favorita . Comi mais fatias deste bolo do que me permito lembrar. Vivo em um estado de negação dizendo a mim mesma que só comi duas fatias – grandes, é verdade Mas não mais que duas. Fiz só uma alteração na receita original -removi o marzipã.  Só queria as frutas. As deliciosas cerejas que colhemos. O bolo tem uma linda aparência, com os pistaches revestindo o topo. Fica tão bonito que dá pena fatiá-lo. Ótimo para piquenique. Para comer no meio da tarde, acompanhando um cafezinho ou mesmo um cházinho.

bolo d cereja com pistacho-13Não somente fiz receitas novas – doces e salgadas. Refiz também muitas antigas e favoritas:assei as minhas cerejas ao forno novamente aqui – Cerejas assadas ao forno, o meu clafouti  favorito com receita da Philipa Sibley – clafouti de cerejas, passei a receita do clafouti com kirsch e chocolate branco para uma amiga, salada de cereja, rúcula e frango.. A lista é grande. E agora só no ano que vem. E me despeço deste ingrediente aqui no blog.

bolo d cereja com pistacho-15

Esta receita é de Rebecca Smith, uma recipe developer e food stylist inglesa.

Ingredients:

Para a calda

Instructions:

*raspe na hora de acrescentar e dentro da vasilha

Pre-aqueça o forno – 170oC.  Unte e forre (fundo e laterais)uma forma redonda de 20 cm – de fundo removível. Reserve.

Separe todos os ingredientes. Coloque a farinha de trigo, amêndoas moídas e fermento em uma tigela e misture tudo. Reserve.  Bata a manteiga, açúcar  e  raspa de limão por uns 4-5 minutos. A mistura vai ficar clara e cremosa. Depois acrescente a água de flor de laranjeira e bata um pouco para incorporar. Vá acrescentando os ovos, um por um, e bata bem entre cada adição.  Coloque a mistura da farinha e encorpore esta mistura delicadamente ao resto dos ingredientes. Coloque metade da mistura na forma, e coloque metade das cerejas na massa. Empurre as cerejas na massa levemente. Coloque o restante da massa, seguido do restante das cerejas. Empurre levemente. Leve ao forno, colocando a forma em uma grelha bem no centro do forno.

Enquanto o bolo assar toste os pistaches em uma frigideira seca. Uma vez que eles estejam tostados, retire  da frigideira e pique. Reserve até a hora de colocá-los no bolo.

Asse por 20 min, e abaixe a temperatura do forno para 160oC. Asse por 50-60 min.  Teste a massa após 30 minutos – não antes. Caso a parte de cima esteja ficando muito escura, cubra com papel alumínio. Quando o bolo ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Retire da forma e deixe esfriar completamente na grelha. Quando o bolo estiver completamente frio faça furos nele com com algo como um palito grande.

Faça a calda:

Coloque tudo em uma panelinha até que o açúcar se dissolva e deixe apurar um pouquinho. Usando uma colher derrame a calda por cima do bolo. Espalhe os pistaches picados por cima.

8 Comments
  • Naty Barata

    Responder

    Lugar adorável e sem poluição esse onde você mora!!! Vou guardar a receita, para o ano que vem, embora aqui em Portugal ainda se encontrem cerejas “Portuguesas”, mas já são despendiosas. Este ano foi muito bom para este fruto, em Maio já haviam cerejas boas. Espero que o próximo ano seja assim. Tenho um “descaruçador” aqui é como dizemos, já velhinho mas vai servindo. Bem Haja mais uma vez pelas sua partilhas.

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Espero que tenhamos cerejas tão suculentas e vermelhinhas como essas em breve. Aí volto e resgato sua receita. Só tem ingredientes que adoro.
    Bom final de semana!

  • Danielle Carneiro

    Responder

    Meu Deus, que delícia é essa, Valentina! Pena que não sou dada a fazer bolos! Mas adoraria comê-lo!

  • Suzana

    Responder

    Minha querida,

    É você e eu com as cerejas! Este ano estiveram melhores que nunca e comi como se não houvesse amanhã. Percebo bem o que vc quer dizer com os gadgets desnecessários, acho que é com esse medo que nuca comprei um descascador de cerejas… Vou ter de repensar essa opção! E vou guardar esta sua receita maravilha e ficar a sonhar com o ano que vem. 😉

    Beijos grandes e saudades*

  • Aninha

    Responder

    Minha querida Valentina… quanto tempo! Quanta saudade desse cantinho….Hoje consegui fugir e me transportar para pertinho de você, através do blog.
    Que delícia de bolo! Já anotei para prepará-lo em breve. Deve ser uma delícia, para a gente não querer mesmo nem lembrar do número de fatias, mas da deliciosa sensação que seu sabor provoca…
    Desejo um lindo fim de semana e prometo não sumir tanto, ok?
    Bjs.

  • Sarah

    Responder

    Olá Valentina!
    Que belo dia de Sol esse radiando na sua janela.
    Ano passado morei na Irlanda e sei muito bem o que foi o verão tardio e curto! Agora estou de volta as terras de Minas e confesso que sinto falta do frio e do chazinho quente todas as noites!
    Quando aproveitei o verão curto da Irlanda fiz esta receita aqui http://tricotandonacozinha.blogspot.com.br/2012/05/macarrao-la-buena-vida.html
    Era uma celebração ao Sol! A vida e ao calor que vi por pouco tempo!
    Parabéns mais uma vez pelo blog! Continue sempre me encantando que suas receitas e fotografia fazem o meu dia mais poético!
    Um beijo
    Da vizinha de cozinha virtual
    sarah

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, você aproveitou mesmo a época das cerejas esse ano, hein? Cada receita gostosa! Esse bolo ficou lindo.

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina !!
    O Bolo parece realmente delicioso, como você mesma falou, para comer numa tarde acompanhado com uma xícara de Chá, isso que é felicidade !
    As fotos são lindas, toda vez que você posta fotos eu sonho em viajar para ver essa beleza ao vivo, conhecer novas pessoas, novas comidas, enfim novos ares.
    É, sonhar é bom e faz bem.
    Boa semana, Abraços.
    Márcia

Leave a Comment