Bolo de cereja e pistache com cobertura de mascarpone

4 Comments

bolinho de cereja e pistache-1Ontem só queria ficar em casa, tranquila, lendo um livro que acabei de comprar na minha ida rápida ao Brasil. Fim, da Fernanda Torres. O dia estava lindo e claro, bem de verão. A sala foi invadida pela mais bela luminosidade. Tinha umas cerejas na geladeira, cerejas da árvore que adoto. E achei que seria perfeito utilizar as mimosas cerejas em um bolinho. Esta receita fica muito boa com pêssegos também, mas não ia sair para comprá-los desta vez, e preferi usar o que tinha em casa. Estava também com um excesso de pistaches, e tenho que usá-los antes que fiquem velhos.

bolinho de cereja e pistache-9Reduzi a receita, que normalmente é dobrada, e utiliza uma forma de 23cm. E acabei usando umas forminhas de friands que tenho. São umas forminhas de friands estilo australiano, fundas e ovais. Não necessariamente como as de financiers francês. Foram enchidas somente até a metade para que a receita rendesse 8 forminhas. Quantidade boa para uma pequena indulgência. Ótimo formato para se levar para um piquenique. Fácil de transportar.

A cobertura que usei foi diferente da usada quando fiz o bolo com pêssegos. Acho  que este bolo precisa de uma cobertura, algo que lhe acrescente um pouco de umidade pois os bolinhos são um pouco ‘esfarelentos’. Fiz uma casamento de mascarpone e iogurte natural, e um pouco de licor de laranja pois acho que cai muito bem com cerejas. A quantidade que usei não foi excessiva, mas deixou um suave sabor da laranja. Os pistaches que parecem pepitas foram presente de aniversário de uma amiga querida. Ela me enviou uma caixa gourmet de produtos vendidos pelo Ottolenghi. Estes são os pistaches mais verdes que já tive a oportunidade de experimentar. Vem em lâminas.

Lhes desejo uma linda semana. Cheia de deliciosas descobertas.

bolinho de cereja e pistache-5 bolinho de cereja e pistache-6

 

Receita de uma das revistas que assino, a delicious inglesa.

Ingredients:

Cobertura

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC.  Unte 8 formas de muffin e reserve.

Separe todos os ingredientes em primeiro lugar. Corte as cerejas em pedaços médios – as minhas eram pequenas então so as partia em duas partes; porém se as suas forem um pouco grandes talvez você precise cortá-las em 3 ou mesmo quatro pedaços. Não preciso dizer que os caroços não são necessários. Dica: na hora de triturar os pistaches, coloque um pouco da farinha junto com eles no processador. Isto vai ajudar a triturá-los sem virar uma pasta. Coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela e bata bem até que a mistura fique clara e leve. Em uma outra vasilha bata o ovo e o mel até que se incorporem. Depois transfira a mistura para a vasilha com a manteiga e açúcar   e bata mais para que as duas misturas se incorporem. Acrescente a farinha, fermento e pistache moído à mistura, e misture tudo delicadamente. Por fim acrescente as cerejas e misture delicadamente também. Transfira a mistura igualmente pelas 8 formas. Sempre gosto de usar uma colher de servir sorvete para ter certeza de ter usado quantidade iguais. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de transferir para uma grelha.

Para fazer a cobertura ponha os ingredientes em uma tigela e misture bem com uma colher.

Pouco antes de servir espalhe a cobertura de mascarpone por cima de cada bolinho, e sirva em seguida.

4 Comments
  • Lylia

    Responder

    Perfeito, Valentina! Um bolinho desses alegra os corações. Adorei.Lindas fotos.Como sempre.
    Bj,
    Lylia

    • valentinajacome

      Obrigada minha querida. Se Deus quiser vamos papear over a cup of coffee em duas semanas.x

  • Gina

    Responder

    Que linda a intensidade do verde desse pistache. Fiz recentemente biscotti com pistache e ficou muito bom. Acho que o pistache confere um sabor único a qualquer preparação.
    Seu bolo ficou muito rico. Pena que não estamos em época de cerejas por aqui.
    Uma ótima semana pra você!

    • valentinajacome

      Oi Gina, estes pistaches são realmente fantásticos. La da lojinha do `ottolenghi. : o )

Leave a Comment