bolo de cenoura, chocolate e pistache

12 Comments

cenoura e chocolate-11Segunda-feira foi feriado. O penúltimo do ano antes do natal. Fez um tempo chuvoso. Daqueles em que a gente quer ficar em casa, debaixo de uma manta se faz um friozinho como fez, e tomando um cházinho quente enquanto se lê aquele livro favorito. Eu sentei na sala, joguei a manta sobre as pernas e fiquei folheando várias publicações que estavam empilhadas.  O verde do jardim e a chuva caindo criaram uma linda atmosfera, meio mágica, e ‘safe’. Amo ficar na minha casa. Tenho tão pouco tempo. Me sinto em um porto seguro. Longe de todas as tribulações e problemas. É claro que  esta segurança está só na minha mente pois não se foge das coisas. Mas o ‘faz de conta’ me encanta.  E embalou a minha segunda-feira.

cenoura e chocolate-8Hoje o tempo foi igualmente chuvoso e friozinho. Mas quando  a gente está pra cima e pra baixo, indo e vindo do trabalho, não há sensação de aconchego. Até caminhar para a estação de trem pode ser um desafio. As várias poças d’água e carros em alta velocidade podem ser sinomino de desastre. Passei fino de levar uma super molhada as 630 da manhã. Quiz tanto que fosse segunda novamente, para ficar debaixo das cobertas, e me sentindo toda aconchegada.  Deixo aqui então no fim deste meu dia bem molhado de primavera esta receita que é aconchegante, e deliciosa. Algo ótimo que cai muito bem com dias em que se quer sentir aconchegante, confortada. Ou não.

cenoura e chocolate-9

Esta receita é da revista Food and Travel. E é muito boa.

Ingredients:

Instructions:

* faça com chocolate semi amargo caso você não tenha chocolate com laranja

Preparo do bolo:

Usei formas pequenas, mas você pode usar uma forma de 22cm – de preferência daquelas que abrem na lateral. Esqueci como se chama em português. Unte a forma e forre o fundo e revista as laterais. Reserve.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Reserve todos os ingredientes – mise en place é muito importante. Coloque a farinha, fermento e amêndoas moídas em uma mesma tigela e use um fouet para misturar e arear. As cenouras, ovos, manteiga e laranjas tem que estar em temperatura ambiente.

Coloque a manteiga em uma batedeira e bata um pouco para amolecê-la. Reserve duas colheres de sopa do açúcar e bata o resto com a manteiga até que a mistura fique clara e macia. Acrescente as gemas uma por uma à massa, batendo bem entre cada adição. Ponha a batedeira na velocidade mais baixa e acrescente a mistura de farinha de trigo e bata levemente para misturar os ingredientes. Com uma espátula misture  a cenoura ralada e a laranja à mistura delicadamente. Acrescente o chocolate e pistache picados. Bata as claras em neve com uma piadinha de sal até que picos macios se formem. Acrescente o açúcar reservado e bata mais até os picos ficarem firmes. Usando uma colher de metal ou espátula acrescente e incorpore  as claras em neve à mistura sem que nenhum pedaço das claras fique a mostra. Lembre-se de ser delicada(o) ao misturar os ingredientes.  Transfira a mistura para a forma e asse por uns 50 minutos. Faça o teste do palito e se necessário deixe no forno por mais um tempinho.  Como usei formas menores só assei por uns 20 minutos.  Na receita original as instruções eram de assar por 1 hora, cobrir com o papel alumínio e assar por mais 30. Como não assei desta forma não posso fazer comentários. Mas recomendaria que você testasse como indiquei pois pela minha experiência me parece muito tempo no forno – 1h 30m.

Quando o bolo ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma antes de desenformar caso use formas pequenas. No caso de forma grande, retire após 15 minutos e deixe esfriar completamente na grelha. Prepare a cobertura somente quando o bolo estiver complemente frio.

Preparo da calda:

Derreta o chocolate e a calda de laranja em uma tigela sobre uma panela com um pouco de água, sem que a água toque o fundo da tigela. Deixe a mistura sobre a panela por uns 5 minutos após o ferimento da água da panela. Retire a tigela de cima da panela e mexa para que o chocolate acabe de se derreter e se misture ao suco de laranja. Use uma colher para salpicar a calda sobre o bolo. Deixe a calda esfriar completamente antes de servir o bolo.  Sirva com iogurte natural. Dou preferência a iogurte do tipo grego devido à textura.

12 Comments
  • Gustavo

    Responder

    A gente tem uma forma dessas!

    • valentinajacome

      Gustavo, é um formatinho legal, não é? Fico feliz de ver voce aqui.

  • Leticia Ono on Facebook

    Responder

    Ai, sempre viajo com as suas descrições de locais, sabores… com esse post, não foi diferente. Terminei de ler me sentindo aconchegada, como se tivesse ganho um abraço quentinho – e quase pude sentir o cheiro divino desse bolo. Beijos, querida <3

  • Cucchiao pieno

    Responder

    Bom dia amiga!
    Lendo teu post me deu uma saudade de você! Espero que a tua visita aqui seja realmente em breve!
    O “faz de conta” também me encanta e nada melhor do que estar em casa nessa gostosa situação!
    Esse bolinho reuniu tudo que eu amo – estou aqui salivando!
    Achei o formato do bolo liiiiiiiindo.
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjo grande
    Léia

  • Karina Jarmakani on Facebook

    Responder

    Hummm estava uma delicia odorei Valentina Jacome,

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adorei essa versão de bolo de cenoura – ficaram tão lindos! Deu vontade de provar.

  • Fernanda Giuliani on Facebook

    Responder

    Aproveitar o feriado desse jeito é muito bom! 🙂 Adorei!

  • Ana Paula Do Nascimento on Facebook

    Responder

    Hummmmm duas coisas que Nina ama….cenouras e pistachios…..nhammmmmm

  • Stefânia Barreto Tissot on Facebook

    Responder

    Amei o post Tina! O que seria da primavera sem o charme dos dias chuvosos também? Mas concordo que eles caem muito melhor quando nossa previsão é apenas ficar em casa… Beijos grandes!

  • Josefa Navas Fernández Faria on Facebook

    Responder

    Deu muita vontade agora! Babei rsss

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Faz, faz, faz…

  • Gregório Jácome on Facebook

    Responder

    Espetáculo, vou deixar para domingo na folga rsrsrs

Leave a Comment