bolo de cardamomo

13 Comments

Bolo de cardamomo


Este é um bolinho honesto, gostosinho com um chazinho. O diminutivo é carinhoso pois o bolo não é diminutivo. O sabor do cardamomo é tão elegante! Confesso que pus no forno e fiquei esperando que o perfume fosse me deixar inebriada. Não via a hora de abrir a porta do forno só para dar uma cheiradinha. Quando o bolo ficou realmente pronto até fiquei meio decepcionada pois o perfume inebriante não rolou na intensidade que esperava. Mas vamos lá. Botar fé é importante. Preparei a minha cobertura – ficou com uma carinha boa. Daí resolvi que não queria o bolo grandão, mas pequeno. O que fazer? Primeiro porque embora tenha usada a forma de 20 cm como foi recomendado, o bolo ficou pontudo no centro. Comecei tirando esta parte com uma faca – tirei o topo.Pronto. Se você não se importar com bolos pontudos fique com o bico. na hora da cobertura parecerá uma homenagem ao Himalaia. Voltando ao que fiz após retirar a ponta, pequei um cortador de formato hexagonal e cortei o bolo em bolinhos. Espalhei a cobertura, dei uma salpicada MUITO de leve de canela.. e preparei o chazinho para acompanhar. Também resolvi que era uma ocasião especial pois este era o meu primeiro bolo de cardamomo.Então peguei o pires e xícara que ganhei da Clarice (obrigada minha querida) e me servi. A primeira mordida do bolo foi uma surpresa imensa. Me senti envergonhada de ter duvidado desta receita. O bolo também fica fofo. A receita original pede ‘sour cream’. Se você não tiver aonde mora não se desespere, nem se descabele. Substitua por iogurte natural – NÃO USE O DESNATADO pois é muito aguado. Pegue o iogurte e deixe escorrer um pouco num paninho, para engrossar.

Vamos lá:

Forma redonda de 20 cm untada e forrada com papel manteiga.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Ingredientes:

1 ovo

200ml de iogurte natural (leia acima) ou sour cream

175g de açúcar

225g de farinha de trigo peneirada

1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Pitada de sal

1 colher de chá de sementes de cardamomo moída (usei o meu moedor de café para isso e depois peneirei para tirar as cascas)

Para a cobertura: ‘

125g de açúcar de confeiteiro peneirado

1 colher de sopa de iogurte ou sour cream ou mesmo crème fraiche

Pegue uma tigela grande e bata o ovo com um fouet. Depois adicione o iogurte (200ml menos uma colher de sopa) e o açúcar e misture com o fouet para combinar bem. Acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, e o sal e por fim o cardamomo e misture bem com uma colher, sendo delicado. Transfira a mistura para a forma e asse por uns 35 minutos. Retire do forno e deixe descansar por uns 10 minutos antes de remover da forma. Deixe acabar de esfriar numa grade.

Quando frio aplique a cobertura – que é feita só misturando os ingredientes.

E aproveite.

13 Comments
  • A Taste in Heaven

    Responder

    Valentina, que delícia de foto e de receita!! Vou experimentar amnhã mesmo…Vivianne

  • Renata Boechat

    Responder

    Esse me conquistou!Com certeza está na minha lista,ótima idéia!Abraço grande amiga!

  • bia

    Responder

    esta cobertura escorrendo da vontade de meter a boca neste bolo !!!! bjs e boa pascoa

  • Cláudia

    Responder

    Valentina, este bolo está um pecado de tão maravilhoso. Vou fazê-lo no feriadão. Um beijo, Cláudia.

  • fezoca

    Responder

    ah, tem dias que so queremos mesmo um bolinho assim, com um chazinho, tudo inho, bem inho, com carinho! 😉 beijoos,

  • lunalestrie

    Responder

    Valentina, também aprovei demais o cardamomo em bolos! Esse seu então…ai ai…

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina esse pedaço de bolo com essa cobertura escorrendo está um verdadeiro pecado. 🙂 Estou com a Akemi você deixa a gente com vontade de correr pra cozinha. Linda a foto!

  • Akemi

    Responder

    Valentina, você nos faz mesmo sair em disparada para a cozinha para preparar alguma coisa toda vez que posta estas delícias! Este bolo tem ingredientes simples mas nem duvido que o resultado seja não menos que divino! Ah, que legal que você está usando a xícara aí! Beijos, querida!

  • Dadivosa

    Responder

    Valentina, o pormenor da cobertura escorrendo está torturantemente delicioso!Eis um bolinho que preciso fazer logo…Tenha uma linda Páscoa, sim?Beijos

  • miki w.

    Responder

    ai, tina! que delícia! vontade de estar aí e entre uma garfada e outra nesse bolo fofíssimo darmos risada e conversar!beijocas e boa páscoa!miki

  • Maria.Helena

    Responder

    Valentina, o bolo parece fofo e gostoso. Mas mesmo com sua campanha, não me animei a experimentar o cardamomo ainda…rs.. (shame on me)…rsAgora… homenagem ao Himalaia foi de gargalhar! 😮BeijocasMH

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, você é muito posh, 😉Que vontade de provar um (dois?) pedaços desse bolo. Parece maravilhoso.Sabe que adorei o cardamomo e não vejo a hora de usá-lo novamente? Tenho que agradecer a você por me apresentar novidades. 🙂

  • Cris

    Responder

    Ah… se tem cardamomo é bom! Valentina, sorry, ainda não consegui achar o que quero enviar. Aguarde mais um pouquinho ok? Bjs!

Leave a Comment