bolo de banana da mãe do John Barrowman

8 Comments

Quando estou em casa gosto de assistir a um programa intitulado A Taste of my Life, apresentado pelo Nigel Slater. O show sempre traz artistas, politicos, e os leva a um retorno ao passado – desde a infância. Além do aspecto voyerístico do show – a vida dos outros costuma parecer muito interessante, também amo o fato de que liga comida a momentos especiais na vida delas, assim como mostra a ligação entre membros de uma mesma família, grandes amigos e comida.

No show que foi reprisado no sábado passado os pais do ator John Barrowman apareceram falando de um bolo de banana que a mãe fazia para ele quando era menino. Foi um momento de muita ternura em que a mãe revivia para o telespectador um pouco dos momentos dividos com o filho quando pequeno, e ao mesmo tempo preparava o bolo. O show foi cheio de lindos momentos pois o ator aparentemente sempre amou comer e sua mãe fazia suas vontades. Durante o show Nigel Slater preparou o bolo para o ator. Acho que John Barrowman não é muito conhecido fora do Reino Unido. Ele é o ator principal de uma série da BBC intitulada Torchwood.

Desliguei a tevê repetindo para mim mesma que gostaria de fazer o bolo também. Em parte por ter banana. Aí, é um pecado. Sei que todos tem receitas de bolo de banana. Pra que mais uma? Mas a tentação do bolo foi maior.

Esperei até que algumas das bananas que tinha ficassem super híper maduras, pretinhas mesmo. E fiz o bolo. Queria ter usado um pouco de farinha integral na massa ( 180g de farinha normal e 105g de farinha integral) mas não tinha nem 10g da integral em casa. Fica pra próxima vez. Também reduzi a quantidade de açúcar – só usei 200g. Que bolo gostoso. Fica bem úmido.Cresce bem. O doce ficou na quantidade certa. Vai para a minha lista de receitas favoritas de banana, juntamente com o bolo de banana com passas.

Bolo de Banana da mãe do John Barrowman

285g farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá sal

110g manteiga em temperatura ambiente, sem sal

225g açúcar

2 ovos

4 bananas maduras amassadas

85ml coalhada (ou 85ml de leite normal e 1 ½ colher de chá de suco de limão – deixe descansar um pouco para que o limão atue no leite)

1 colher de chá de extrato de baunilha

Pre-aqueça o forno em temperatura de 180oC. Caso o seu seja daqueles fornos que tem como que um ventilador, 160oC é a temperatura ideal.

Separe a farinha de trigo peneirada, bicarbonato e sal numa vasilha. Bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique clara e bem cremosa. Acrescente a banana amassada e misture com uma colher de pau. Depois acrescente os ovos, misture mais um pouco. Ponha a coalhada e misture mais. Por fim coloque a baunilha. A última etapa será acrescentar a mistura com a farinha. Coloque de 3 vezes, mexendo delicadamente após cada adição. Vai te parecer que tem farinha demais, mas não se preocupe pois a mistura ficará homogênea. Transfira para uma forma de bolo inglês e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Deixe esfriar na forma por um bom tempo antes de passar para uma grelha. Como ele é bem úmido caso não esteja frio o suficiente fosse periga deixar parte dela na forma ao tentar retirá-lo.

8 Comments
  • Romy

    Responder

    que lindo bolo… estou tentada a fazer para amanhã…rsrsrtenho ali umas bananas que devem estar no ponto para essa receita.Mesmo a calhar 😉

  • Laurinha

    Responder

    Ficou lindo! Adoro doces com bananas e assim bem úmido, deve ter ficado deliciosoBeijinhos,

  • Cláudia

    Responder

    Bolo de banana é sempre bom, com passas melhor ainda. Esta semana eu fiz dois bolos de banana com passas. Mas é bem diferente, apesar de ser bolo de banana. Vou experimentar o seu.Bjs

  • Lara

    Responder

    Oi, Valentina! Fiquei encantada com as fotos das saladas. Tá tudo lindo aqui. Grande beijos, saudades. Lara

  • Bete

    Responder

    Parabéns seu blog está muito legal, cheio de receitas gostosas.Vou já fazer esta receita.Bjs!!!

  • Marizé

    Responder

    Deve ser muito bom mesmo, e para alguem que é conhecedora como você aprovar é porque é garantido.

  • semente de sésamo

    Responder

    Há muito tempo que ando para fazer um bolo com banana. Qual dos dois me aconselha, este ou o tal bolo de banana com passas? Qual fica mais húmido? obg

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, certamente vou fazer este bolo e vai ser logo – adorei a história toda por trás da receita, além de parecer delicioso!

Leave a Comment