bolo de banana com calda de caramelo

10 Comments

 

Sem perceber fiz anotaçoes com receitas que queria muito fazer. Faço a listinha para não perder de vista as coisas que me interessam, embora devo confessar que muitas vezes o que faço primeiro não é exatamente o primeiro item da lista. E recentemente notei que estava anotando vários itens que calharam ser de autoria de uma mesma pessoa, Valli Little. Ela é uma inglesa formada pelo Cordon Bleu com um grande currículo. Hoje em dia vive na Austrália. Andei fuçando um pouco sobre ela na internet. Uma das receitas dela que anotei foi um bolo de banana (chamado ‘bread’ na receita original, com calda de caramelo. Sei que você pode estar dizendo: outra receita de bolo de banana. Mas esta receita é realmente especial. E o fiz umas 3 vezes em 10 dias.

 

Na primeira vez em que a fiz a deixei com uns colegas de trabalho. E o caramelo estava em um tupperware pequeno, para ser  aquecido no microondas na hora de servir. Eles nem se deram ao trabalho de aquecer o caramelo. Alguns pegaram caramelo frio e comeram com o bolo. Só recebi incontáveis emails de agradecimento. A receita é prática. Fica pronta em 30-35 minutos. O único trabalho é derreter a manteiga e esperar que esfrie. Depois é bem rápido. Anotei a receita em um pedaço de papel que fica no mural que tenho na cozinha. Assim posso rapidamente colocar tudo junto em uma situação inesperada.  Ou quando tiver uma enorme vontade de comer bolo de banana com calda de caramelo. Você pode jogar rodelas de banana na calda de caramelo e servir com as fatias do bolo, assim como na receita original. Ou serví-lo simples. De todas as maneiras este bolo será um sucesso. E você, tem uma receita coringa? Simplesmente deslumbrante?

 

Ingredients:

Ingredientes para a calda de caramelo

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e polvilhe uma forma de dois litros – uns 23 cm. Reserve até a hora de usar.

Metodo de preparo da calda:

Coloque a manteiga e açúcar em uma panela em fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver. Só então acrescente o creme de leite, mexa e remova do fogo. Deixe esfriar.

Preparo do bolo:

Coloque os ovos, manteiga, açúcar, maple syrup e extrato de baunilha em uma tigela e bata por uns 5 minutos. A mistura vai engrossar ao final dos 5 minutos.  Acrescente as bananas amassadas e o creme fraiche/iogurte e bata mais para encorporar tudo à mistura. Peneire a farinha de trigo, canela e fermento e transfira para a tigela com o restante da mistura. Mexa tudo delicadamente com uma colher de metal e transfira a mistura para a forma reservada. Asse por uns 35 minutos e retire do forno quando passar o teste do palito. Deixe esfriar na forma por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha para que esfrie completamente. Sirva com a calda.

 

10 Comments
  • Luciana Betenson

    Responder

    Valentina, foi o bolo escolhido pra semana. Amanhã farei 🙂 Bjs!

  • Jô Bibas

    Responder

    Receita coringa até tenho, mas que seja deslumbrante….
    Essa aqui merece ser testada!
    BJô

  • Luciana Betenson

    Responder

    Como ficou lindo o seu bolo! É uma das combinações que eu mais gosto num bolinho: banana + caramelo. Faço sempre este aqui da Verena: http://mangiachetefabene.wordpress.com/2009/06/30/bolo-de-banana-e-caramelo/ mas eu amei o seu!! Guardada a receita 🙂 beijos!

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Querida Valentina
    Bolos de banana são os meus preferidos e essa receita com caramelo (que amo d+) acabou de entrar para a minha listinha, pois ledo a tua descrição eu salivei 🙂
    A forma do bolo é maravilhosa!
    Te desejo um alinda semana.
    Bjim
    Léia

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, a danada da receita está separadinha aqui, na minha lista. Só preciso comprar bananas para prepará-la (esta sua amiga cabeça-de-vento esqueceu de fazer isso quando foi ao mercado dias atrás). Que lindeza essa forma, hein? E as fotos? Maravilhosas, querida. xx

    • Trembom

      Pat, sem bananas não vai dar. risos. Eu agora quero dar um tempo desta receita. Ja fiz demais. mas a adoro mesmo. Adoro esta forma. A gente so tem que untar com muito carinho pois ela eh cheia de nooks and crannies.

  • belinhagulosa

    Responder

    Mas que bolo maravilhoso amiga, que saudades desta tua cozinha sempre maravilhosa….bjokitas

    • Trembom

      Belinha querida, vc sempre gentil, com palavras doces. Olha, se tiveres banana e uma ocasião faça este bolo. Te garanto que vai agradar.

  • Vanderleia

    Responder

    Amiga esse bolo ficou fantástico.Me deixou babando.Beijos querida, e um lindo final de semana.

    • Trembom

      LEia querida, um lindo domingo pra ti. Que bom que vc gostou do bolo. Recomendo sem titubear.

Leave a Comment