Bolo de Banana com Amêndoas, receita coringa

15 Comments

Você tem uma receita coringa? Aquela que você usa para fazer um agrado para alguém que quer bem, ou para uma ocasião especial  quando o tempo é curto mas você quer causar um furor? Esta é a minha. Desde que a adotei procuro ter sempre bananas em casa .  Tenho um kit básico com os ingredientes secos na geladeira. Caso precise bater um bolinho inesperadamente. Este bolinho especial.

O segredo desta massa são as amêndoas e o iogurte natural. Fazem com que o bolo fiquem bem úmido, acentuam o sabor da banana. Uma ótima coisa é que não é muito doce. E as amêndoas em lascas acrescentam textura. As que uso são levemente tostadas. E para encerrar, o preparo é super prático.  Usei farinha integral que havia comprado em um moinho do século 17 que ainda está em operação.

Não posso comentar sobre a autoria desta receita pois não a tenho. Esta receita me foi passada por uma colega. Mas posso falar de sua origem. Há uns dois anos a BBC passa um programa chamado The Great British Bake Off em que 12 participantes são deparados com vários desafios na área de ‘baking’. No final de uma série haverá um vencedor. Segundo minha amiga esta receita é desta série.

Esta receita já foi trabalhar comigo, já andou pela vizinhança. Sempre aprovada.

Bolo de banana com amêndoas 

Ingredientes:

  • 50g amêndoas em lasca
  • 175g manteiga em temperatura ambiente
  • 250g açúcar
  • 1/2 colher chá de extrato de baunilha
  • 3 ovos grandes
  • 50g amêndoas moídas
  • 225g farinha de trigo com fermento (usei integral, pois era a única que tinha)
  • 150 ml iogurte natural
  • 2 bananas medias bem maduras e amassadas **

**usei duas grandes

Forma retangular de 25 x 20 e 5m de profundidade

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte a forma retangular, e forre com papel manteiga untado.

Salpique metade das amêndoas em lasca na forma e reserva.

Bata a manteiga amolecida para ficar cremosa. Vá acrescentando o açúcar aos poucos, e bata até a mistura ficar bem clara – por volta de 3 minutos. Acrescente o extrato de baunilha, bata mais um pouco e vá acrescentando os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Acrescente as amêndoas moídas e misture com uma colher de metal delicadamente. Depois acrescente a farinha de trigo em 3 levas, intercalando com o iogurte. Sempre delicadamente com a colher de metal. Por fim acrescente as bananas amassadas. Espalhe a mistura na forma, salpique o restante das amêndoas e asse em 180oC por uns 50-60 minutos. Meu forno estava muito quente e assei em 45. Ficou super fofo. Deixe esfriar na assadeira antes de transferir para a grelha e dividir. Se puder.

15 Comments
  • Marise Grossi

    Responder

    Valentina,

    este bolo é maravilhoso!
    Tenho colocado um pacote de 100g de farinha de amêndoas e misturo farinha integral com a comum e fica delicioso.
    Parabéns e obrigada,
    Marise

    • valentinajacome

      Marise, adorei saber da farinha integral.vou te copiar. Posso?; o )

  • Jô Bibas

    Responder

    Integral ou não, a farinha tem que ser com fermento?
    Bye!

    • Trembom

      Podes também usar farinha normal e acrescente 1 1/2 rasa de fermento Jo.x

  • mangiachetefabene

    Responder

    Val, seu blog é uma viagem pelo país das maravilhas, as fotos dão vontade de ficar o dia todo olhando e imaginando como devem ser os cheiros, as texturas, o quentinho do sol, as pessoas e as receitas, hummmm!!! Há tempos não tenho podido vir aqui, filho pequeno quase andando…ontem fez 1 ano a Luísa! Mas hoje não resisti! Amei essa receita. Vou anotar e fazer! Beijocas e parabéns pela inspiração!

  • Micheli

    Responder

    Parece ser delicioso! Vou tentar fazer o bolo!

    Lindas imagens do moinho tb, que privilégio comprar farinha assim!

  • Vilma Aparecida

    Responder

    Que bolo lindo! Deve estar muito saboroso.
    A farinha integral que vc. usou já é com fermento? Quanto colocar de fermento para essa quantidade de farinha? Posso usar açúcar mascavo?
    Muito obrigada.
    Vivi

    • Trembom

      Vilma, usei farinha de trigo com fermento. Acho que aqui você pode usar 2 colheres de chá de fermento para a quantidade de farinha aqui. NOrmalmente vc utiliza uma xícara de chá de farinha (das xícaras medidoras) para uma colher de chá de fermento.

  • Jô Bibas

    Responder

    Que lindo! E veio com a força do pensamento! estou indo ver a Marina em NY no aniversário dela (1 de abril!) e pretendo adquirir mais um prato da Anthropologie e fazer mais um bolo com amêndoas (dessas séries malucas que a gente inventa em blogs…) e como sempre são com amêndoas… Perfeito! Aproveito pra te perguntar uma dúvida básica: quando faço crostata, a massa que esfarela e é difícil de abrir sem quebrar é porque falta: a) farinha b) manteiga c) manteiga d) socorro!
    BJô

    • Trembom

      Querida Jô, pois coincidentemente postei outra receita com amêndoas. Vc pode até fazê-la em NY quando for ver a Marina pois usa ruibarbos. Olha, as receitas tradicionais de crostata – pelo que eu sei, são do tipo ‘short'(não sei a tradução em português). Sao massas que ficam um pouco esfareladas. Use cling film ( aqueles plásticos de cozinha) para abrir pois fica mais fácil. Vou procurar aqui a proporção dos ingredientes neste tipo de massa para te mandar. Daí vc pode ver se a tua se encaixa nestas.

  • photoarte

    Responder

    Hummmm deu agua na boca…..bão dimais da conta!
    Vou testar.
    Bjsssssssssss
    Sandra

    • Trembom

      Obrigada Sandra. Conte se deu certo e se vc gostou.

  • Cristina

    Responder

    Valentina, posso adotar essa receita como coringa aqui em casa tbm??rs… me deu água na boca, lindo demais com essas amêndoas!
    Vir aqui é sempre um prazer!!
    Bj,

    • Trembom

      Cris, pode adotar sim. ; o ) Se fizeres depois me conta.

Leave a Comment