Bolo de Atum e Azeitonas

14 Comments


Quando vi esta receita resolvi que acrescentaria um pouco de milharina também para mudar um pouco a textura e a usaria para a quinzena do milho no Colher de Tacho. Com tantas receitas bacanas que temos recebido também queria colocar uma que fosse boa e bem prática.

Este bolo é na verdade um ‘cake’ em francês. Na sua origem Un cake em francês se refere a um ‘cake’de frutas, um ‘cake’ doce. Entretanto pelo que meus amigos me explicaram, e que constatei nas livrarias por onde passei, a palavra também é usada para coisas salgadas.

A receita é ótima para um piquenique – eles são super popular nesta época do ano. Também cai bem para um lanche rápido, acompanhado por uma salada verde bem crocante. Pode-se cortar fatias e fazer um sanduíche com elas por exemplo, variar os tipos de farinha, recheios. É muito versátil. Você verá muitos ‘cakes’ por aqui.

Pode-se variar e usar azeitonas pretas por exemplo. Já estou pensando em usar um salmão em lata de ótima qualidade que se vende por aqui. Sim, pois não se esqueça de usar um bom atum. O azeite de oliva que usei foi do que veio com o atum usado pois era conservado em azeite de oliva.

Uma nota quanto à farinha: na segunda vez em que fiz o bolo/cake coloquei metade de farinha de trigo e a outra metade de milharina. A textura fica mais ‘rústica’. Brinque com as quantidades de farinha de acordo com a sua ‘vontade’.

Bolo de atum e azeitonas

Ingredientes:

200g de farinha ( usei 125g de farinha de trigo e 75g de milharina)

1 ½ colher de chá de fermento para bolo

150g de azeitonas verdes sem caroços e cortadas em rodelas/pedaços

3 ovos

20ml de iogurte

200g de atum em lata

20ml de azeite de oliva

Sal

Pimenta do reino moída na hora

Pre-aqueça o forno – 180oC, e unte a forma de bolo inglês.

Misture as azeitonas e atum e reserve.

.Coloque a farinha de trigo ( e milharina se usar das duas) juntamente com o fermento numa vasilha e misture. Acrescente os ovos e misture.

Vá pondo o óleo de oliva aos poucos juntamente com o iogurte. Por fim ponha o sal e pimenta do reino.

Por último acrescente o atum e as azeitonas. Coloque na forma e leve ao forno por uns 45 minutos aproximadamente.

14 Comments
  • valentina

    Responder

    Smas, é bem gostoso. Não paro de comer uma fatia.um horror!Clarice, realmente excelente. Vai bem com uma saladinha também.Elvira, são bons estes cakes em geral,não?! Adoro a versatilidade.Cris, uma arrumada na casa faz bem,ne?1/ Ainda não está bem como quero mas chego lá. Ah, Paris me deu uma animada.Pat, o difícil é parar de beliscar a mistura de atum e azeitonas antes de acrescentar à massa.Silvia, super prática mesmo,viu?!?Cláudia, e você pode brincar com a textura mexendo no ratio farinha x milharina.Bia, ah, que bom que não falei besteira. Ah, menina, ficou bom com milharina.Chalabi, use farinha de polenta então!Karen, são muito boas mesmo!vou colocar varias outras por aqui nesta primavera/verão.Agda, o que será que estava rolando ? O blogger tem estas coisas chatas.Eliana, pois não é que estamos amiga. Vi a tua delícia também. Azeitonas são uma tentação total.Luna, eu também querida. Você faz muita falta. Pois e, ando atrás de uma casa nova pro trembom. Ainda não eé bem como quero.mas chego lá.

  • lunalestrie

    Responder

    Valentina, saudades suas. Nem sabia que você tinha mudado de visual!!! Estava acompanhando as suas receitas pelo rss e só agora vi que você fez uma “faxina”, rs. Beijo!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina estamos em sintonia, pois postei um cake de azeitonas pretas hoje, até falei do seu lá. ehehe Como sempre suas receitas são MARAVILHOSAS! Humm que vontade de pegar um pedaçinho. 🙂

  • Agdah

    Responder

    Menina, que delícia. Já tenho uns dias tentando comentar mas por alguma razão congelava tudo quando começava. Achei chiquérrimo passar o fim-de-semana em Paris. Meu sonho é provar essas delícias de Pierre.

  • Karen

    Responder

    Eu adoro cakes salgados, acho tão prático!

  • chalabi red

    Responder

    nunca ouvi falar em milharina! Li numa descrição que são flocos de milho pré cozido! Acho que ainda não “inventaram” isso cá em Portugal.

  • bia

    Responder

    é isso ai, um bolo salgado aqui é sempre chamado de cake. Eu adoro, faço sempre e adorei a ideia de colocar milharina ! Gostei do novo visual do blog tb! bjs

  • Cláudia A.

    Responder

    Ótima receita Valentina. Gostei da substituição de farinha por milharina, deve ter ficado ótimo.

  • Silvia Arruda

    Responder

    Hummmm que delícia, Valentina!! Adoro receitas práticas e saborosas (combinação azeitonas + atum é tudo de bom) como esta!! 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, gostei muito desta receita. Adoro atum e azeitonas são uma paixão. Delícia!

  • Cris

    Responder

    Está de visual novo!!! Paris fez bem amiga, esta receitinha hummmmmmm de dar água na boca!

  • Elvira

    Responder

    Muito bom, esse bolo salgado! 🙂

  • Akemi

    Responder

    Que ótima sugestão para piqueniques!

  • Smas

    Responder

    Humm!Que óptimo aspecto!Vou experimentar esse “cake” para o próximo piquenique!

Leave a Comment