Bolo de assadeira com abóbora-menina

3 Comments

Todo Halloween é a mesma coisa: planejo fazer uns biscoitos decorados para dar pra garotada quando baterem aqui em casa. Mas no final da história nunca dá certo pois acabo não me organizando a tempo, e os biscoitos que foram ensaiados nunca são refeitos. E as crianças que talvez bateram na minha porta quando eu ainda não havia chegado do trabalho perderam a oportunidade de provar os tão planejados biscoitos. Mas tem sempre ano que vem, e a possibilidade de que ‘desta vez’ os biscoitos fiquem prontos a tempo.

Entretanto este ano consegui fazer um bolo de abóbora a tempo. Pensei que talvez os pais que vão com as crianças de casa em casa poderiam querer levar uma fatia.  Garotada gosta mesmo é de doce.  E biscoitos às vezes, se decorados para ocasião. Mas já cheguei em casa tarde do trabalho, e embora tenha visto procissões de crianças fantasiadas e pais pela rua, não vi ninguém aparecer pelas minhas bandas depois que cheguei. Halloween  como se conhece hoje em dia não é uma data de grandes celebrações por aqui, e por mais que ao passar dos anos tenha visto as comemorações aumentarem, ainda é pouco. E em Guildford este ano me pareceu bem mais raquítico.

Mas de volta ao bolo. Esta receita é de preparo muito rápido, e rende bem.  Para a forma usada cortei o bolo em 12 pedaços generosos, mas você pode cortá-lo em pedaços menores se quiser. E a decoração não é necessária, portanto não se intimide com ela. Usei a abóbora menina nesta receita. Bem, acho que é este o nome em português embora algumas buscas no google me trouxeram umas abóboras visualmente diferentes da ‘butternut’ squash. A abóbora é ralada e acrescentada na receita, e o bolo fica bem úmido. O açúcar mascavo dá aquele toque de caramelo ao bolo.

5.0 from 1 reviews
Bolo de assadeira com abóbora-menina
 
Ingredientes
  • 225g manteiga em temperatura ambiente
  • 225g acucar mascavo claro
  • 4 ovos de granja medios
  • 1 colher de cha de extrato de baunilha
  • 1 ½ colher de cha ‘mixed spice’*
  • 175g farinha de trigo com fermento
  • 1 colher de cha de fermento para bolo
  • 250g abóbora-menina ralada
Instruções
  1. Coloque a farinha, ‘mixed spice’ e a colher extra de fermento em uma tigela, mexa e reserve.
  2. Pre-aqueca o forno – 180oC. Unte e enfarinhe uma assadeira de approximadamente 27 x 23cm e reserve
  3. Bata a manteiga e açúcar na batedeira até que fiquem com uma cor clara, e textura bem fofa – uns 3 minutos. Acrescente os ovos um por um, batendo um pouco entre cada adição, e por fim coloque o extrato. Desligue a batedeira e acrescente a mistura seca. Ligue a batedeira e conte até 15 lentamente – deve ser o suficiente para misturar os ingredientes, e não trabalhar o glutem em excesso. Uma outra opção é misturar a mão, delicadamente. Por fim acrescente a abóbora ralada e misture delicadamente com uma colher de metal para que se integre com a massa. Transfira tudo para a forma, e leve ao forno por aproximadamente 35-40 minutos. Faca o teste do palito antes de retirar do forno – se sair limpo esta pronto. Caso contrário retorne ao forno por um pouco mais. E repita o teste do palito.
  4. Quando o bolo estiver frio espalhe a cobertura de cream cheese por cima, e decore. Corte em 12 pedacos pelo menos. E aproveite.
Duas coisinhas a mais:
  1. Mixed spice é uma mistura de especiarias usadas para coisas doces, e bem popular no Reino Unido. Leva canela, noz moscada, macis , gengibre e cravo ou ‘allspice’. Caso você não encontre pode fazer um blend caseiro.
  2. Para a decoração usei marzipa caseiro que foi misturado com um corante natural. Quando atingi a cor ideal moldei as abóboras, e com um marzipa pintado de verde fiz os cabinhos.Outra opção évfazer as abóboras com a mistura de leite ninho que se usa muito no Brasil. Tenho duas primas que fazem lindas decorações de bolo com esta mistura.

 

SaveSave

3 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, tão bonito ficou! Por maravilhas como esta que tu continuas sendo a rainha dos bolos! Beijo

  • Rita Bertholdi

    Responder

    Bom dia amiga,
    Ao invés de vc tento não estar em casa on Halloween.
    Porém, este ano cheguei em casa com minha filhota (19 anos) fazendo Ghost cup cakes, não para as crianças, mas para o namorado.
    Eu vou fazer seu bolo de abóbora este final de semana, meu filhão (21 anos) estará em casa. Mas gostaria de não usar ovo, alguma sugestão na substituição? Bjs e obrigada pela inspiração.

    • valentinajacome

      Querida, esta do ovo tá complicado. Nao sei mas vou dar uma futucada

Leave a Comment

Rate this recipe: