Bolo Clássico ‘sponge’ de chocolate

22 Comments

Estava folheando um presente de natal que ganhei, o livro do Home Bake do Eric Lanlard quando vi esta receita. Escolhi a receita por dois motivos: por ser um bolo do tipo ‘sponge’ e por ser de chocolate. Vivo atrás de boas receitas de bolo de chocolate. Não quero dizer que passo o tempo todo atrás, mas quando vejo uma que parece promissora testo logo. E a coisa do sponge é porque eles são realmente gostosos, leves. O nome oficial deste bolo é Victoria sponge – era os favoritos da rainha Vitória. O Victoria sponge tradicional não é de chocolate, e ‘e servido com recheio de geléia. Outro dia me encomendaram um bolo para aniversário de um aninho que consistiu de um Victoria sponge no qual usei raspa de limão na massa, e foi recheado de chantilly e geléia de morango.  Muito gostoso e bem leve a fofo. Sempre agrada.

Este bolo aqui de chocolate ficou tão fofinho e leve. Ao transferir cada um para a grelha, me surpreendi com a leveza deles. Deu pra sentir na mão. Comi dois assim, sem nada, só para provar. O segredo de uma massa tão leve é o cuidado com que trato os ingredientes. Bato bem o açúcar e a manteiga para acrescentar bastante bolhas de ar. Depois vou incorporando os ovos delicadamente – sem pressa. Na hora de incorporar o ingrediente seco o faço cuidadosamente. O resultado final é ótimo. A gente tem que ter paciência para fazer bolos, e cuidado também. Deve-se tratar a massa com carinho. Usei umas forminhas de silicone que tenho e coloque a forma na geladeira até a massa ficar pronta. Aprendi com o Ottolenghi em uma dica que me deu, que o choque térmico ajuda a massa a subir.

Usei uma calda de chocolate muito gostosa – veja detalhes no fim da receita. Não quis derramar calda por cima de cada bolinho, pois poderia haver pessoas não interessadas. Achei melhor deixar para que cada um coloque a quantidade que quiser. Uma calda contendo laranja deve ficar muito saborosa também.

Ingredientes:

  • 150g manteiga sem sal em temperature ambiente
  • 150g chocolate de ótima qualidade, picado e derretido numa tigela sobre uma panela com água
  • 150g açúcar refinado
  • 4 ovos grandes, batidos levemente
  • 150g farinha de trigo com fermento – peneirada juntamente com o fermento após pesada
  • 1 colher chá fermento para bolo

Preparo:

  • Pré-aqueça o forno – 180oC. Se  você usar uma forma só, ela deve ser de 20 cm. Unte e polvilhe levemente. Reserve. Se usar das pequenas, unte e polvilhe levemente. Ou use forminhas para forrar – tipo as de muffin.
  • Numa batedeira bata a manteiga e o açúcar por uns 3 minutos. Até a mistura ficar bem clara e leve. Baixe a      velocidade levemente e vá acrescentando os ovos aos pouquinhos, batendo bem após cada adição. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo em três levas, usando um fouet ou espátula para incorporar a farinha à mistura, preservando o máximo de ar possível. Derrame o chocolate derretido e use a espátula para incorporá-lo à mistura. Derrame a mistura na forma reservada e asse por uns 35 minutos se usar a forma redonda. Recomendo que aos 30 minutos você dê uma checada fazendo o teste do palito. Dependendo do forno o bolo pode ficar pronto antes dos 35 minutos. Caso use formas menores, asse por uns 15 ou 20 minutos. Faça o teste do palito aos 15 minutos. Retire do forno, e deixe esfriar na forma por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha. Sirva a calda na hora.
  • Faça a calda da sua preferência e sirva. Fiz a do David Lebovitz. Clique no nome dele para ir à receita.

22 Comments
  • Lucia

    Responder

    Olá, Valentina!
    Ah tempos visito o seu blog , mas ainda não comentei.
    Hoje vendo esses lindos bolinhos, hummmm, não me contive, e vim aqui dizer que adoro tudo o que vejo, sobre as receitas, as lindas fotos e os lugares, ah! os lugares sempre tão lindos, ja adoro viajar e vendo tudo isso quero ir sempre mais.
    Essas forminhas são tão lindas pena que ainda não consegui encontrar.
    Obrigada!
    bjusss
    Lu

  • Hevelyn

    Responder

    Ficaram muito fofos os seus bolinhos!!! E devem estar maravilhosos!
    Uma dúvida: o corn syrup utilizado na calda seria tipo o Karo que temos aqui??
    Obrigada!

  • marianapp

    Responder

    Voltei!! e agora posso dizer após testar: que bolinho delicioso!! até peço permissão para públicar essa receita em meu blog, com os devidos créditos…aguardo resposta!
    beijos

  • maniadasdicas.blogspot.com

    Responder

    Também gosto muito de bolos de chocolate fofos e leves. Sinceramente são os meus preferidos mais do que aqueles meio húmidos. Coloquei um post do meu bolo de chocolate, que para mim é o melhor, muitooo fofo e leve!

    maniadasdicas.blogspot.com

  • marianapp

    Responder

    Valentina, não tem como não repetir os comentários: que delícia de receita!!!!! adorei as dicas e já vou preparar lápis e papel pq quero testar essa receita!! Novamente, parabéns pelo blog e pelas fotos!

  • Too Fast Fashion

    Responder

    Ficou com uma cara ótima! Vou tentar!
    bj

  • Gina

    Responder

    Interessante essa dica do choque térmico.
    Não sou muito chegada a bolo de chocolate feito com o pó, mas com o de barra fica muito diferente. O mesmo se aplica aos biscoitos.
    Boa semana, Valentina!

  • Rosana M. Xavier

    Responder

    Olá.
    Passeando entre os deliciosos blogs, encontrei o seu.
    Maravilhoso….Parabéns.
    E o que é eese bolo ,fofíssimo.
    Amei a forma ..
    Gostaria de saber se dá para fazer sem chocolate,bolo branco ,dessa mesma fofurice.
    Devo alterar algum ingrediente?
    Bjs
    Rosana

  • Monica Moura

    Responder

    Nossa Valentina q delicia!!Amei os cofitos de estrelinhas de chocolate.Vou ver se acho por aqui tbm!,pois ate agora so vi coloridas!
    beijinhos.

  • Ameixinha

    Responder

    Adorei a frase: deve-se tratar a massa com carinho 🙂 Bolinhos lindos e com um aspecto super delicado!

  • Akemi

    Responder

    Val, como sempre suas descrições são tão detalhadas que quase consigo sentir a textura destes bolinhos aqui! Prefiro os bolos sem nada, puros, mas esta calda de chocolate está delicosamente maldosa! E gamei nas estrelinhas de chocolate! E no seu cake stand! rss
    Bjsss e um lindo final de semana!

  • Aninha Padredi

    Responder

    Amo bolo de chocolate.. tenho essa mesma receita, ele realmente fica mto fofo e gostoso!!
    Beijocas

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Adoro fazer bolos, Tina – e há tempos não faço um de chocolate, que a Jéssica tanto adora. Você me inspirou com estas belezinhas, amiga. Lindos demais!

  • Aninha

    Responder

    Valentina,
    Que delícia de receita… Como não testar com você escrevendo de modo tão doce e suave…
    Beijo no coração e boa semana!

  • Jô Bibas

    Responder

    O bolo de fubá ficou delicioso, mas esses bolinhos… Espero dar conta de fazer algo tão delicado. Vou passar a receita para a minha filha, que faz cupcakes e também tem um blog (já deu uma olhada?) Acho que ela vai adorar as dicas sobre a gentileza com os ingredientes.
    BJô

  • Fernanda

    Responder

    Tina querida! Fiquei encantada – sério- com a delicadeza dos bolinhos e com o carinho no preparo. Tem vezes que faço carinhosamente na mão e tem vezes que vai tudo na batedeira mesmo….no fim das contas, o feito a mão tem um gostinho diferente mesmo…rs.
    Eu sou fanzoca de bolo de chocolate! Sua receita entrou para minha lista…rs
    Grande beijo
    Fe

    • Trembom

      Fe, têm uns bolos que preparo tudo manualmente também. E tem etapas de preparo que nunca faço na batedeira. #E incrível a diferença que faz,não?!

  • Letícia

    Responder

    Há pelo menos 5 anos visito o Trem Bom e sempre fico derretida pelas descrições de todas as comidinhas.

    Tem como não querer correr para a cozinha e preparar também? Eu duvido. 😉

    Beijos!

    • Trembom

      Letícia, que querida você. Pois és uma das razões do Trembom estar no ar. ; o )

  • Drika

    Responder

    Amei.
    Vou tentar fazer.
    Sabe, gostei de quando você falou sobre o carinho para com a massa do bolo. Acho que nunca fui paciente, por isso meus bolos nunca saíam bons. Mas estou melhorando esse meu lado. heheh
    Um abraço,

    • Trembom

      Drika querida, agente tem que ter um certo cuidado ao misturar os ingredientes. Todas as etapas de preparo de um bolo tem um objetivo, e tem que ser respeitados. Sucesso!!!; o )

Leave a Comment