Bolo Branco com Ganache de Chocolate

35 Comments

Tenho um grande amigo que recentemente se casou. E sua mulher é uma pessoa maravilhosa. Tão maravilhosa quanto ele. Houve uma grande festa de aniversário para ela há uma semana e não pude ir. Quis fazer algo especial para ela quando me convidaram para jantar passado o aniversário. Na minha cabeça fiz mil bolos, recheios, até coloquei massa americana. Pensei em fazer um bolo branco delicioso que já coloquei aqui, o bolo de chocolate divino do Pierre Hermé, o bolo do Neil Perry. O problema não foi achar uma receita, e sim escolher só uma, pois as opções são muitas.

Acabei decidindo fazer uma receita nova. E fiquei com esta receita aqui, da Patrícia do Technicolor Kitchen. Ótima receita, e o aroma que exala dos extratos de baunilha e amêndoas usados já valem a ‘viagem’.O bolo só leva claras – nem sombra de gemas.

Uma vez escolhida a receita do bolo o problema foi outro: que recheio e cobertura? Pensei em framboesas – mas não está mais na estação e não quis comprar das importadas. Lembrei então que a aniversariante adora chocolate e passei a mão no livro do Pierre Hermé e escolhi um ganache de chocolate.

O ganache é uma delícia, derrete na boca. Não é muito doce e consequentemente não é enjoativo. Pode ser colocado na geladeira por até 2 dias – deixe em temperatura ambiente por um tempo antes de usá-lo. Você também pode usar o microondas rapidamente.

Fiz o bolo numa forma só e o parti ao meio para recheá-lo. O tempo no forno vai ser maior que o indicado na receita. Mas normalmente também uso duas formas – acho que as metades assam melhor. Uma vez frio, parti o bolo e o recheei e revesti com ganache. Peguei os biscoitinhos de chocolate (comprei uma caixa de 375g de biscoitinho – usei aproximadamente 46 biscoitos) e fui colando nas laterais. Queria mesmo era ter colocado uns biscoitinhos de chocolate de waifer – como que uma folha fina e crocante. Mas não os achei. Acabei comprando estes maciços. Ficaram bons, mas os waifers de chocolate são mais delicados. Polvilhei o bolo com um chocolate amargo em flocos que tinha em casa -70% de grãos de cacau na sua constituição.

O bom foi que o bolo recheado e revestido não ficou muito enjoativo uma vez que a massa é de bolo branco. E o visual ficou bem bacana. Ideal para um presente.

Ganache de chocolate do Pierre Hermé

  • 230g de chocolate amargo picado bem fino – pelo menos 70% de grãos de cacau
  • 250g de creme de leite de lata ( quem mora fora do Brasil use Heavy Cream)
  • 60g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, amolecida

Coloque o chocolate numa vasilha grande o suficiente para acomodar todos os ingredientes.

Pegue uma panela de fundo anti-aderente e ponha o creme de leite. Leve ao fogo. Enquanto isso amacie a manteiga com uma espátula e reserve. Quando o creme de leite começar a querer ferver retire do fogo imediatamente. Jogue sobre o chocolate e vá mexendo com a espátula em movimentos iniciados na parte interna da vasilha, aumentando o círculo. Vá mexendo até que o chocolate se derreta completamente e a mistura fique macia. Só então acrescente a manteiga em duas vezes. Para mexer utilize o mesmo movimento descrito acima até que toda a manteiga esteja incorporada à mistura. O produto final deve ficar brilhante e bem homogêneo.

Caso você vá usar o ganache logo em seguida só reserve. Se for usar mais tarde espere esfriar antes de colocá-lo na geladeira ou mesmo no congelador.

35 Comments
  • Call

    Responder

    Gostaria das receitas dos bolos – bolo do Neil Perry e bolo branco de Herme. Obrigadocallseven at callseven.com.br

  • Anonymous

    Responder

    Valentina,O bolo funcionou incrivelmente bem. Realmente tem uma textura muito interessante e um cheiro maravilhoso. Eu já tinha feito o do Hermé. Nada saiu errado com ele, mas era tão parecido com minha receita de suflê de chocolate que aconteceu o que eu imaginava: ficou com jeito de suflê cozido demais. rsssss Mas o povo daqui de casa gostou assim mesmo.

  • Paulo Pacheco

    Responder

    Val o bolo est´deveras bonito. E como quem come primeiro são os olhos esse devia estar uma delicia.posso perguntar se “creme de leite de lata ( quem mora fora do Brasil use Heavy Cream)” creme de leite significa leite condensado (em portugal) ou é algo diferente?

  • Elvira

    Responder

    Que espectáculo de bolo! Parabéns, querida Valentina.

  • brisa

    Responder

    Val querida e fugu, faco minhas as palavras da Fatima, alias, vim akih pra isso: meu comentario era sobre outro bolo e me desculpem pelo mal entendido. O bolo que falei que quero experimentar eh esse (branco), e eu com certeza errei no outro. Acho que batih demais:-/ No “afã” do meu review, ainda colokei as opinioes do filho e marido, pois sei que muitas vezes, nao me expresso como deveria..bah!Fugu, a Val eh referencia de receitas deliciosas!! Ja fiz tanta saladas tiradas dakih, aboboras, muffins, madeleines..e ateh o bolo veludo vermelho ( que eu mudei um poukinho..heheheh)..Recado dado, beijos e abs::))

  • fatima savignon

    Responder

    querida Valentina,desculpe a confusao que causei ao escrever sobre o bolo do Herme nessa receita tao linda de bolo branco mas e que como era a ultima postagem sua achei que seria mais rapido vc ler o meu comentario sorry!Meu email; desenho@sercomtel.com.brObrigada desde já pela sua atencao, visito o seu blog todos os dias, falha minha nao ter escrito sobre os meus acertos, foram muitos,o bolo de limao por exemplo é divino faco frequentemente, inclusive conheci seu blog atraves dele.Um grande abraco,nos falamos em breve.

  • valentina

    Responder

    Eliana, obrigada amiga.vc sempre gentil. Brisa amiga, ‘e bem chocolatey tambem.Pensa antes de tentar.Fugu, os comentarios nao sao deste bolo.Um e da Fatima que nao acertou no bolo do Pierre Herme e outro e da Brisa que tambem nao conseguiu bons resultados. Nem um dos comentarios se referem a esta receita de bolo branco.Karen, obrigada querida.Queira algo diferente mas nao muito trabalhoso.E acho que ficou bom.Fe, o que nao se faz por quem se gosta,ne?!?

  • Fezoca

    Responder

    Valentina, que bolo LINDOOOO! No dia que eu fizer um bolo assim, vou pooof, explodir em auto-combustao e evaporar, virar pozinho de pirlimpimpim!!! 🙂E imagino que estava uma delicia… que sortudo esse seu amigo! 😉beijos,

  • Anonymous

    Responder

    Puxa … entrei aqui para ver se tem receita nova e deparei com esses comentários desencorajadores. Estava pensando em fazer o bolo para o aniversário do meu filho. Mas acho que vou tentar assim mesmo. Se der errado, volto aqui para contar. Mas o visual é tão lindo e a ganache (receita parecida com a que sempre faço) tão boa que acho que vale a pena arriscar. beijo!

  • Karen

    Responder

    O detalhe dos palitos de chocolate ficou demais!

  • brisa

    Responder

    Val, eu fikei pensando no que a Fatima escreveu, vai ver que eu cometih as mesmas falhas que ela, pois o bolo ficou bem parecido com a descricao que ela deu..Sera que eu batih “demais”?? akih vai meu email: brisa_carter@yahoo.comBeijos e obrigada por esclarecer a duvida:)Acho que vou tentar o outro tambem:)

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina você e a Patricia andam ali ó, lado a lada na maneira delicada de confeitar. O bolo está lindo!

  • valentina

    Responder

    Clarice, obrigada amiga. Na verdade fui pelo simples (so os biscoitinhos e chocolate em flocos) pois nao sei fazer nada sofisticado. Que bom que agradou.Dani querida, te vejo como eu me sentia. Va quebrando a barreira do medo as poucos. pegue umas receitas simples de bolo, arrume uma receita de ganache bem facil..com o tempo a tua ‘confidence’ vai aumentando e voce vai comecar a se aventurar aos poucos.E nao se deixe intimidar por tentativas mal sucedidas. Todos temos dias em que algo da errado.Creia em mim. O prazer que voce tera sera enorme. E no final voce dira a si mesma: ate que nao foi tao dificial assim.Graziella, obrigada! Marcia querida, ponha uma fita vermelha de repente, umas bolas de natal por cima..um..Fatima querida, obrigada pelas palavras gentis.Sera que voce me passa o teu email para te escrever sobre o bolo? o meu ‘e valentina.jacome@gmail.com.Fico aguardando.Conceicao, vindo de voce que faz bolos maravilhosos..fico imensamente contente.Cristina, obrigada.Renata, vc ja e minha amiga!Rhangai, pode se servir!!Brisa querida, antes que me esqueca sera que me das o teu email pessoal? Tinha mas nao consigo achar. Gosto e que nem nariz,ne?!? Cada um tem o seu e as caracteristicas sao unicas. Pessoalmente discordo quanto ao bolo pois embora nao seja chocolatra achei este bolo uma das coisas mais deliciosas que ja provei. A textura dele ‘e incrivel. Porem acho que tem gente que prefere bolo com outra consistencia. O do Neil Perry, por exemplo, j’a e mais para mousse. Que bom que teu filho gostou pois todo o gasto teria sido uma pena. preciso pensar um pouco sobre porque sera que murchou.Ela baixa so um pouquinho pois nao tem fermento mas nao murcha. isso ja afeta o sabor final pois meio que sola,nao?! will get back to you.have to put thinking cap on.

  • brisa

    Responder

    ok, depois de ler minha review pro maridao, ele falou: “Mas ainda assim eh um cake pra la de bom. “. Taih. Uma review imparcial:))bjs

  • brisa

    Responder

    Val, lindo, lindo , lindo!!!! Adorei!! Posso deixar um recado pra Fatima Savignon?? akih vai: tb achei o bolo do Pierre Herme “overrated”: meu resultado foi o mesmo que o teu, saiu do forno feito um soufle e murchou, formou a caskinha..Fikou bom de sabor, mas nada que justificou as duas barras e meia ( cada uma de 100gr) de chocolate gourmet ( a approx US$5/barra). Bom, pelo menos, o homenageado, meu filho( fiz ontem pro niver dele), achou que ficou gostoso..:))Mas eu tb erro muito, vai ver foi isso..Soh nao pareceu errado..Beijos pras duasBri

  • Regina

    Responder

    Esse bolo deve estar uma delícia! Eu quero um pedaço!!!

  • renata lampião

    Responder

    Valentina, estou aqui me sentindo como a Chapeuzinho Vermelho cantarolando floresta adentro.Que sensação boa ver uma arte dessas.Para fechar,quero também ser tua amiga hi hi.

  • Anonymous

    Responder

    Uma pequena obra de arte, este bolo está um charme autêntico!

  • Baú da Conceição

    Responder

    Parabens este bolo está o maximo, ficou lindissimo, adorei a ideia dos biscoitinhos, deu um charme especial.Beijinhos

  • Fatima Savignon

    Responder

    valentina, primeiramente quero parabenizá-la pelo blog, o mais gostoso de visitar,muito bom!Gostaria de saber o que pode estar acontecendo som o “meu” bolo de chocolate do Pierre Hermes. Já fiz duas vezes e o desastre foi o mesmo,a massa fica linda, ele cresce bem, qndo tiro do forno, ele murcha e fica compacto criando por cima uma camada acucarada. Segui a receita,usei os melhores ingredientes a que tenho acesso e nao parece com a foto que vc mostra no seu blog.o sabor é bom porem o resultado deixa a desejar.agradeco á sua ajuda para melhorar o meu bolo.Um abraco,Fatima Savignon

  • Márcia

    Responder

    Amiga, ao entrar hoje aqui fiquei mais leve, mais suave,mais alegre Há sim!!!E o meu coração encheu-se de alegria … Com os olhos e o coração parabéns…Acho que podemos considerar este bolo uma sugestão já para o Natal.Beijos

  • graziella

    Responder

    espetacular!!graziella

  • Daniela

    Responder

    Valentina, que bolo lindo! A presenteada deve ter ficado emocionada com o presente.Tenho que perder meu medo de fazer bolos, principalmente os recheados.Beijão

  • Akemi

    Responder

    Val, arregalei os olhos ao entrar aqui! Que lindo!!!! Adorei!!! Belíssima apresentação!!!! Vc sempre consegue se superar a cada postagem, amiga!

  • valentina

    Responder

    Ana, so sentindo o cheiro para ver que delicia.Gorete, amiga este bolo nao e elaborado. Um bolo, parte ao meio, poe recheio, poe o resto por cima, passa cobertura (que eh o mesmo que o recheio), prega palitinhos de chocolate na cobertura que escorre nas laterais..poe a fita, salpica com chocolate por cima..e poe uns balagandas por cima..so isso. Tambem não sou de fazer nada muito delicado pois sou desastrada.Ana, se fossemos vizinhas certamente te faria um bolo. Deus não da asas a cobra,ne?!/ gostaria mesmo e de fazer coisas com pasta americana – sugar craft .Acho lindo. Um dia talvez ainda faca um curso.Ah, ainda não fiz as forminhas .vou ver se ponho hoje a noite ( a order). Mais uma vez super obrigada.

  • Ana

    Responder

    Valentina, que bolo mais maravilhoso!! Imagino o quao maravilhosos e especiais sao seus amigos! hehe!Amei o bolo, a receita, a ideia do ganache, e mais ainda dos biscoitos! E o laco entao, que charme! Lindo, lindo esse bolo!Eu como chocolatra assumida nao preciso nem dizer que ainda estou babando de ver a foto!Ce nao quer vir passear aqui no meu aniversario nao?!?! Hehehehe!!!Parabens, voce eh mesmo muito talentosa amiga!Beijos!AnaObs: alias, vc ja pediu as forminhas?! Assim que chegarem eu mando p/ vc!

  • Gorete

    Responder

    Vc é uma danada, Valentina. Não sei se acertaria uma receita tão elaborada; bolos, eu não pratico muito pq tenho um “formigueiro” aqui em casa: é um perigo! Parabéns pela obra prima! Bjs

  • ana de toledo

    Responder

    Baunilha+amêndoas+chocolate??ô tem bão sô!!!Eu quero!beijoca

  • valentina

    Responder

    Bia, voce precisa fazer esta receita. o perfume é inebriante. Depois é recompensado pelo sabor.Carlota, obrigada pela gentileza. Costumo testar mas nada saiu como planejado esta semana.Dadi,legalzinha esta cerquinha,ne?!? Puxei a fita mais pra baixo depois.Miki, obrigada.Ficou bem saboroso e o visual agradou a minha amiga. Fez boa impressão.

  • miki w.

    Responder

    valentina! nossa, parece maravilhoso! fiquei com água na boca! que vontade de comer.bjs, miki

  • Dadivosa

    Responder

    Valentina, esse bolo parece estar à altura da presenteada: ma-ra-vi-lho-so!Não imagino que pudesse ser diferente, dada a combinação de amor:receita da patrícia + execução da valentina 🙂Achei lindinhas por demais a cerca de biscoitos e a fita amarela.Beijo e boa semana!

  • Carlota

    Responder

    Lindo, Lindo, Lindo!!! Você é também muito corajosa eu nunca faço uma receita para oferecer antes de testar… e se não dá certo? morro de medo.

  • Bia

    Responder

    Que bolo lindo !!! estou ate sentindo o cheiro !

  • valentina

    Responder

    Pat, foi tudo tão estressante ontem. Tive que ir a Londres e quando voltei o tempo estava pouco para fazer o bolo e decorar..ainda bem que deu certo. O cheiro das essências é maravilhoso,né?!? O de amêndoas realmente se sobressai quando se come. Todos notaram.Ela ficou bem feliz com o bolo.Pos na geladeira o restante.Obrigada por ter trazido uma receita tão bacana.

  • Patricia

    Responder

    Valentina, dei um grito aqui e chamei o João pra ver o post – que bolo lindo!! Maravilhoso!!Amiga, você é danada mesmo!Fico feliz por ter gostado da receita da massa do bolo. Tb gosto bastante.Da última vez que fiz, sobrou um pedaço e, depois de ter entregado a encomenda, o comi puro… 😀Os olhinhos da sua amiga devem ter brilhado quando ela viu a masterpiece que vc levou pra ela.

Leave a Comment