Bolo básico com framboesas

4 Comments

Depois de 4 meses de ausência tomei a decisão de que continuarei com o blogue. Obrigada às pessoas que me escreveram para saber da ausência. Tive que dar um tempo, e pensar em como queria continuar. E se queria continuar primeiramente. Este ano me fez rever muitas coisas na minha vida, e o blogue foi uma delas. Mas para continuar vou fazer umas mudanças e duas que posso adiantar serão o visual do blogue  pois este aqui está velho, ultrapassado e cansado. Eu confesso não me sentir muito animada para continuar nesta ‘casa’. Quero começar o ano novo com cara nova. Por que tanto tempo você talvez se pergunte. Por que não recomeço agora já com o novo template.  A resposta é simples – vou ter que fazer tudo eu mesma, com ajuda de algumas pessoas. Isto significa que para uma marinheira de primeira viagem vai demorar um pouquito. Mais pra frente conto mais.

E vamos falar deste bolo que é de preparo super prático, e fica bem bonitinho com uma cobertura e umas frutinhas pra decorar. Ele parece o pretinho básico. O preparo é rápido pois todos os ingredientes são misturados ao mesmo tempo – o tal do ‘all in one’ ou ‘bloco de carnaval’. Este que fiz é decorado com framboesas frescas e tambêm com pedacinhos de framboesas que chegam quase no ponto de congelar. As framboesas podem ser substituídas por amoras, morangos ou mesmo mirtilos.  Estas frutinhas complementam muito bem o sabor do bolo, além de acrescentar uma textura a mais. Caso você faça tire uma fotinho e mande para eu ver ou poste com um hashtag receitadotrembom que eu te acho.

bolo-simples-de-framboesas

Esta receita é o meu coringa pois é simples, e super prática. Perfeita se vou receber alguem, e não tenho tempo ou disposiçao para fazer um bolo elaborado. Sempre quero testá-la com farinha de centeio para dar uma variada, mas até hoje nada. Talvez no ano que vem. A receita peguei do Bill Granger, e já a uso há uns bons anos.  Suas receitas são sempre muito confiáveis.

slices-of-a-basic-cake

 

Bolo básico com framboesas
 
Ingredientes
Para o bolo
  • farinha de trigo - 335g
  • fermento para bolo - 1 colher de sopa
  • manteiga sem sal amaciada - 185g
  • extrato de baunilha - 2 colheres chá
  • açúcar refinado - 220g
  • ovos (grandes), em temperatura ambiente - 3
  • leite integral em temperatura ambiente - 185ml
  • amoras para decorar - usei 16
  • forma quadrada - 20 cm x 20 cm
  • Cobertura com açúcar de confeiteiro
  • açúcar de confeiteiro - 280g
  • manteiga sem sal amaciada - 80g
  • extrato de baunilha - 1 colher de chá
  • leite em temperatura ambiente - 1 colher de sopa
Instruções
Pre-aqueça o forno - 180C. Caso o seu oven tenha um ventilador interno a temperatura deve ser 160C.
  1. Unte e forre a forma. Reserve até a hora do uso.
  2. A farinha e o fermento devem ser peneirados juntos e colocados dentro de uma vasilha. Em seguida acrescente a manteiga, baunilha, açúcar, ovos e leite. Bata tudo junto até atingir uma consistência uniforme. Transfira para a forma reservada. Leve ao forno por approximada 35 minutos. Agora veja bem, digo aproximadamente porque nem todo forno é igual. Faça o teste do palito aos 30 minutos - não se esqueça de testar o centro do bolo também. Caso o palito saia limpo retire o bolo do forno e transfira para uma grelha. Deixe esfriar por 5 minutos antes de tirar da forma e deixar esfriar completamente na grelha.
  3. A cobertura pode ser feita com antecedência ou não. Caso faça com antecedência, guarde na geladeira até a hora de usar.
  4. Para preparar a cobertura peneire o açúcar de confeiteiro em uma vasilha, e acrescente os outros ingredientes. Bata em velocidade baixa inicialmente até que a mistura comece a ficar um pouco uniforme. Aumente a velocidade e bata por uns 3 minutos até que a mistura fique cremosa.
  5. Para decorar espalhe o buttercrem igualmente sobre o bolo, e distribua as amoras igualmente. Só usei 16, mas fique a vontade para colocar mais se quiser.

 

4 Comments
  • Patrícia

    Responder

    Seu blogue é um dos primeiros que conheci! Não comento muito, mas é enorme a satisfação cada vez que tem um post novo. Obrigada por continuar a nos trazer receitas e fotos maravilhosas.

    • valentinajacome

      Querida Patricia, obrigada! Vc pos um sorriso no meu rosto. 🙂 Se Deus quiser o novo formato vai ser tambem mais legal. Grande abraço.

  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, fico tão contente quando tem post novo! Quem dera se todos os bolos básicos fossem maravilhosos assim! E amei saber que posso fazer o icing com antecedência. Bj

    • valentinajacome

      Oi Re, que bom que vc gostou. Me conte se fizer. Gosto de colocar raspas de limão na cobertura pois dá um ótimo contraste.

Leave a Comment

Rate this recipe: