Bolo Bakewell e captando a essência

14 Comments

 

Tenho um amigo que é muito bom para pegar a essência das coisas e simplificar tudo. Outro dia saiímos para comprar o nosso almoço juntos. Eu dei uma parada no Leon para comprar a minha refeição favorita, e como já tinha muitos pontos no meu cartãozinho de loyalty, eles me deram uma mini panna cotta de ruibarbo para a sobremesa. Meu amigo IG então me perguntou o que era uma panna cotta pois ele não conhecia o nome. Ao explicar ele retrucou: ah, é como que uma ‘custard’ italiana sem ovos? E por mais que se possa dizer que panna cotta é um pouco mais que sua associação, ele  estava certo no paralelo que estabeleceu. Se fosse ligado a culinária acho que teria ótimas criações.

 

Heston Blumenthal é um chef que faz muito isso.  Ele recria receitas tradicionais ao utilizar suas essências e ao colocar nova roupagem. Acho magistral esta habilidade de captar a essência, e de criar algo novo. Heston pega uma tradiçäo da época dos Tudor por exemplo em que carne costumava ser disfarçada de fruta, e cria algo espetacular: the meat fruit.  Fígado de frango é servido revestido por uma geléia em formato e cara de tangerina, com folhas e talo. Clique aquipara ver uma foto.

A chef Rachel Allen também  pegou os elementos de uma receita muito tradicional, a Bakewell tart que se constitui de uma torta com frangipane e geléia de framboesas, e a transforma em um bolo. As amêndoas vão na massa, e não no frangipane. As amoras são usadas frescas – ou congeladas, ao invés de geléia. E os ingredientes coadjuvantes também aparecem aqui para ajudar a contar história. Ao dar a primeira mordida a Bakewell tart me veio a cabeça, e adorei a ‘brincadeira’. O extrato de amêndoas daá uma nova dimensâo à receita. Uso o extrato da Nielsen-Massey. Um excelente extrato feito de óleo de amêndoas. Ganhei uma garrafinha em um evento no ano passado, e é simplesmente divino. Se você quiser investir em um bom extrato de amêndoas recomendo este.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC..

Coloque a manteiga em uma batedeira e bata para amolecê-la. Acrescente o xylitol e bata até a mistura ficar clara e macia. Bata os ovos e extrato de amêndoas em uma tigelinha. Depois vá derramando os ovos devagar na mistura de manteiga e açúcar batendo sem parar. Depois acrescente o leite sem parar de bater. Acrescente metade da farinha e metade das amêndoas moídas na massa, e misture tudo delicadamente com uma colher de metal. Depois acrescente o restante da farinha e das amêndoas na massa e continue a misturar delicadamente. A mistura vai estar bem grossa, mas não desanime e tão pouco deixe de ser delicado(a) ao misturar tudo. Por fim acrescente as framboesas e misture delicadamente tentando não estourá-las. Algumas vão estourar, principalmente se vocé usá-las previamente congeladas. Transfira para a forma, asse por uns 40 minutos e faça o teste do palito antes de tirar do forno. Se necessário asse por mais un 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 10 minutos antes de tirar da forma. Deixe esfriar completamente antes de servir. Se quiser polvilhe com açúcar de confeiteiro.

*a mesma quantidade de açúcar refinado pode ser usado aqui

**a receita original pedia somente 50 ml, mas acrescentei mais 10ml e você pode usar leite normal aqui

***tem gente que não gosta de tostar as amêndoas antes, mas eu gosto

14 Comments
  • Fernanda

    Responder

    Olá Valentina, conheci o seu blog há alguns anos e desde então venho acompanhando as receitas e lugares que você posta aqui e sempre amoooo tudo, cozinhar é um hobby para mim. Essa receita de Bolo Bakewell deve ficar ótima mas, moro em Brasília e infelizmente já tentei achar xylitol e não consegui..tem algo que possa substitui-lo? Obrigada

    • valentinajacome

      Oi Fernanda, obrigada pela visita. O xylitol pode ser substituído pela mesma quantidade de açúcar refinado.

  • Verena

    Responder

    Tina, que lindo! Não conheço a Bakewell tart, só vi receitas, ainda não tive o prazer de experimentar. Mas essa versão em bolo está divina! Vou experimentar! Outro dia minha mãe fez umas tortinhas de amoras com frangipane…vamos ver se as fotos não estão tão ruins…e se posto no blog. Vou anotar já, já! Um beijo grande! Faz tempo que não apareço, adorei o layout! Beijos! Lindo final de semana!

    • valentinajacome

      Que saudades Ve! Vi que tua pimpolha esta cada dia mais fofa. Olha, este bolo é bom, viu? Na primeira vez que fiz fiquei com parte dele em casa – dei o resto, e envolvi em papel filme – ou seja la como se chama o danado. E ele ficou em bom estado por uma semana inteira. Foi otimo.Se fizer espero que vc goste tambem.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, querida, como te falei esse era o bolo do final de semana passado, pena que meu estoque de almond meal estivesse tão pobrinho…
    Ficou lindo e agora estou com mais vontade de experimentar. Esse livro da Rachel Allen é uma tentação.
    xx

    • Trembom

      Pat, brincamos tanto de ‘own’ a recipe e na que menos pensava acabei posting antes. LOL. Amiga. este bolo me encanta, mas como te disse por email ja o fiz tanto em em menos de duas semanas que I won’t make it again any time soon after tonight. I know , another request.

  • menuaquarela

    Responder

    Valentina.
    Se olhar engordasse, eu estaria obesa, de tanto olhar essa delicia de bolo.
    Lindo de aparencia e ainda mais com aquele aspecto caseiro, textura macia com o o colorido das framboesas, hummm! Divino e majestoso!

    Beijinhos da Gina

    • Trembom

      Ha ha. Ainda bem que não engorda, nao e?! Olha, ele é um pouco denso mas homey, sabe?!

  • claudiapas

    Responder

    Valentina, ótima idéia, eu acho a torta bakewell maravilhosa, é hora de experimentar fazer esta versão bolo… Já experimentou assar com erythritol? Bj.

    • Trembom

      Claudia querida, desde que li teu comentario estou lendo sobro erythritol. Ainda nao achei por aqui. Value a dica. For now estou amando o xylitol. Meu Deus, como não soube disto antes?/

  • Jô Bibas

    Responder

    Que lindo que ficou… E com amêndoas, que eu adoro!
    BJô

    • Trembom

      Jo querida, faca. Fiz muitos em um periodo de tempo curto, mas eh um bolo que amaria ter sempre em casa. juro.

  • Vanderleia

    Responder

    Lindo e delicioso.Adorei a cor e a textura.Beijos querida.

    • Trembom

      Leia querida, vc ‘tem’ que contar se fizer . E contar tudo sobre o sabor.

Leave a Comment