Bolo Arco Íris e Toy Story

13 Comments


IMG_5370
Jessie, Woody, Buzz lightyear, Rex, Slinky Dog, Mr and Mrs Potato Head e Bullseye. Na sexta antes da celebração do aniversário da minha sobrinha já recebemos a turminha acima. Uma turminha animada, sorridente. Como o sol estava forte eles ficaram todos debaixo da área da churrasqueira, assim apertadinhos, para não queimar o cocoruto. Mas falantes, bem tagarelas. Confesso nem lembrar da reação da minha sobrinha pois eu simplesmente adorei vê-los todos ali. Adorei pegar no chapéu do Mr Potato Head, apertar a sua mão, dar uma cutucada no Buzz, e tentar tirar o laço do Woody.  Além de achar que o jardim ficou bem mais colorido e cosmicamente mais alegre com aquela turminha. No dia da festa eles se espalharam pelo jardim, animando a garotada, que tirava fotos com eles. Alguns do lado do Buzz, do Rex ou Mr Potato Head. Outros perto da Mrs Potato Head. Agora o Bullseye fez muito sucesso pois os meninos podiam sentar nele para ter sua foto. O pobre já estava cego de tanto flesh lá pro final da festa. A Jessie que era a inspiradora da minha sobrinha ficou laá do lado da mesa do bolo, de oho na turma, bem disposta, e disposição para fotos.
toy story time-1Esta foi uma das poucas festas infantis às quais fui depois deste tempo todo fora do Brasil. Tinha esquecido de quanto elas são coloridas, e alegres. E como congregam amigos não só da aniversariante, mas também da família. São momentos sociais muito importantes. Em muitas festinhas infantis aqui a garotada é deixada pelos pais e depois de algumas horas são recolhidos. Apesar de achar super bacana a festa ser focada na garotada, e eles passarem duas horas mais ou menos só brincando, acho que se perde um pouco a oportunidade de socialização, de conhecer os pais dos coleguinhas da escola, de rever aquele parente querido, de criar um ambiente social em que a criança é envolvida por um grupo de pessoas de várias idades e jeito de ser.
toy story time-2Este post esta sendo escrito especialmente para a minha amiga R. que queria ver o bolo e a receita. Não foi um posto planejado. As fotos foram tiradas sem intenção de publicação. Então perdão pela qualidade. Quando minha cunhada falou do tema do festa pensei imediatamente no bolo arco íris. Um bolo alegre, com cara de coisa de criança, um bolo que para mim traduz alegria no visual. Dei uma fuçada enorme na internet e no final decidi fazer um bolo baseado na idéia que vi em um blog, dois bolos um em cima do outro. Simples, mas lembrando a roupa da Jessie: a parte com mancha de vaca (será que este termo existe?) e uma parte menor com a outra cor das calcas da Jessie – azul. E umas pequenas estrelas para dar uma canja. Em cima soó uma bonequinha da Jessie e a velhinha.
bolo de arco irisO bolo da base foi de 20 cm e o menor de 18. O bolo maior teve 7 camadas. E o  menor somente 5.  A massa é bem prática,  daquelas que se faz toda de uma vez, jogando todos os ingredientes dentro da mesma vasilha. Mas prático impossível. Só se tem que ter cuidado para não bater a massa em excesso e assim ficar com um bolo borrachudo. O recheio foi simples, um de cream cheese. Até minha mãe que não  gosta de coisas doces gostou. Antes de colocar o royal icing para revestir o bolo, revesti a parte de cima com uma camada de marzipan.

Será necessário fazer a medida de bolo abaixo 3 vezes para se fazer 6 camadas. Para a sétima camada faça somente metade da medida da massa abaixo.

Na hora em que comecei a fazer a massa a minha mãe me ajudou. Eu colocava o corante alimentício nas duas massa, cada uma com uma cor diferente, e ela mexia uma e eu a outra. Assim a massa não ficava muito tempo esperando ficar pronta para ir ao forno.

Ingredients:

Instructions:

Para fazer um bolo de 7 camadas esta receita deve ser executada 3 vezes, e para a última camada metade da receita deve ser executada.  Acho que se alguém quer fazer o bolo arco íris tem que se usar 7 camadas. Mas é claro que isto é uma decisão sua.

Preparo:

Pre-aqueça o forno – somente 160oC.  Será necessário duas formas do tamanho desejada.  Unte levemente e forre o fundo das duas formas de 20 cm e reserve.

Coloque em uma vasilha a manteiga em temperatura ambiente e amaciada, seguida da farinha de trigo peneirada, seguida do fermento, o açúcar refinado, os três ovos, a coalhada, a pitada de sal, e o extrato de baunilha. Bata tudo até ficar com uma mistura cremosa.

Divida a mistura em duas partes idênticas no peso. Use uma balança para se assegura de ter a quantidade certa. Agora tem que ser tudo muito rápido. Coloque o corante em uma metade e misture bem rapidamente para que a mistura se encorpore na massa. Repita o mesmo com a outra metade usando uma outra cor. Coloque as duas formas no forno e asse somente por 15 minutos. A massa vai estar muito fina então tem que se ser cuidadoso para que ela não queime. Retire do forno, deixe esfriar um pouco na forma e transfira para uma grelha. Comece a outra massa. E prossiga até terminar.

Recheie as camadas com o que gosta. Como disse na introdução do post, usei um recheio de cream cheese. Fique a gosto. Este bolo deve ser revestido por fora com uma cobertura de sua preferência também. Desta forma quando for cortado será aquela linda surpresa para os comensais.

Uma nota sobre corantes: vc pode usar corantes em pó, liquidos ou em gel. É importante que você se familiarize com eles antes de usar, tendo uma noção de quanto precisa colocar para atingir o tonalidade adequada. É importante também que cada camada tenha a mesma tonalidade. Recomendo que para cada leva de massa você tire um pequena quantidade com uma colher de café e ponha em um pires. Quando for preparar a próxima leva use estas amostras com a colher para atingir uma tonalidade semelhante – clara ou escura.  A princípio fiquei achando que isso seria bobagem, mas no final foi uma ótima dica pois acabamos esquecendo se a leva anterior ficou mais clara ou não.

13 Comments
  • Débora Fidelis

    Responder

    Olá, a festa foi no Brasil? Se sim, onde você achou a turma do toy store desse tamanho, gostaria de alugar.

  • Gina

    Responder

    Valentina.
    Parabéns pelo bolo tão lindo, bem apropriado para a festinha. É tão bom vivenciar essas datas com a familia. Estou certa que a Catarina e todos os demais amaram o bolo.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Gina querida, as vezes falo muito rápido. Tenho que lembrar e manerar um pouco. Com a coisa de gravar o vídeo curto acabei esquecendo.

  • Téia

    Responder

    Tina amiga, este bolo estava divino. Super baunilhado e lindo de viver. Foi ótimo termos nos encontrado, apesar da correria. Bj grande e até a próxima. Téia.

  • Tânia

    Responder

    Amiga, depois de 18 anos vindo só sobrinhos homens (colecionei 6 machinhos!) ganhei uma Catarina também que é o meu xodó. Que festa linda, colorida!
    Já pretendi fazer um bolo assim um dia, mas ainda não chegou a hora.
    Fica lindo e encanta crianças e adultos.
    Parabéns, a decoração ficou uma graça.
    Beijinhos, querida

  • Beta

    Responder

    Linda festa! Essa turma do Toy Story é demais.
    O bolo ficou lindo. imagino a alegria da sua sobrinha!
    bjs

    • valentinajacome

      Beta, tambem sou tao fa do Toy Story. A Nina gostou! Gracas a Deus. ; o )

  • Renata

    Responder

    Tina, que primoroso! Adorei os detalhes, o bolo ficou lindo e, com certeza, delicioso! Acho que a escolha dos corantes especiais com certeza fez a diferença. Os disponíveis aqui são geralmente amargos, aí muda todo o sabor do bolo!

    Fui tentar assar um bolinho básico pra cantarmos o parabéns do Bruno ontem, mas não deu certo, kkkk, fui obrigada a usar a mistura pronta de caixa, a vergonha das cozinheiras!! 😛

    Beijão!

    • valentinajacome

      Re, fiquei feliz por nao ter reproduzido o fiasco dos pop cakes de smurffs. Ja vou me preparar para a proxima. Relamente este do Dr Oetker nao alteram o sabor, e isso faz muita diferenca. Da um abraco de aniversario atrasado no Bruno. Amiga, estes bolos de caixinhas sao para as emergencias. Tudo tem seu lugar. No dia do aniversario da Catarina mesmo fiz um mesmo bolo para levar para a escola dela 3 x. Na primeira vez achamos que estava queimando e ao abrir o forno ele solou pois nao estava queimando e estava ainda naquele periodo em que tem que crescer. Dai comecei outro imediatamente. Fui tentar disenformar na pressa pois queria levar par a escola, e uma parte do bolo ainda estava grudada na lata. E fui entao para o terceiro. Este acabou na escola, mas foi dureza. Quantos estas coisas acontecem a gente quer morrer, nao e?!

  • R.

    Responder

    Minha fada, quem não chora não mama. Agora todos temos a receita do lindo bolo de aniversário da Catarina com fotos que transbordam dedicação e talento. Muito obrigada!!!

    • valentinajacome

      R, quero saber quando voceê reproduzi-lo. Estou esperando.

  • Greg

    Responder

    Oi Mana;
    Até hoje falam do bolo ele estava lindo e muito gostoso; foi especial tê-la conosco nesta data.
    Sua sobrinha agradece e já planeja o próximo aniversário.
    Beijos

    • valentinajacome

      Mano, vamos nos preparar para o próximo!!

Leave a Comment