Brownies de Natal

4 Comments


bengalinhas de natal-1
Preparei este bolo com o jogo Corinthians x Chelsea ao fundo. Não sou de futebol, mas tem corinthianos na minha casa – minha mãe e meu irmão. Dedico esta receita aos Gaviões da Fiel. E este é um bolinho de preparo rápido, que dá para se fazer ‘num tapa’. Usei umas bengalinhas de natal para enfeitar, bem como na receita original da Donna Hay. Mas você pode decorar a seu gosto e sua criatividade. Nesta época do ano só recomendo  algo festivo.brownies de natal-2Esta receita é simples, mas a execução dela foi uma saga. E apesar de tudo o resultado agradou. Conto isso porque acho que às vezes a gente tem que tentar salvar receitas. A minha série de desastres começaram quando fui acrescentar o chocolate derretido ao que deveria ser a mistura de açúcar e ovos. Conversando com a minha mãe me distraí e derramei parte do chocolate à mistura de farinha de trigo. Ao me dar conta parei imediatamente e tive que derreter mais chocolate para completar a quantidade original. E então recomecei a receita. É claro que a mistura com farinha de trigo teve que ir ao lixo. Não deu para salvar. A temperatura do forno também me pegou. Todas as vezes em que venho apanho um pouco do forno nos primeiros dias. E nesta ocasião não foi diferente. Após o tempo indicado abri o forno para ver que o bolo ainda não estava pronto. E tive que usar um pouco de bom senso para acabar de assar os bolinhos. No final os bolinhos ficaram fofos e cresceram muito. Só não chamo esta minha fornada de brownies como no título original porque com o problema do forno houve uma leve alterada na textura. Agora ficaram com aquele molhadinho no centro. brownies de natal-4 Vou fazer mais umas levas destes bolinhos para dar de presente. Terei atenção para não misturar os ingredientes errados, e selecionarei a temperatura certa no fogão antes da fornada. O divertido é decorar, pois se pode até decorar de acordo com o presenteado. Será que estou exagerando? É que este ano ando muito animada com presentes natalinos.

A receita original diz que rende 24 unidades em formas de muffin. As minhas forminhas são bem maiores ( rendem 180 ml) e renderam 4. Confesso que acho 24 um pouco demais – diria que o rendimento em formas de muffim seraá só de 12.

Ingredients:

Instructions:

Preparo:
Derreta um pouco de manteiga e pincele as forminhas com a manteiga derretida. Coloque as forminhas na geladeira ateé a hora de usar. Pre-aqueça o forno – 180oC. Coloque farinha de trigo, chocolate em pó e fermento em uma tigela e use um fouet para misturar tudo. Reserve. Coloque a manteiga e chocolate em uma panelinha – fogo baixo, e mexa até que ambos se derretam. Coloque o açúcar e os ovos em uma tigela, mexa levemente e depois acrescente o chocolate derretido. Depois acrescente a farinha e misture mais para ficar uma massa uniforme. Retire as forminhas da geladeira e preencha cada uma até 3/4. Asse por algo entre 12-15 minutos. Faça o teste do palito e se necessário devolva ao forno por um pouco mais. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de tirar da forma.
A calda que fiz foi com 100 g de chocolate ao leite e 60 ml de creme de leite de caixinha derretido em fogo baixinho. O ponto da calda ficou muito bom. Só não recomendo o chocolate ao leite pois achei que ficou excessivamente doce.

4 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, querida, às vezes isso acontece comigo: me distraio com alguma coisa e quase a receita vai pro brejo. Teus bolinhos ficaram lindos demais! Adorei as candy canes.

    • valentinajacome

      Pat, brincadeira, não é? A gente não pode nem piscar. Trouxe as candy canes comigo.

  • Ana Carol Crocks

    Responder

    Oi querida, que bom que você está de volta!!! E fiquei sabendo da novidade de uma forma tão carinhosa, tão delicada e tão gostosa!!! Amei, amei, amei!!! A dica da balinha foi surpreendente, deu um toque inacreditável!!!! Adorei!!! Colocarei em prática logo, logo!!!! E a forminha do bolinho??? Que coisa mais linda!!! Me apaixonei!!! Parecendo um bolinho de boneca. Já estou arquitetando um agradinho pra você também. Beijos e muito, muito obrigada!!!

    • valentinajacome

      Oi Carol,

      Que bom que vc gostou. Assim que fiz pensei logo em vc e na tua irmã. Temos que nos ver. Ainda volto na tua casa.

Leave a Comment